Filmes

Livros

Séries

[Review] Dread Nation - Justina Ireland

by - 11.5.18


Dread Nation, livro #1
Autora: Justina Ireland
Editora: Balzer + Bray
Páginas: 464
Avaliação:
Compre em: Amazon
Sinopse traduzida: Jane McKeene nasceu dois dias antes de os mortos começarem a percorrer os campos de batalha de Gettysburg e Chancellorsville - descarrilar a guerra entre os Estados e mudar a América para sempre. Nesta nova nação, a segurança para todos depende do trabalho de alguns, e leis como a Lei de Reeducação Nativa e Negra exigem que certas crianças frequentem escolas de combate para aprender a matar os mortos. Mas também há oportunidades - e Jane está estudando para se tornar uma atendente, treinada tanto em armamento quanto em etiqueta para proteger os abastados. É uma chance de uma vida melhor para garotas negras como Jane. Afinal de contas, nem mesmo ser filha de uma rica mulher sulista poderia salvá-la das expectativas da sociedade.
Mas essa não é uma vida que Jane quer. Quase concluindo sua educação na Escola de Combate da Miss Preston em Baltimore, Jane está voltando para sua casa em Kentucky e não presta muita atenção à política das cidades do leste, com sua conversa de retornar a América para a glória de seus dias antes que os mortos se levantassem. Mas quando as famílias ao redor do condado de Baltimore começam a desaparecer, Jane é pega no meio de uma conspiração, uma que a encontra em uma luta desesperada por sua vida contra alguns inimigos poderosos. E os mortos inquietos, ao que parece, são o menor dos problemas dela.
Não combata zumbis usando corset

Jane estuda numa escola técnica de combate aos zumbis exclusiva para negros, nesta realidade teve o fim da abolição, algo que seria equivalente a Guerra Civil americana e o nascer dos zumbis dois dias antes do nascimento da Jane, o preconceito com os negros e ainda por cima uma certa resistência dos mesmos contra os vírus do zumbi fizeram com que o governo achasse uma boa ideia colocar jovens afro-americanos em escolas que um dia foram faculdades e afins para serem treinados para o combate.

Nessas aulas tem incluso o ensino de etiqueta, necessário para as garotas que venham a ser Atendentes (guarda-costas das dondocas e de famílias ricas inteiras), coisas que é totalmente o fraco da protagonista, seu ramo são os bastões e a ceifadeira. Jane também não costuma respeitar muito as leis da escola, sendo uma entusiasta leitora de livros que hoje em dia são clássicos e de artigos técnicos  jornalísticos com teorias sobre os zumbis.

Uma confusão numa demonstração sobre os zumbis fazem com que Jane e Katherine, outra jovem da Miss Preston que é linda e tem uma facilidade com a etiqueta, sejam enviadas para uma típica cidade faroeste com o xerife e a igreja fazendo com que os moradores da cidade vivam a mão de ferro.

Dread Nation tem o seu lado de desenhar o racismo numa narrativa que não seja maçante (nem muito educativa) que nem O Ódio que Você Semeia, só que em um cenário totalmente, aqui entram zumbis e uma sociedade que só aboliu a escravatura nos papéis, as leis não são igualitárias e tem cenas chocantes que podem ser consideradas trigger warning.

Jane e Miss Kate tem tem um potencial enorme juntas, principalmente quando se alfinetam mas se entendem como irmãs em batalha, que necessito que passem mais tempos juntas nas continuações dessa série, fiquei meio happy-sad quando a autora só desenhou a sexualidade das jovens quase no fim do livro, feliz por ser algo diferente para livros datados nessa época e triste por descobrir quando o livro estava quase acabando.

Para mim faltou um Tchan na história para rolar uma avaliação cinco estrelas, pois a história tem elementos bem ricos (leiam até a nota da autora), tem garotas combatendo zumbis (sem usar corset pelo amor!), e o livro dá uma sede para continuar nessa aventura no fim do mundo americano.

Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader