Filmes

Livros

Séries

5 Séries e Filmes Sobre Escritores

by - 2.6.22

5 Séries e Filmes Sobre Escritores
Biografias são um sucesso nas premiações de filmes (sempre vai ter alguma atriz ou algum ator indicado que fez um filme biográfico) e vem fazendo sucesso também como minisséries, como por exemplo o trabalho que o streaming estadunidense Hulu anda fazendo. Mas e as biografias de escritores? Hoje eu trouxe 5 dicas!

Mary Shelley filme

Mary Shelley

Disponível em: Netflix • Dirigido por: Haifaa al-Mansour • Duração: 2h • Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: A história do romance entre o carismático poeta Percy Shelley e Mary Wollstonecraft, uma jovem de 17 anos que viria a se tornar a aclamada escritora Mary Shelley.

dickinson série

Dickinson

Disponível em: Appletv+ • Duração: 3 temporadas (30 episódios de 30 minutos) • Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Poetisa. Filha. Completa rebelde. Ela está determinada a tornar-se a maior poetisa do mundo e superar os limites impostos pela sociedade e por sua família.

colette filme

Colette

Disponível em: HBOMax • Dirigido por: Wash Westmoreland • Duração: 1h51min • Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Sidonie-Gabrielle Colette é uma romancista francesa que sofre com o seu casamento abusivo e com o seu parceiro que tenta ganhar créditos em cima de suas obras de maneira ilegal. Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e, consequentemente, como uma candidata para o Prêmio Nobel em Literatura.

tolkien filme

Tolkien

Disponível em: Star+ • Dirigido por: Dome Karukoski • Duração: 1h52min • Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O filme acompanha o autor J.R.R. Tolkien nos tempos de juventude, quando o órfão encontra amizade, amor e inspiração artística ao se juntar a um grupo de deslocados. Mas tudo muda quando ele é convocado para a Primeira Guerra Mundial, cujo caos ajuda na criação da Terra Média.

neruda filme

Neruda

Disponível em: Netflix • Dirigido por: Pablo Larraín • Duração: 1h48min • Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.

Conheciam alguma dessas biografias? Já assistiram alguma outra sobre escritores e gostariam de recomendar?

Salve este post no Pinterest:
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Banco de Séries 📖 TvTime  📖 Letterboxd

Confira também:

14 Comentários

  1. Apesar de não ser o gênero de filme e série que eu mais gosto de assitir, achei bem interessantes suas recomendações.
    E sem dúvidas eu iria preferir assistir algo sobre um escritor do que fato ler, já que sou preguiçosa pra leituras hahahaha.
    Ótimas dicas! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu conhecia Mary Shelley e Dickinson. Dos outros não sabia que tinha e já fiquei super com vontade de assistir Tolkien e Colette. Não sou muito fã de filmes baseados em fatos reias ou biográficos, mas tem alguns que sempre me chamam mais atenção.
    Dicas anotadas!

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é um gênero que eu goste muito, mas gosto quando as histórias tem um fundo mega interessante (Mary Shelley) ou aproveita para brincar na adaptação (Dickinson).

      Excluir
  3. Olá, Giovana.
    Eu já conheci a da Mary e a do Tolkien. Mas como não é um algo que eu curta muito assistir, não tive interesse. Na verdade mal tenho tempo para assistir, prefiro fiar lendo hehe, e quando assisto prefiro outros tipos de filmes.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que já que eu leio bastante e também assisto muitas séries eu fico devendo um pouco nos filmes!

      Excluir
  4. Oi
    desses eu só tinha visto divulgação de Dickison e Tolkien, mas não assisti nenhum deles, mas me interessei por Mary Shelley bom saber que tem na netflix.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary Shelley é meu xodó! Esperava pouco e fiquei bem satisfeita com o resultado!

      Excluir
  5. Oi Giovana,
    Eu só conhecia Mary Shelley e Pablo Neruda, mas gostei bastante das outras indicações, como o Colette, quando possível vou conferir.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Colette: a Keira Knightley é a patroa das produções históricas né?

      Excluir
  6. Não acredito que eu ainda não assisti Neruda, obrigada por me lembrar Giovana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina, é sempre bom lembrar de produções com o Gael García Bernal!

      Excluir
  7. Oi Giovana!
    Eu assisti Shelley e gostei bastante, quero ver também Dickinson, adoro a Hailee!
    Além de achar super interessante ver a história por trás dos nossos livros, afinal, os escritores também são humanos e tem erros e acertos! A vida da Mary Shelley foi um relacionamento abusivo com certeza!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dickinson é uma farofinha que me entreteu muito conforme foi saindo no ano passado!
      Simmm e de brinde o Lord Byron parece que saiu direto de Chernobyl!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader