Filmes

Livros

Séries

Curtas Metragens #1

by - 28.6.15

Oi gente, hoje venho trazer algo no blog diferente, mas faz tempo que eu queria trazer: Curta Metragens, beleza mas o que é um curta metragem?
Curta-metragem, ou simplesmente curta, é o nome que se dá a um filme de pequena duração. O Dicionário Houaiss define curta-metragem como "filme com duração de até 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, geralmente exibido como complemento de um programa cinematográfico".
Embora não haja um padrão consensual para o tempo máximo de um curta-metragem, a maioria dos festivais internacionais de curtas utiliza como referência 30 ou 40 minutos. Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, em suas regras para definir que filmes podem concorrer ao Oscar em cada categoria, o curta-metragem é definido como "filme de até 40 minutos, incluindo créditos" .
No Brasil, em função da existência da Lei do Curta, buscou-se uma definição de curta-metragem que fosse compatível com a sua exibição antes do longa, nas sessões comerciais de cinema . Por isso, em 1992 a Lei 8.401 já definia o curta-metragem como o filme "cuja duração é igual ou inferior a 15 minutos". Este conceito, com a mesma redação, foi mantido pela Medida Provisória 2.228, de 2001, e portanto permanece em vigor.
Fonte: Wikipedia
Achar curta-metragens legais não é lá tarefa muito fácil, até porque não encontrei uma fonte dedicada a isso, mas caso encontre um legal no Youtube você está ferrado, pois aparece uns bem curiosos nas recomendações na lateral, sua grande maioria tem de 5 a 10 minutos, então coloque seu tempo em risco, pois tem uns aí bem cute cute.
Paperman - Este foi um curta da Disney que vem antes de Detona Ralph, fez tanto sucesso que teve indicação ao Oscar como melhor animação. A história é sobre um cara que se apaixona a primeira vista e tenta chamar a atenção da moça fazendo aviões de papel.


Duet - Essa animação traz o desenvolvimento da vida do casal desde crianças, as brincadeiras, suas atividades preferidas como dançar e escalar.
The Maker - Esse curta já é meio creepy, mas tem uma bela mensagem, cada geração tem que inspirar a próxima em um ciclo constante, o curta é um manual de ser enganado em 5 minutos.

La Luna - O curta que veio antes de Valente também é memorável, com uma mensagem bem linda desse garotinho que não sabe se deve usar o boné para cima ou para baixo.

The Butterfly Dragon - Na sua estrutura é bem parecido com Duet, só que do reino animal <3

Espero que tenham gostado do post cute-cute, dependendo eu posso trazer 5 curtas que gostei mensalmente, só não falei muito sobre os curtas pois não sei o que falar, só sentir!

Confira também:

16 Comentários

  1. Gostei da coluna e acho que você deve fazer mensal sim. Não vejo muito por ai também e vou conferir essas que você selecionou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem então! Que eu dê sorte para encontrar mais curtas!

      Excluir
  2. Oi, tudo joia?
    Adorei o post. Amo curtas metragens, é bom sair da zona de conforto e ver coisas diferentes haha, eu nunca tinha visto sobre esses acredita? haha, achei um amor <3

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Também acho bom sair da zona de conforto, pois podem surgir surpresas agradáveis! Esses curtas são muito amor <3

      Excluir
  3. Adorei a coluna, acho que você deve fazer todo mês sim, adoro curtas e os que você selecionou eu ainda não conhecia.

    Beijos!

    http://balaoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    O bom do curta é que ele diz o que precisa em pouco tempo, sem enrolar! Adorei os qiw você trouxe!

    resenhaoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, você compreende a mensagem em poucos minutos! Que bom!

      Excluir
  5. Heey!!
    Adorei os curtas que você selecionou, são excelentes!!
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  6. Você selecionou curtas bem legaos :D
    Eu amo o paperman, já vi muitas vezes, ele é fofissímo.

    http://pelegrinieasociedadedoanel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ahhh que lindeza, Giovana!
    O final de Paperman me lembrou um pouco aquela cena de HP1 em que o Harry tem que voar pra alcançar as chaves hahaha ok, são aviões de papel e chaves, mas a cena em si me fez lembrar...
    Que fofura esse Duet!
    Posta mensalmente, sim :D sempre achamos alguma coisa bacana pra compartilhar, né? E é bem como você disse: de um legal sempre tem outros na barra lateral, e outros, e outros... rs

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As chaves voadoras lembram os aviões de papel, é compreensível! haha
      Duet é um amorzinho! <3 Sim sim, só é ter um pouco de sorte e tempo no Youtube!
      Beijão!

      Excluir
  8. Adorei o post. Não sou muito ligada em curta-metragem e acho que nem tinha parado para pensar nesses mini-filmes até agora. Desses que você nos mostrou não conhecia nenhum, mas adorei Duet e The Butterfly Dragon (esse último me lembrou os patronos de Harry Potter ♥)

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por lembrar dos patronos que The Butterfly Dragon foi parar na postagem! Eu tenho uma grande vontade de ir no anima mundi, por isso sou ligada nos curtas.

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader