Volta ao Mundo DUJ | Março/2026
E lá vamos nós com a categoria "Volta ao Mundo DUJ", com uns achadinhos bem interessantes!
O que é a Volta ao Mundo DUJ?
Tenho uma planilha com os países numerados, que peguei no Mundo Escola e nela há 193 países listados, assim todo mês sorteio três países diferentes para descobrir (ou finalmente conferir algo que está na meta) algo do país, livremente na linha das sete artes - pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema - já que nem todas eu costumo falar por aqui.
Países sorteados para Março/2026
Os números sorteados pelo Sorteador foram: 58 (Barbados) - 62 (Canadá) - 95 (Butão)
Posts anteriores da Volta ao Mundo DUJ:
Barbados (continente: América Central) - música
Tenho como referência de Barbados somente a Rihanna em si, mas encontrei o trabalho da Shontelle que já trabalhou em parceria com a Rihanna em composições, inclusive a Shontelle foi sargento da Rihanna em um programa sub-militar de Barbados.
Além da carreira como cantora, Shontelle é conhecida por ser a compositora de "Man Down" da Rihanna e de ""Roll It Gal" de Alison Hinds, um hit do ritmo caribenho Soca que já falei aqui outras vezes quando sorteio país do Caribe.
Canadá (continente: América do Norte) - literatura
Patos: Dois anos nos campos de petróleo - Kate Beaton [Amazon]
Quando sorteei o Canadá busquei focar em quadrinhos, por ser um país que vira e volta leio algo de algum autor de lá e não tenho escritores canadenses na meta de leitura, assim na minha busca descobri o quadrinho "Patos: Dois anos nos campos de petróleo" de Kate Beaton.
Patos é um quadrinho de memórias da autora, referente aos dois anos em que ela trabalhou nos campos de petróleo com o único objetivo de juntar o máximo de dinheiro nesse tempo, para poder quitar o empréstimo estudantil e ganhar a liberdade de poder focar na área em que ela se formou (artes) sem se preocupar com dívidas.
O quadrinho tem um estilo de desenho bem agradável e até fofo, mas o tema central que é lidado é o machismo que a Kate sofre no ambiente de trabalho, não somente de figuras masculinas, e também há cenas e conversas sobre abuso sexual (nada gráfico), então atenção com gatilhos.
Mesmo tendo menções ao impacto ambiental dos campos de petróleo, esse não é o foco da história, sendo que a autora pede desculpas no final da história por conta de que no momento em que ela foi escrita a Kate Beaton não tinha o letramento para debater tanto a questão ambiental quanto a da população nativa nas páginas dessa história de memórias.
Butão (continente: Ásia) - cinema
Busquei os filmes mais marcados do Butão no Letterboxd procurando uma refeição e encontrei um banquete: A Felicidade das Pequenas Coisas é um filme de 2019 que foi indicado ao Oscar de Melhor Final Internacional de 2022 e já está junto de Crossing na lista de favoritos dos assistidos no projeto Volta ao Mundo DUJ.
A Felicidade das Pequenas Coisas acompanha um jovem professor do Butão que vive com a avó e tem o sonho de tentar a vida como cantor na Austrália; porém, antes disso ele precisa cumprir o contrato como professor e o governo manda ele lecionar na escola famosa por ser a mais remota do mundo, em Lunana.
Esse filme deixa no chinelo as histórias dos nossos pais contando como iam para a escola estudar (atravessando uma meia dúzia de estradas, uns três limites de municípios e vendo a nascente de uns oito rios diferentes), e aqui é gravada essa jornada com uma quantidade nesse pique real.
Para qualquer um que já se apaixonou com a narrativa de Sociedade dos Poetas Mortos ou qualquer outra história que mostre o papel dos professores (um beijo para o episódio The Substitute de My So-Called Life), já tem uma ideia do que esperar do rumo dessa história e sim é tão apaixonante quanto a imaginação promete, é só olhar o rostinho da líder da classe Pem Zam que você fica com os quatro pneus arriados.
Em inglês o título desse filme é Lunana: A Yak in the Classroom (Lunana: Um Iaque na sala de aula) e esse título dá um bom simbolismo do papel do animal nessa comunidade e no tom da história, mas ficou perdido no título escolhido para o Brasil.
-x-x-🌎-x-x-
Vocês tem alguma recomendação literária, musical ou cinéfila (qualquer uma das outras quatro artes também pode!) de algum desses países mencionados? Esse mês só tenho indicações canadenses, com algumas séries de tv que são o meu xodó puro: Anne with and E, Being Erica, Orphan Black, Schitt's Creek e Wynonna Earp, e na literatura o trabalho da Fonda Lee, começando por Cidade de Jade.






20 Comentários
Olá.
ResponderExcluirBem interessante sua seleção, mas fiquei mesmo com vontade de assistir esse filme do Butão - nunca vi nada desse país. Fui pesquisar e vi que ele estaria no MUBI. Fui pesquisar e não achei.
Já fui muito tapeada quando indicam que o filme está disponível no Mubi!
ExcluirEsse tem na Claro TV+
Não conhecia, muito legal!
ResponderExcluirSim sim
ExcluirOlá! Gostei da seleção, fiquei bastante interessada na parte musical.
ResponderExcluirMoonlight Books
@moonlightbooks
Uma delicinha as músicas né?
ExcluirNão me importava de dar umas voltinhas por esses lados.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Também não!
ExcluirOi, Giovana! Como vai? Barbados tem um estilo musical que costuma me agradar. Vou dar uma conferida nesses aí. Um abraço!
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirÉ sempre um prazer participar nesta volta ao mundo!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog
Que bom!
ExcluirQue interessante!!
ResponderExcluirSe caísse música para o Canadá eu iria falar Simple Plan, Avril Lavigne, Sum 41, Justin Bieber.... Agora de literatura, não saberia nada mesmo hahahaa
Muito legal esse post :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Música sempre decido por último entre os sorteados, então dificilmente seria o Canadá!
ExcluirNão conhecia, o Butão me chamou a atenção.Abraços.
ResponderExcluirSaí super feliz com o Butão!
ExcluirNão conhecia nenhuma das indicações, e fiquei besta que Rihanna é de Barbados! Acho que do Canadá, eu indico uns thrillers que li ultimamente e gostei, que são Mistérios Submersos e Sob a ponte do mal (da mesma autora).
ResponderExcluirhttps://mundinhodahanna.com.br/
Achava que era informação mais popular!
ExcluirVou pesquisar esses dois!
Oi, Giovana. Das indicações a que mais chamou minha atenção foi a de filme. Fiquei com vontade de assistir. Já essa informação sobre a Rihanna foi completamente nova para mim. Não fazia ideia!
ResponderExcluirTenha uma boa semana!
Até breve;
Helaina (Escritora||Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Mais uma que não sabia sobre a Rihanna SOS.
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.