Filmes

Livros

Séries

Graphic Novels | Descender: Estrelas de Lata - Jeff Lemire

by - 8.4.21

Descender: Estrelas de Lata - Jeff Lemire (Descender #1)
Ilustrações: Dustin Nguyen
Páginas: 144
Editora: Intrínseca
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Sinopse: A parceria entre os conceituados Jeff Lemire e Dustin Nguyen, dois dos nomes mais célebres dos quadrinhos, resultou em uma graphic novel incomparável, uma odisseia cósmica eletrizante e soturna que trata de temas complexos, como intolerância, medo, política e a relação muitas vezes conflituosa entre humanos e tecnologia.

O primeiro volume, Descender: Estrelas de lata, reúne os fascículos 1 a 6 da série e nos apresenta a uma realidade desconcertante: robôs gigantes conhecidos como Ceifadores invadiram a galáxia e destruíram planetas e civilizações inteiras, criando nos que restaram uma aversão às máquinas. Desde então, foram implementadas políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, um jovem androide de aparência humana que passou uma década num sono profundo, mas que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, o que faz dele o ser mais procurado do universo. Por isso, só resta a Tim-21 fugir. Ao lado dos amigos Bandit e Perfurador, ele percorre planetas e galáxias, desviando de inimagináveis perigos com um único objetivo: sobreviver.

Dos vencedores do Eisner Awards, este épico arrebatador e comovente, de cores intensas e vibrantes, narra a trajetória de humanos e máquinas, que ficam frente a frente em uma guerra que traz uma única certeza: não haverá vencedores. Uma história tão impactante que, antes mesmo de ser publicada nos Estados Unidos, teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Sony Pictures.

Descender: Estrelas de Lata nem estava na minha wishlist e eu também nem tinha ouvido falar dela, mas tinha um cupom caprichado no Submarino que a HQ saiu 0800 (paguei só um livro da minha wishlist e o frete também saiu de graça) e cá estou.

Robôs chamados de Ceifadores dizimaram civilizações pelas galáxias há uns anos atrás e hoje em dia existe uma aversão a qualquer tipo de máquina "mais inteligente", em meio a uma caça para destruir todas as máquinas e a história se repetir, é descoberto que o androide Tim-21 - que tem aparência de uma criança de 10 anos e acompanha famílias -  pode ser a resposta para entender o que aconteceu, mas só um grupo quer vê-lo inteiro.

Gostei de como foi desenvolvendo a história, que por mais que só una 6 capítulos do mundo de Descender, dá um bom histórico para o que está rolando na galáxia e ainda termina com um plot twist bom que dá vontade de continuar lendo a série. É complicado entender de cara a relação dos planetas mencionados, mas ao menos tem um glossário no final da HQ para iluminar as coisas.

Eu gostei do visual e estilo dos personagens principais, mas achei que o estilo do desenho é muito carregado de informações, nem o fundo é mais simplificado para dar uma sensação de profundidade, e até na pintura, que puxa meio para a aquarela acaba aumentando a mistureba visual.
adorei a proposta da HQ // descobri que tudo indica que está entre as séries largadas da Intrínseca

Quase caí do cavalo ao descobrir que Descender já tem 6 volumes (não verifiquei se já foi finalizada a saga), pois além de imaginar que não é uma história que renderia muitos volumes, a Intrínseca só publicou o primeiro volume e nem dá para dizer que seria a primeira vez que eu critico a editora por largar as coisas no meio do caminho, pois eu tenho meus slides para reclamar de Geekerela.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

6 Comentários

  1. MENINA, deixa a gente doida qdo descobre kKKKK

    MAS NÃO PODIA PERDER A CHANCE DE PEGAR NA FAIXA, NÃO [É VERDADE????
    e frete grátis? SE JOGA!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perder a oportunidade de gastar um cupom cheiroso desses? JAMAIS

      Excluir
  2. Oi Giovana,
    Eu desanimo totalmente ao saber que só chegou o primeiro volume aqui no Brasil e a Intrínseca não planeja trazer o resto. Entendo que pode não ter tido tanto sucesso, mas poderiam pensar em outras formas né? Sei lá, on demand, digital... Uma pena...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Por exemplo, a Galera Record fez isso com o da Mackenzi Lee né?

      Excluir
  3. Hey Giovana,

    estou querendo começar a ler mais HQs. O triste é que eu me interessei pela história mas fiquei broxada com esse lance de não saber se vai continuar lançando.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o negócio é focar nas que são volume único (tipo Nimona que eu adoro!!), ou tem no máximo 3/4 volumes, que tem mais chances de publicarem tudo!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader