Livros | Em Fogo Alto - Elizabeth Acevedo
Tradução: Carolina Candido
Editora: Naci
Páginas: 288
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Aos 17 anos, no último ano escolar, Emoni Santiago não sabe bem o que fazer depois que se formar. Com uma filha bebê para criar, acredita que sua vida não tenha muito espaço para sonhos. Por isso, Emoni segue uma rotina com regras rígidas, fazendo o que quer que precise ser feito pelo bem de sua abuela e de Nenezinha. A cozinha é o único lugar em que Emoni se permite ser livre. Em suas receitas, ela coloca um toque especial de seus sentimentos, e quem prova seus pratos garante que são mágicos. Quando sua escola passa a oferecer aulas de culinária, Emoni se vê balançada quanto aos planos para o futuro. E, embora saiba que não vale a pena perder tempo perseguindo o impossível, ela se rende à cozinha e entende que sua única escolha é deixar o talento fluir.
Emoni é uma mãe adolescente que está no último ano do ensino médio e não tem um plano concreto para quando se formar, não sabe se o caminho é uma faculdade ou focar totalmente no trabalho de meio período que tem atualmente, mas quando aparece uma eletiva na escola sobre Arte Culinária - que se relaciona com a paixão dela por cozinhar - ela se permite sonhar com algo a mais para o futuro.
Não sei dizer quando foi a última vez que conferi algum tipo de mídia sobre mães adolescentes, que geralmente tem um tom que serve mais para traumatizar do que qualquer outra coisa, mas para já arrancar o band-aid: a jornada de Em Fogo Alto não é para traumatizar e tem um clima bem mais esperançoso e gostoso de conferir.
A outra obra da Elizabeth Acevedo que já li tinha outro formato, "Agora que ele se foi" uma ficção contada em versos que achei que a tradução não foi a altura do que poderia ser em sentido poético, e aqui os dois centavos que tenho a dizer é que os capítulos são bem curtos que quando entravam outras ambientações tiravam um pouco da minha concentração, mas de resto eu gostei bastante do ritmo da história e não tenho um A para falar sobre traduções.
Leituras que focam em paixões por comida e/ou cozinhar são excelentes em me deixar com fome, só que aqui eu fiquei com mais vontade de colocar a mão na massa do que experimentar as coisas (fora as granitas, que já quero testar fazer em um dia quente pensando mais no sabor mesmo).
Eu ri fininho com a solução de um dos conflitos da história - que ia bem nas linhas de rivalidade feminina -, pois a desculpa foi bem a síndrome de protagonista, que o talento e os boys nos pés sempre é “mais fácil” para quem é protagonista da história.
O Goodreads adora umas tags específicas para classíficar livros, e tem uma que se chama “ficção realista” (segundo a definição deles: parece a vida real, com personagens lidando com problemas da vida real, a trama geralmente se passa na atualidade), que acho que serve muito bem para resumir essa história, que tem um final bem realista para a protagonista e ainda sim muito positivo para os sonhos dela e da família dela.
14 Comentários
Oi, Giovana! Tudo bem? Acho a capa deste livro linda! Parece uma obra interessante ao meu ver. Que bom que você curtiu a leitura. Fiquei curioso com ele. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Adoro a ilustração desse livro!
ExcluirOI! Eu não curto muito o plot gravidez/maternidade na adolescência, mas aprecio histórias que envolvam culinária e tenham o pé na realidade. Por estes dois aspectos, eu leria, sim, o livro. Que bom que você gostou. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books
Também não curto muito, mas adorei a abordagem desse!
ExcluirEsse livro me lembrou um que eu li chamado "Sem Gentileza". O livro é muito terrível no sentido do sofrimento que a protagonista passa, mas no final ela consegue superar de um jeito meio over. Então, acabou que não ficou tão realista.
ResponderExcluirSobre esse livro, eu fiquei com vontade de ler. Tramas de mães na gravidez são muito importantes, principalmente para que nós, homens, tenhamos um pouco da dimensão que é ser mãe solo. As dores e os prazeres que uma mãe passa são muito importantes de serem retratados na literatura, a meu ver.
Abraço!
Com certeza e no livro ainda agrega com a vivência da vó dela, que acabou precisando cuidar de três gerações!
ExcluirAchei bem interessante a plot, acho que foi o primeiro que vi abordando esse tema, mas também não é uma plot que eu curto. Acho que por isso que não conheço outros livros sobre o assunto.
ResponderExcluirbeijos
Eu não sei mencionar outros livros agora com o mesmo tema, só filmes :/
ExcluirGostei da indicação da leitura.
ResponderExcluirBig Beijos
www.luluonthesky.com
Que bom!
ExcluirOi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirAchei bacana que a obra não tenha um tom necessariamente alarmista e que a protagonista consiga correr atrás dos sonhos dela, sem parar a vida. :D
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Sim, é um refresco para mídias do tipo né?
ExcluirOh this sounds like an interesting book love the balance of the challenges of being a teenaged mother with the culinary aspect. Very cool.
ResponderExcluirAllie of
www.allienyc.com
Right?
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.