Filmes

Livros

Séries

[Review] Gideon The Ninth - Tamsyn Muir

by - 14.4.20


[Review] Gideon The Ninth - Tamsyn Muir
The Locked Tomb, #1
Autora: Tamsyn Muir
Editora: Tor.com
Páginas: 448
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Compre em: Amazon
Sinopse traduzida: Gideon The Ninth, é a maior diversão que você já teve com um esqueleto.
O imperador precisa de necromantes.
A necromante da Ninth House precisa de um espadachim.
Gideon tem uma espada, algumas revistas sujas e não há mais tempo para besteiras de mortos-vivos.
Tamsyn Muir, revela um sistema solar de jogos de espada, política cortante e necromantes lésbicas. Seus personagens saltam da página, tão habilmente animados quanto esqueletos necromânticos. O resultado é uma fantasia científica épica emocionante.
Criado por freiras ossificantes e hostis, retentores antigos e inúmeros esqueletos, Gideon está pronta para abandonar uma vida de servidão e uma vida após a morte como um cadáver reanimado. Ela pega sua espada, seus sapatos e suas revistas sujas e se prepara para lançar sua ousada fuga. Mas seu inimigo de infância não a libertará sem um serviço.
Harrowhark Nonagesimus, Reverenda Filha da Nona Casa e extraordinária bruxa de ossos, foi convocada para a ação. O imperador convidou os herdeiros de cada uma de suas casas leais para um julgamento mortal de inteligência e habilidade. Se Harrowhark tiver sucesso, ela se tornará uma serva imortal e toda-poderosa de Ressurrection, mas nenhum necromante pode ascender sem seu cavaleiro. Sem a espada de Gideon, Harrow falhará e a Ninth House morrerá.
Claro, é melhor deixar algumas coisas mortas.
Quando parecia que tinha chegado o dia de Gideon Nav se livrar da Harrow e seu planeta, ela é convocada para ser a cavaleira da sua inimiga em um acordo que será útil para ambas, se forem bem sucedidas uma terá o direito de ficar bem longe da outra e Harrow ainda ganharia a imortalidade.

Necromancers herdeiros e seus cavaleiros de oito casas (da segunda até a nona, pois estão em território da primeira), são confinados um casarão cheio de esqueletos revividos com um anel de ferro por dupla e a instrução de que não devem abrir portas trancadas sem permissão, e lá dentro está a resposta para ganharem.

Com um vocabulário digno de alguém que está pouco se f*d**do em relação a vida, o universo e tudo mais, Gideon é das protagonistas mais divertidas que já li e chega a ser criminosa a necessidade dela se passar por uma freira da Ninth House com um voto de silêncio, e caso o livro fosse narrado diretamente por ela esse livro seria uma baita de uma farofa.

Aliás, foi um desperdício o esquecimento do rolê aleatório das coisas que a Gideon possui, de onde veio os óculos escuros?? De onde veio as dirty magazines??? Para mim as freiras da Ninth House possuem uma banca de jornal, com direito a boina de velho e bala 7Belo, para resolver essas coisas.

Como uma alma ligeiramente preguiçosa, eu imaginei que os planetas mencionados são basicamente versões que humanos podem habitar do nosso sistema solar, o coitado de Plutão seria a Ninth House e o planeta que ocorre os eventos desse livro por ser bem cheio de plantas eu acho que é a Terra, todo esse rolê tem lógica? tem, se tem fundamento? vai saber porque não li resenha ou entrevista suficiente para isso.

Para os fãs das tropes dos romances: aqui tem enemies to lovers sáfico, que tinha horas que eu via chegando e outras em que elas estão bem separadas que parece que a autora ia desistindo da ideia, mas nessa trope aqui tem de tudo e quem ama um ship de teor duvidoso vai fazer a festa aqui.

Foi meio difícil eu me simpatizar com os personagens, mas considerando que se tornou uma caça de gato e rato eu gostar de um personagem e ele morrer logo em seguida (exceto a @), que eu já estou em modo desapega da OLX para lidar com o resto da trilogia.

Além da estranheza de ser um livro com mais ossos que churrasco com asinha de frango e ter necromancers para todo lado, Gideon the Ninth tem um ritmo diferenciado, com um mistério de ares que lembra um pouco E Não Sobrou Nenhum, além de exigir uma maior concentração na leitura, pois demora um pouco para pegar o ritmo e não ficar com a sensação que está perdendo informação no meio do caminho.

Lista de triggers warnings de Gideon the Ninth que eu peguei em uma resenha do Goodreads, que achei relevante trazer aqui devido ao conteúdo do livro: violência gráfica, violência, assassinato, assassinato em massa, sacrifício humano, muitas conversas sobre suicídio, morte, morte de crianças, conversa sobre depressão, representação de luto, representação de trauma, muita representação de sangue, auto-mutilação para obter sangue e menções ao câncer.

Atualização em setembro/2021: Gideon the Ninth será lançado em português no Brasil pela editora Alta Novel, um selo da editora Alta Books que também trará These Violent Delights.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

4 Comentários

  1. Nossa, vários assuntos meio pesados. Mas parece interessante a narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi!
      Não faço ideia, pois a editora Alta Novel não trouxe mais informações de setembro para cá, mas do jeito que vão as coisas só deve sair no início de 2022!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader