Livros | O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick
Autor: Philip K. Dick
Tradução: Fábio Fernandes
Editora: Aleph
Páginas: 312
Avaliação: 🌟🌟🌟
Sinopse: Em 1962, a suástica é hasteada em Nova Iorque. A escravidão é legal, os judeus tentam sobreviver e o I Ching é tão comum quanto o horóscopo. Nesta distopia, Philip K. Dick traz uma visão assombrosa da história que poderia ter se tornado real, caso a Alemanha nazista e o Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial. Adaptado em uma série de sucesso pela Amazon Prime e ganhador do prêmio Hugo de melhor romance, o livro estabeleceu o autor no gênero, quebrando a barreira entre a ficção científica e o romance filosófico. Com design de Giovanna Cianelli, a capa apresenta uma ilustração inédita de Rafael Coutinho, que inspirado pelas obras de Norman Rockwell, salienta um dos aspectos mais sombrios do livro: o quão próxima da nossa realidade é a história alternativa criada por Dick.
Alerta de comentários rolando solto de eu falando que achei a adaptação melhor que o livro.
O Homem no Castelo Alto retrata uma realidade alternativa em que a Alemanha Nazista e o Japão venceram a Segunda Guerra Mundial e na década de 60 ambos os países dividem uma ocupação no que um dia foram os Estados Unidos: nos estados do Leste do país há a ocupação da Alemanha, nos estados do Oeste são ocupados pelo Japão e a parte central do país é quase uma terra de ninguém.
Nessas condições, conhecemos um pouco da vida de personagens comuns vivendo situações de um mundo nazista e também os choques culturais de hábitos vindos da cultura japonesa estarem por toda a parte.
Já arrancando o Band-Aid, considero a adaptação de O Homem do Castelo Alto (disponível no Prime Video) bem mais densa do que o livro, várias cenas estão presentes na série e em boa parte das vezes com um motivo que convence bem melhor do que no livro, além da personagem da Juliana ser bem mais mulherão da p*rra por lá.
Especialmente no início do livro há passagens bem racistas, que pesam bem mais a mão do que no texto da adaptação, já as brutalidades que são esperadas de um governo nazista que prosperou são mencionadas bem por cima na história, em que tudo o que é vivido no leste dos antigos EUA é bem pouco mencionado no livro, já que o foco maior de O Homem no Castelo Alto é na vida sob o controle dos japoneses.
Essa escolha traz alguns choques culturais, seja como eles lidam com os negócios e as relações com as pessoas, ou o uso constante do I Ching, um oráculo milenar de origem chinesa, que sabendo interpretar bem pode ser utilizado para tomar qualquer decisão.
Perdido no meio do caminho dá para encontrar comentários sobre a produção de arte de países oprimidos e também sobre as relíquias culturais ficarem na mão dos museus dos países opressores. A politicagem presente em O Homem no Castelo Alto só não foi mais confusa por eu ter a base de ter assistido a adaptação, porém quando é narrado o cotidiano o livro fica bem mais interessante.
10 Comentários
Li a sinopse e já fiquei extremamente curiosa. Pensei: "caramba, como ninguém ainda tinha pensado em escrever um livro assim e por que eu ainda não o conhecia?!" Haha. Apesar de você ter achado a adaptação mais interessante, creio que vou ler o livro antes de conferir a série.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
É uma ideia super interessante né?
ExcluirOi Gi,
ResponderExcluirNossa, nunca tinha visto algo parecido, é uma visão diferente e que deve mexer com a nossa mente ao pensar na possibilidade da Alemanha ter ganho a guerra. E eu nem sabia que tinha adaptação!!!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
É uma das primeiras séries da Amazon, que tinha muito experimento no catálogo!
ExcluirNunca tinha ouvido falar, nem da série e nem do livro. Parece realmente uma história bem densa. Isso não me prende muito, mas quem sabe eu mude de ideia...
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Pelo menos o livro eu acho que explica pouco e nem tão denso assim viu?
ExcluirOlá Giovana,
ResponderExcluirEsse livro já havia me chamado a atenção mas como foge bastante da minha zona de conforto, venho enrolando para ler. Não sabia da adaptação e acho que vou investir nela. Achei a história interessante.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Pelo menos o livro é meio curto hein? Dá para dar um chance!
ExcluirOlá, Giovana.
ResponderExcluirEu não sabia sobre essa adaptação ainda. E acho que vou conferir ela em vez do livro. Porque já tentei ler alguns livros do autor e infelizmente não gostei muito.
Prefácio
Essa foi a minha primeira experiência com livros dele, e acho que se eu não conhecesse a história por conta da adaptação não teria aproveitado tanto o livro, pois é bem confuso!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.