Filmes

Livros

Séries

Livros | Nada Dramática - Dayse Dantas

by - 15.10.22

Livros | Nada Dramática - Dayse Dantas
Aventuras e desventuras de uma garota que sobreviveu ao ensino médio sem ser popular, sem fazer mimimi... e sem conseguir evitar de se apaixonar
Autora: Dayse Dantas
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. E pretende continuar assim, agora que está no terceiro ano do ensino médio do colégio Coliseu, um dos mais puxados e concorridos de Goiânia. Sempre organizada, seus planos para o último semestre se resumem a um só objetivo: passar no vestibular com as melhores notas.

Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da "Agente C", sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.

O ensino médio de Camilla estava caminhando de forma tranquila até o seu melhor amigo virar pivô de dramas amorosos, a colocando na posição de para-raios de drama, tudo o que acontecia com ele o pessoal acabava envolvendo ela também, além de outras coisas absurdas ocorrerem na turma do terceirão e ela estar sempre presente, é com essa zona que começa a história de Nada Dramática, que mostra os últimos meses dela no ensino médio.

Ando cada vez lendo menos livros Young Adult e ultimamente os livros dessa faixa etária que são contemporâneos e/ou com foco no romance que estou gostando mais são aqueles que se passam no último ano do ensino médio, e com Nada Dramática não foi diferente.

Em boa parte da história eu gostava do jeito da narrativa, mas tinha horas que me batia uma canseira a narração focada na Camilla, pois exala muito a energia de personagem que não sabe a existência de pontos finais e vai soltando os monólogos que iam chegavando em assuntos absurdos (que era quando as coisas ficavam boas & doidas), portanto quando tinha transcrições de e-mails e posts dela no blog era um baita refresco.

Boa parte da trama do livro se passava em uma escola particular de Goiás e é um baita choque comparado ao ensino médio que tive em escola estadual, pois as exigências nas costas dos alunos nesse livro é absurda, eles começam o dia estudando e caem no sono descobrindo o x das equações, existe atividades na escola até no dia de domingo! E olha que está longe de ser pura licença criativa, pois no final a autora diz que o livro foi inspirado nas vivências dela!

Para mim o auge foi as pirações que o povo inventava entre uma aula e outra, pois é uma verdade universalmente conhecida que a turma vai inventar umas artes no ensino médio em meio a tantas pressões do futuro.

Uma dica que pode ajudar: Nada Dramática estava na minha wishlist há um bom tempo e achava que iria demorar muito para eu adquirir, pois o e-book não abaixava e o físico dele vira e volta tá fora de estoque na Amazon (o drama dos livros mais desconhecidos lançados há alguns anos), mas encontrei ele disponível de graça no aplicativo BibliOn (um aplicativo das bibliotecas de São Paulo), que surgiu ano passado com o nome BSP Leituras e tem dica dele aqui no blog!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

14 Comentários

  1. Oi, Giovana. Tudo bem? Os livros da editora Gutemberg costumam me agradar. Este aí eu não li, mas parece ser daqueles Young Adult básico, né? Gostei da capa do livro. Que bom que foi uma boa leitura pra você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa, o YA tem que ter muita característica e clichê que gosto para eu ler hahaha achei interessante essa vivência escolar diferente e fiquei curiosa porque parece diferente da que tive. Não conhecia o livro, mas gostaria de ler mais autores br com histórias que se passem aqui.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o estranhamento com a rotina escolar não foi só meu!! Achei mega puxada a rotina da protagonista!

      Excluir
  3. I love the cover of the book. i haven't read this yet but its for sure going to be added to my reading list.

    Annie,
    Annies Food Diary

    ResponderExcluir
  4. Oi, Giovana. Não conhecia esse livro. Obrigada pela resenha ;) boa semana! bjs

    www.ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Deve ser muito legal esse livro.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Giovana
    já esta na nossa lista, ficamos curiosa pela leitura, obrigada pela resenha.
    Abraços
    Blog Vou Arrasar

    ResponderExcluir
  7. Oi Giovana, eu não conhecia esse livro ainda, mas entendo seu drama para conseguir ele. Eu também andei parando com livros mais YA, porque não aguento muito os dramas dos adolescentes, haha. E por mais que fique agoniada, não me espanta que os alunos de escola particular tenham tantas atividades assim, ainda mais em escolas caras. Eu tenho cadastro na BiblOn, mas nunca usei, acredita? Tenho até que olhar lá o catálogo para começar a usar, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader