Livros | Amanhecer na Colheita - Suzanne Collins
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Rocco
Páginas: 448
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Quando você está fadado a perder tudo que ama, pelo que ainda vale a pena lutar?Ao amanhecer do dia da colheita da Quinquagésima Edição dos Jogos Vorazes, o medo toma conta dos distritos de Panem. Nesse ano, em comemoração ao Massacre Quaternário, o dobro de tributos será levado de suas casas.No Distrito 12, Haymitch Abernathy está tentando não pensar muito nas suas chances de ser sorteado – só quer sobreviver ao dia e passar um tempo com a garota que ama.Mas, ao ser escolhido, todos os sonhos de Haymitch desmoronam. Ele é separado da família e da namorada e enviado para a Capital com outros três tributos do Distrito 12: uma menina que considera quase uma irmã, um rapaz viciado em calcular chances e apostas, e a garota mais arrogante da cidade.Conforme os Jogos se aproximam, Haymitch compreende que está tudo armado para o seu fracasso, mas parte dele deseja lutar... e deseja também que essa luta reverbere muito além da arena mortal.
Finalmente foi lançado o spin-off que conta como que foi a edição dos jogos do Haymitch, e ela foi a minha leitura mais viciante do ano até o momento.
Haymitch Abernathy faz aniversário no dia da colheita para os Jogos Vorazes, então não é como se fosse uma data boa para comemorar o aniversário - mesmo uma comemoração com poucos recursos de uma vida difícil no Distrito 12 -, no ano que ele faz dezesseis será o dobro de tributos sorteados e Haymitch está focando muito em sobreviver ao dia e passar um pouco de tempo com a namorada.
O destino de Haymitch a gente já sabe e ele é separado da família para ser preparado para os jogos, o tratamento não é tão ruim quanto nos jogos da Lucy Gray, mas ainda há o tempero do grande destrato no ar.
Às vezes penso que a linha entre o fanservice e a representação dos primeiros grandes passos da revolução foi fina nesse livro e eu não vou reclamar de jeito nenhum, mas também se eu for focar no espírito revolucionário dos vencedores dos jogos que apareceram nesse livro, vou guardar o comentário sobre ser puro fanservice à sete chaves mesmo.
É interessante ler esse livro com memória um pouco fresca somente do livro do Snow, pois fica bem claro as mudanças da arena e tratamento com os tributos nesses quarenta anos, dá um senso que está no meio do caminho entre os spin-offs e a trilogia original, outro ponto que ajuda essa memória é o relacionamento do Haymitch com a Lenore Dove, com vários paralelos e menções indiretos à criação da Lucy Gray.
Achei uma fofura no meio da desgraça as alianças formadas dentro da arena, especialmente o conceito dos novatos, é uma esperança inocente com instinto de sobrevivência que rende umas belas amizades e companheirismo.
A jornada do Haymitch é uma roleta russa de desgraça, em cada ponto possível algo de ruim deve acontecer e ainda assim Amanhecer na Colheita foi a leitura mais viciante do ano até agora, fazia tempo que eu tinha tido uma leitura em que pegaria qualquer brecha na rotina para ler mais um pouco.
Os paralelos estão reinando nesse livro e para quem gosta de receber mais detalhes em construção de mundo vai sair bem feliz nesse quesito, e também o livro deixa claro que grandes revoluções não podem ser feitas da noite para o dia em um estalar dos dedos, precisa de um processo para a mudança;
13 Comentários
Vou guardar a sugestão.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Que bom!
ExcluirQue bom que curtiu. Nunca li este livro, mas tenho uma certa curiosidade. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Recomendo demais!
ExcluirCom o burburinho desse livro novo me veio o fato de que ainda não li Jogos vorazes, e só assisti o primeiro filme. Você acha que ainda é uma leitura interessante?
ResponderExcluirGarota do 330
Acho demais! Talvez a voz da Katniss na trilogia não te agrade totalmente, mas o mundo criado pela autora é muito bom!
ExcluirOi! Não li os livros e nem cheguei as ver os filmes, mas tenho curiosidade de conhecer a história. Os três primeiros volumes eu já garanti.
ResponderExcluirBjos!!
Moonlight Books
@moonlightbooks
Nem os filmes? SOCORRO
ExcluirOi Giovana, tudo bem?
ResponderExcluirLembro que devorei a trilogia em poucos dias e gostei muito dos filmes, mas passou tanto tempo que quando lançou o livro 'A cantiga dos pássaros e das serpentes' fiquei curiosa, mas acabei não lendo. Agora, vendo o lançamento de 'Amanhecer na colheita' despertou minha vontade de voltar ao universo da série apareceu novamente. Ainda mais depois de ler sua resenha e ver como foi sua experiência. Do pouco que lembro com a trilogia, a escrita da Suzanne causa esse efeito mesmo. Bom saber que depois desse tempo isso não mudou.
Até breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Eu já não me lembrava tanto que a leitura era tão viciante assim, fiquei em choque!
ExcluirOlá, Giovana.
ResponderExcluirAdorei a sua dica de leitura. No momento estou lendo o sétimo volume da saga Bridgerton.
beijos,
Lulu on the sky
O 7º já? Que demais!
ExcluirLegal!
ResponderExcluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.