Livros | Rumores da Cidade - Lucas Rocha
Editora: Alt
Páginas: 344
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Lucas Rocha debate questões urgentes em livro YA sobre aceitação e identidadeAos dezessete anos, André, morador da pequena e religiosa cidade de Lima Reis, sabe que não pode se assumir gay a menos que queira comprometer a reeleição do pai à prefeitura. Porém, uma questão familiar faz com que tio Eduardo, que o garoto nunca conheceu, volte à cidade. Logo fica claro que: a) o tio é cem por cento gay; e b) ele sobreviveu àquela cidade.Munido de uma nova perspectiva, André percebe que não é provável que ele seja o único gay de Lima Reis. Além disso, o garoto acaba encontrando diversos indícios de que seu pai possa estar envolvido em casos de corrupção. Entre manter as aparências e fazer o que é certo, André não terá como fugir de algumas escolhas e precisará enfrentar todos os rumores da cidade para seguir o caminho que acredita.
Rumores da Cidade é o novo livro de Lucas Rocha, autor conhecido pelas histórias Você tem a Vida Inteira e Cinco Dias Para o Fim do Mundo.
André é filho do prefeito da pequena cidade Lima Reis - uma cidade religiosa muito eficiente em repassar fofoca -, ele e a sua mãe vivem um dilema cada: ele é gay e não pode se assumir nessa cidade, e a mãe não pode pedir o divórcio, pois ambos não querem manchar a visão de família de comercial de margarina na campanha de reeleição.
Pelo tamanho da necessidade de pedir o divórcio, a mãe de André planeja uma ideia mirabolante para manter as aparências: trazer o tio Eduardo para a cidade para se curar de uma suposta cirurgia e para isso ela se voluntaria para cuidar dele e não morar mais debaixo do mesmo teto do marido. E ao conhecer o tio, André descobre que ele é um gay bem sucedido que parece que teve algumas boas memórias vividas em Lima Reis.
Rumores da Cidade trabalha bem a questão de cidade pequena fofoqueira, e acho que foi a história que li com o texto mais atual impossível para o cenário político atual, por um lado tem o papel da mídia tradicional que é onde o protagonista faz um tipo de estágio e o dono do jornal é uma figura inspiradora para ele, e por outro lado tem o que rola nos grupos de Whatsapp, que andam mais eficientes em espalhar notícias, sejam verdadeiras ou falsas e que para muita gente só é válido o que recebe por lá.
Outro ponto que também tem um texto bem atual é o tipo de pauta que está frequente em campanhas e debates políticos, em especial a definição de família defendida nas campanhas e o quanto a igreja andou ficando presente em campanhas políticas ultimamente.
Adorei ver a relação do André com o tio Eduardo, pois foca mais nas semelhanças entre essas duas gerações do que as diferenças, em que poderia ter rolado um festival de referências que o outro não pega a cada capítulo, mas acabou focando nas coisas que ambos entendem, principalmente a experiência de viver em uma cidade pequena.
Já conhecia o trabalho do autor pelo conto Cinco dias para o fim do mundo (ainda não tive a oportunidade de ler Você Tem a Vida Inteira), e ando gostando bastante de como ele constrói os grupos de personagens, como aqui o núcleo de amizades e o núcleo da família do André, em que até a vó é um ícone sem prometer.
16 Comentários
Oii Gio,
ResponderExcluirQue bom que curtiu a leitura!
Eu ainda não li nada do autor, mas ele está no meu radar :)
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
Recomendo bastante as duas obras dele que já li!
ExcluirOi. Giovana. Como vai? Parece um livro muito bom, né? Não li nada do autor, mas tenho muita curiosidade, este aí parece ser um bom livro para eu conhecer sua escrita. Que bom que curtiu. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Com certeza, acho o texto dele bem atual!
ExcluirOi! É um autor que quero conhecer em breve. Gostei de saber mais sobre essa história, que bom você ter curtido. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Ando gostando bastante do trabalho dele!
ExcluirAdoro historinhas assim pena que ultimamente não tenho conseguido ler muito delas, não sei parece que meu gosto literário está mudando ou pelo menos dando um tempo de alguns tipos de leitura... bjks
ResponderExcluirEntendo, também ando mudando a frequência que leio certos gêneros.
ExcluirBeautiful blog
ResponderExcluirThank you!
ExcluirPlease read my post
ResponderExcluirOk
ExcluirOi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a temática do livro, especialmente por expor essa hipocrisia da família de margarina tão nociva e que o brasileiro médio adora exaltar. Já deu, né? Ainda mais que a maioria dessas famílias modelo, por trás dos panos, são podres.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Sem dúvida, hipocrisia nociva mesmo!
ExcluirOi, Gio! Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o trabalho do autor, mas já adorei o enredo. Como é atual! Percebo que é uma leitura super necessária.
Espero ter a oportunidade de ler em breve!
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Não é? É dos trabalhos mais atuais que li ultimamente!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.