Filmes

Livros

Séries

5 Livros em Formato de Carta

by - 10.12.22

5 Livros em Formato de Carta
Com a leitura de Oceano de Tilápias me lembrei que fazia um tempinho que tinha lido alguma história com esse formato e resolvi reunir em uma lista 5 livros que são contados em formato de carta, também chamado de epistolares, termo que indica o gênero literário que corresponde a esse formato.
Oceano de Tilápias - Ana Yassuda e Audrey Matsumoto

Oceano de Tilápias - Ana Yassuda e Audrey Matsumoto

Público: Jovem adulto • Leia a resenha 
Sinopse: Hoje em dia quase ninguém mais usa cartas para se comunicar, muito menos para conhecer alguém novo. Certa noite, porém, após se deparar por acaso com um diário de sua falecida tia Sebastiana, Ariel encontrou nas missivas uma maneira de desabafar os sentimentos conflituosos que esse achado provocou em seu coração. O que a jovem universitária não esperava era que essa carta seria despachada através dos Correios para seu endereço de infância, que ela escrevera inocentemente no verso do envelope onde seu desabafo estava guardado. Também não imaginava que haveria alguém naquele endereço que não apenas receberia, como leria e, ainda por cima, responderia a carta.
Amora é a atual moradora do antigo endereço de Ariel, localizado em Sargentinhos, uma cidade litorânea. Apesar do estranhamento e desconfiança que sentiu ao receber uma carta vinda da cidade de Santa Rosa, a jovem vestibulanda leu e respondeu às longas linhas confidenciais de Ariel, alertando-a de que não havia nenhuma Sebastiana morando ali. Mesmo com isso esclarecido, as duas continuam a trocar correspondências e, aos poucos, constroem uma forte amizade, mesmo sem nunca terem se visto pessoalmente antes.
Mas, afinal, o que estava escrito no diário de tia Sabastiana que deixou sua sobrinha tão angustiada? Quem enviou a carta de Ariel? E ainda, Amora e Ariel nunca vão se encontrar pessoalmente? Essas e outras perguntas são respondidas através das 38 cartas que formam Oceano de Tilápias, romance epistolar de Ana Yassuda e Audrey Matsumoto. Recheado de humor e muitas metáforas marítimas, esse livro com certeza irá te emocionar.

Cartas Para a Minha Mãe - Teresa Cárdenas

 Cartas Para a Minha Mãe - Teresa Cárdenas

Público: Adulto • Compre na Amazon
Sinopse: Uma menina escreve cartas para sua mãe morta. Através delas ficamos sabendo que teve que ir morar com a tia e as primas, que não gostam dela. Não se cansam de lembrar que deveria fazer um esforço para disfarçar sua cor e ficar mais parecida com uma pessoa branca. Sua avó está sempre desgostosa, com ela e com a vida em geral.

Mas a autora das cartas começa lentamente a descobrir um mundo além de seus problemas familiares. À medida que faz amigos — entre outros, um jovem que também tem problemas com a família e uma velha que é ao mesmo tempo jardineira e bruxa — suas feridas começam a cicatrizar. A menina fica cada vez mais forte, consegue ganhar o respeito dos outros e aprende a aceitar-se a si mesma a aos outros.

Este é um romance emocionante sobre perdas irreparáveis e sobre o poder restaurador do amor e do autorespeito. Ambientada em Cuba, a narrativa desafia nossas crenças sobre essa ilha que, afinal, conhecemos tão pouco.

Quando publicado originalmente, Cartas para a minha mãe foi criticado por expor o problema do racismo na sociedade cubana contemporânea, o que não impediu que recebesse o Prêmio Casa de Las Americas 2006 na categoria livro infantil.

Drácula - Bram Stoker

Drácula - Bram Stoker

Sinopse: Drácula é um clássico da literatura de terror e apresenta por meio de cartas, diários e notícias os ataques do vampiro Conde Drácula a moradores de Londres e da Transilvânia. O romance epistolar marcou o gênero e, mesmo não sendo a primeira obra a retratar esse mito literário, definiu o que conhecemos hoje como vampiro, influenciando a literatura, cinema e teatro.

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosk

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Público: Jovem Adulto • Compre na Amazon • Disponível no Kindle Unlimited
Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Público: Jovem Adulto • Compre na Amazon
Sinopse: Tudo começou com um projeto para a aula de inglês: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de cartas a pessoas como Kurt Cobain, Janis Joplin e Heath Ledger. Ela escreve sobre seu primeiro ano no Ensino Médio e os problemas de sua família, despedaçada depois da morte de sua irmã.
Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… sem nunca entregá-las à professora.
Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Torço bastante que no ano que vem tenha novamente uma leitura coletiva de Drácula nas internets (ou talvez descubram outra obra que dê para fazer algo do tipo), pois junto com o meme coletivo de Goncharov, foi das coisas mais divertidas que vi no Tumblr esse ano!

Para entender melhor: esse ano foi criada uma Newsletter que mandava e-mails nos dias que ocorriam algo em Drácula, ou seja, à partir de maio surgiram trechos do livro conforme estavam "acontecendo" até novembro e prometem fazer o mesmo em 2023! É em inglês e você pode assinar e entender mais nesse link: Dracula Daily (e se for ler em português tem a tranquilidade de aproveitar o e-book no Kindle Unlimited e seguir o fluxo!).

Então, já leram alguma dessas obras? Tem alguma recomendação de livro com o mesmo formato?

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

10 Comentários

  1. Oi Giovana, tudo bom?
    Eu li 'Cartas de Amor aos Mortos' e gostei bastante, não lembro direito da história pq faz muitos anos, mas tenho um carinho quando o vejo.
    E quando eu era adolescente, li uns livros da Meg Cabot escritos através de e-mails e amei... Deixa eu ver se lembro... O Garoto da Casa ao Lado e Garoto encontra Garota!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma relação com Cartas de Amor aos Mortos!
      Não sabia que a Meg Cabot tinha escrito livros em formato de e-mails.

      Excluir
  2. Oi! Adoro histórias escritas em formato de cartas ou e-mails, tem uma dinâmica diferente e bem mais envolvente. Já li alguns da sua lista e anotei os outros. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei Dracula faz mil anos e não consegui ler até hoje. Eu começava e desanimava. Adorei a dinâmica dos emails hahaha

    Acho livros escritos por cartas muito charmosos e nos aproximam mais do enredo e dos personagens. criam uma falsa ideia de intimidade haha Eu gosto bastante disso.
    Adorei sua listinha!

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um bom esquema tentar ler novamente Drácula nas "datas" que se passam, lê tudo e nem nota!

      Excluir
  4. Amei as indicações. Gosto muito dos livros escritos pro cartas, acho bem íntimo. Da lista só li cartas para a minha mãe e carta de amor aos mortos e amei muito ambos. Quero ler oceano de tilápias desde que li sua resenha.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que Oceano de Tilápias deve passar uma temporada fora da Amazon :/

      Excluir
  5. Ainda tem Evidências de uma Traição daTaylor Jenkins Reid, o livro todo é em formato de cartas trocadas entre dois personagens.
    Desses que você indicou li apenas Drácula, um clássico que eu adoro!!! Tanto que já o li umas 2 ou 3x.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que Evidências de uma Traição era assim, dei uma pausa de ler as novidades TJR para regular as expectativas!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader