Graphic Novels | A Rosa Mais Vermelha Desabrocha - Liv Strömquist
A Rosa Mais Vermelha Desabrocha - Liv Strömquist
O amor nos tempos do capitalismo tardio ou por que as pessoas se apaixonam tão raramente hoje em dia
Tradução: Kristin Lee Garrubo
Páginas: 176
Editora: Quadrinhos na Cia
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Depois do sucesso de A origem do mundo, Liv Strömquist está de volta numa poderosa e necessária reflexão sobre o amor na contemporaneidade.Podemos controlar o amor? O que realmente acontece quando ele acaba? Como o amor deixou de ser considerado uma força misteriosa para se tornar algo racionalmente explicável? Por que procuramos ser mais amados do que amar?Com muito humor e inteligência, e o título emprestado de um verso da poeta norte-americana Hilda Doolittle, A rosa mais vermelha desabrocha examina as engrenagens do amor nos tempos do capitalismo tardio. A partir de histórias como a de Sócrates, que traiu Alcibíades há mais de dois mil anos, ou a de Teseu, que abandonou a amada Ariadne de uma hora para outra na ilha de Naxos, e com a ajuda de Beyoncé, do filósofo Sören Kierkegaard, dos smurfs, da namorada alucinada de Lorde Byron, de Platão, de Jabba de Star Wars, e de outros especialistas na arte de amar, a artista sueca Liv Strömquist mais uma vez desconstrói mitos e se afirma como uma das quadrinistas mais relevantes da atualidade.
A Rosa Mais Vermelha Desabrocha é uma graphic novel que aborda diversos aspectos da nossa sociedade - como o capitalismo, o feminismo e o narcisismo - junto com análises de histórias de filósofos e de elementos da mitologia grega para avaliar o amor.
O norte dessa graphic novel é a vida amorosa do Leonardo diCaprio, que vira e volta está na boca do povo por apenas namorar mulheres abaixo dos 25 anos e que na maioria das vezes são modelos, ele vira um estudo de caso da autora, em que levanta uma suposições de qual deve ser o problema dele para não se apaixonar verdadeiramente.
Por exemplo no primeiro capítulo é levantada a suposição que o problema pode ser o ego dele, em que a autora vai lá para as visões de mundo de Sócrates (não o jogador de futebol, o filósofo mesmo) para embasar esse contexto, usando esse método a Liv Strömquist vai falando de narcisismo, capitalismo e feminismo, para avaliar o problema de se apaixonar verdadeiramente nos dias de hoje, indo além dos problemas da vida amorosa do diCaprio.
Dá para aprender e refletir muita coisa com a leitura de A Rosa Mais Vermelha Desabrocha, mas para o que eu busco em relação a ritmo de leitura em graphic novels, acredito que eu teria aproveitado bem mais da leitura se fosse um livro em prosa comum com umas ilustrações perdidas no meio do caminho, do que no formato de quadrinhos, pois é muito texto nos quadradinhos e com uma letra que simula a de uma escrita comum em letra de forma (que me fez lembrar que até existe toda uma escolha de tipografias ideais para formatar e-books, por conta que existem algumas que garantem uma leitura mais rápida e fluida), passando uma sensação mega pesada para a leitura.
As imagens acima também estão disponíveis na Amazon, e já dá para ter um gostinho de como os olhos pedem socorro durante a leitura desse quadrinho!
Eu não era familiar com o trabalho da autora, mas gostei do tom divertido da escrita, em que temas que poderiam ser abordados em TCCs de mais de 100 páginas com palavras rebuscadas para todo lado são abordados de forma divertida e fácil de compreender, com certeza vou ficar de olho nas publicações.
12 Comentários
Nunca li uma obra como essa, mas se você está indicando deve ser incrível.
ResponderExcluirBig beijos
www.luluonthesky.com
Mas tem tanta farofa questionável que eu indico....
ExcluirEu geralmente não curto muito quadrinhos, eu gosto, mas não me apetece muito, mas essas ilustrações estãooo lindas! e o tema é muito mais interessante, permeia muitos os assuntos entre os meus amigos ahahhaha
ResponderExcluiradorei a dica!
http://www.mairanamba.com
Eu já achei rica em detalhes porém feias kkkkkkkk
ExcluirOi Gio, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro graphic novels e fiquei interessada no tema dessa, mas concordo 100% contigo sobre as fontes. É muito difícil quando escolhem letras apertadas ou "cursivas" demais, prefiro que sejam bem clean e espaçadas pra não forçar meu astigmatismo.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Sim, as desse quadrinho funcionariam sem problemas para uma tirinha que você lê em um minuto, mas como uma que leve algumas horinhas para ler é osso!
ExcluirAmei a resenha. Não conhecia essa GN e amei ter um tema extenso de forma mais acessível.
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Às vezes é bom acompanhar um tema "mais cabeça" sem fritar os neurônios né?
ExcluirOi, Giovana. Tudo bem? Parece incrível essa graphic novel. Adorei as fotos. Que bom que curtiu. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Não é?
ExcluirOii Giovana,
ResponderExcluirgostamos muito da resenha, ficamos curiosa pela leitura, nos interessou bastante!
Vimos que ele está com preço bacana na Amazon!!!! Gostamos!!!
Abraços
Quase sempre dá pra contar com preço bom na Amazon!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.