Filmes

Livros

Séries

[Review] Jade War - Fonda Lee

by - 17.3.21

[Review] Jade War - Fonda Lee
The Green Bone Saga, #2
Autora: Fonda Lee
Editora: Orbit
Páginas: 512
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse traduzida: Na ilha de Kekon, a família Kaul está travada em uma violenta disputa pelo controle da capital e pelo suprimento de jade mágico que concede aos guerreiros treinados Green Bones poderes sobrenaturais que eles só possuem há centenas de anos.

Além das fronteiras de Kekon, a guerra está se formando. Governos estrangeiros poderosos e chefões mercenários do crime voltam seus olhos para a nação-ilha. Jade, o recurso mais valioso de Kekon, poderia torná-los ricos - ou dar-lhes a vantagem necessária para derrubar seus rivais.

Diante de ameaças de todos os lados, a família Kaul é forçada a formar novas e perigosas alianças, confrontar inimigos nas ruas mais escuras e nas torres de escritórios mais altas e colocar a honra de lado para fazer o que for necessário para garantir sua própria sobrevivência - e a de todos os Green Bones de Kekon.

📖 Leia também: Resenha de Jade City

Os dois principais clãs de Kekon chegaram em um acordo para acabar com a guerra nas ruas, e a atenção de ambos tiveram que se virarem para a política externa, seja por conta do início de uma guerra entre países vizinhos, a expansão do uso inadequado de jade mundo afora ou a necessidade de qualquer apoio externo (seja dinheiro, parceria de negócios ou militar) para vencer o clã inimigo, pois o acordo pode chegar ao fim em qualquer minuto.

Cheguei em um ponto que eu gosto de todos os personagens principais e que passarei pano para todos se for necessário, já tinha visto no Twitter da autora uns comentários sobre personagens que não são moralmente bons em um mundo que também não é tão moralmente bom e aqui em Jade War isso ficou bem mais claro. 

O Hilo fez uma atrocidade das grandes nesse livro e nos capítulos seguintes eu já estava me relembrando do porquê de gostar tanto dele como personagem, pois ele ama demais todos ao seu redor (as interações dele com o Andy eu ficava com corações nos olhos) e tem um carisma enorme.

A Ayt Mada é a arqui-inimiga do pessoal do No Peak Clan e também a grande vilã da trilogia, e eu quase a defendo tanto quanto os mocinhos, a cabeça dela passa as 24 horas do dia planejando as coisas eu não consigo apontar que tudo que ela faça está errado, é capaz que metade do que ela faça eu concordo e defendo com unhas e dentes, além de ela fazer um contraponto interessante com a Shae, que inclusive teve uma cena de ação com as duas que eu fiquei 100% queima quengaral!

Eu amei aqui os desenvolvimentos de dois personagens que são os mais azarados do rolê: a Wen, que é a Bombril da trilogia (1001 utilidades) faz de tudo que está em seu poder, mesmo sendo mãe de três pequenos e não pode ser usuária de Jade, mas é uma grande voz de sabedoria e estratégia no clan, além de colocar juízo na cabeça do Hilo e da Shae, e por outro lado o Andy, que trabalhou horrores nesse livro para achar o seu lugar no mundo e no clã, e finalmente chegou em uma resposta que me deixou bem felizinha.

homem aranha pensativo
A minha reação após ler algum capítulo decisivo

Como é bom e ruim ler uma trilogia que o destino de ninguém está a salvo em ponto nenhum, teve dois pontos do livro - em especial os capítulos 60 e 61 - que o coeficiente de cagaço foi lá para cima, que eu ia lendo pensando nas vinte consequências que poderia rolar naquele confronto.

O livro cobre uns quatro anos de vida dos personagens de forma que eu nem ia notando, e já imagino o sofrimento do desfecho dessa trilogia, pois já foi prometido que cobrirá 20 anos de história e eu quero que tenha muito espaço para a nova geração, que é fofurice e companheirismo pura.

A construção de mundo e de tretas geopolíticas eu acho bem rica, em que eu consigo enxergar uns paralelos com o nosso mundo lá pela década de 70/80, em que uma grande guerra de 30 anos atrás ainda está fresca na memória e os efeitos da globalização nessa época.

Jade War cravou o lugar da trilogia The Green Bone Saga entre os livros/séries que eu amo e defenderei até com um PowerPoint de mais de 50 slides.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

6 Comentários

  1. Uau, legal ver o quanto você gostou da leitura. Eu nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem da série..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não conhecia o livro e nem a série, mas tem uma pegada diferente e legal.
    Tomara que ele saia por aqui pelo Brasil.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu torço tanto para que a Suma ou a Morro Branco traga essa trilogia para o Brasil!

      Excluir
  3. Achei super bacana a trilogia abordar um enorme quantidade de tempo.
    Ainda bem que esse livro não caiu na maldição do segundo livro, hahaha. Se ele já te deixou reflexiva, imagine quando terminar a série!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abordar muitos anos dá um tom de saga né?
      A maldição passou longe!!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader