Acredito que todo mundo tem uma ideia das vantagens de estar em um ambiente limpo e organizado, como por exemplo a melhora no foco, em que ambientes organizado reduzem as distrações visuais, permitindo que você se concentre nas tarefas importantes, além de tornar o ambiente mais agradável e aconchegante.
Hoje quero levantar uma checklist de organização da mesa de trabalho que também serve para eu testar os impactos da organização na minha produtividade e estresse, por trabalhar em dois ambientes, tanto no escritório quanto em home-office no conforto de casa.
Limpeza a descarte
[ ] Remover todo o lixo e itens desnecessários da mesa;
[ ] Limpar a superfície da mesa;
[ ] Organizar e descartar papéis, documentos e anotações antigas;
[ ] Limpar o teclado, mouse e monitor do computador.
Organização de Documentos e Materiais
[ ] Separar os documentos por categorias;
[ ] Utilizar pastas, caixas e organizadores para guardar os documentos.
[ ] Organizar os materiais de escritório (canetas, lápis, blocos de notas, etc.) em porta-lápis;
[ ] Digitalizar documentos importantes para reduzir o volume de papel.
Otimização do Espaço
[ ] Definir áreas específicas na mesa para diferentes tarefas (trabalho, leitura, escrita, etc.).;
[ ] Utilizar organizadores de mesa para otimizar o espaço;
[ ] Manter apenas os itens essenciais na mesa;
[ ] Personalizar a mesa com itens que sirvam de inspiração e motivação.
Manutenção da Organização
[ ] Criar o hábito de guardar os itens no lugar após usá-los;
[ ] Fazer uma limpeza geral da mesa semanalmente;
[ ] Revisar e reorganizar a mesa periodicamente.
Se você quer adicionar coisinhas que são a sua cara e ainda economizando, lembre-se sempre de usar os cupons de desconto do Merréis onde você encontra cupons das principais lojas do país e consegue descontos que fazem a diferença.
Vocês possuem uma dica de organização que adicionaria bastante à esse checklist?
3 Comentários
Oi, Giovana! Dicas valiosas. Pessoalmente a limpeza e o descarte de itens é essencial. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Giovana, limpeza e personalidade são as duas coisas que mais prezo nos meus cantinhos. Infelizmente não tenho espaço para uma mesa propriamente dita, então organizo do jeito que dá o móvel onde fica o computador.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Oi! No trabalho procuro manter na mesa apenas o que vou usar no dia e sempre faço uso do descarte. Ótimas dicas. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books
♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.