Filmes

Livros

Séries

Filmes | A Vida Depois de Yang

by - 13.6.22

Filmes | A Vida Depois de Yang
Título original:  After Yang
Elenco: Colin Farrell, Jodie Turner-Smith, Malea Emma Tjandrawidjaja, Justin H. Min, Orlagh Cassidy, Haley Lu Richardson
Diretor: Kogonada
Estreia: 04 de Março de 2022
Gênero: Drama
Duração: 96 minutos
Classificação: 10 anos
Disponível em: -
Sinopse: Num futuro próximo, uma família enfrenta questões de amor, ligação e perda após o seu ajudante se ter avariado inesperadamente.

A Vida Depois de Yang começa quando o andróide de aparência humana de uma família está com problemas, e o pai busca uma solução para consertá-lo, já que ele foi adquirido para ser uma figura de irmão mais velho para a sua filha adotada, além de fazer a menina aprender mais sobre a cultura das suas origens à partir de uma figura que aparenta ter a mesma origem que ela: Yang é um andróide com a aparência de alguém do leste asiático e na sua programação sabe vários fatos curiosos sobre a cultura de lá.

O filme é inspirado no conto "Saying Goodbye to Yang", presente na coletânea Children of the New World de Alexander Wenstein que não tem publicação no Brasil e eu não li, portanto não tenho propriedade para falar do filme como adaptação. 

A Vida Depois de Yang traz esse elemento futurístico para lidar com luto e também trazer questionamentos do que faz alguém ser asiático, ponto que veio de mão dadas com o bom e velho questionamento de histórias com robôs: o que faz alguém ser humano.


Gostei de como é uma história com elementos de tecnologias futuristas que lembram o famigerado Black Mirror, mas mesmo mostrando por cima as profissões clandestinas que existem por causas dessas tecnologias, não é um filme com um tom tão opressivo como os episódios de Black Mirror costumam ser, After Yang tem uma atmosfera boa e tranquila para se assistir, são pessoas comuns que estão usando essas tecnologias e não pessoas caóticas e/ou malignas à beira de fazer algo terrível.

Essa questão tecnológica parece algo mais contido no início do filme ao entender o que o Yang significa para aquela família, vai mostrando que na realidade dessa história há várias outras tecnologias futuristas vistas de forma bem comum, como a clonagem e a qualidade da revisitação de memórias do robô.

A Vida Depois de Yang é um refresco para quem não quer ver mais caos em histórias que explorem tecnologias futuristas, em especial aquelas com andróides com trejeitos humanos.

Siga o blog nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Filmow 📖 Letterboxd

Confira também:

10 Comentários

  1. Oi
    não conhecia o filme, mas achei interessante isso sobre a família possuir um androide, tem alguns filmes bem antigos que retratam isso, se tiver a oportunidade assistiria o filme.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e gostei principalmente do filme por lembrar do estilo familiar desses filmes mais antigos!

      Excluir
  2. Oi Giovana,
    Ainda não conhecia esse filme, mas achei a premissa dele muito bacana, além de trazer boas reflexões ao espectador. E é legal essa abordagem do filme em relação a um tema já tão explorado no entretenimento.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom encontrar obras que dão um frescor para o gênero né?

      Excluir
  3. Oi, Giovana. Tudo bem? Parece um filmaço, não é mesmo? Que bom que gostou. Adorei a fotografia deste longa metragem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fotografia meio melancólica e meio aconchegante, gostei!

      Excluir
  4. Oi Giovana, achei muito interessante a história do filme, me lembrou um pouco o livro Klara e o Sol, do Kazuo Ishiguro. Quero assistir! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi uns elogios ao livro Klara e o Sol, mas eu acho que pode ser uma história muito "literária" para o meu gosto.

      Excluir
  5. Oi, Gio! Tudo bom?
    Eu tinha ficado muito intrigada quando vi o trailer. É legal quando histórias exploram essas questões mais filosóficas com a tecnologia sem o ar macabro e pessimista. Adoro Black Mirror, mas, como você disse, é um refresco.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem horas que é necessário acompanhar obras assim com um tom mais otimista/leve.

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader