Filmes

Livros

Séries

Conhecendo a Mitologia Filipina à Partir do Trabalho de @caldatelier

by - 12.3.22

Conhecendo a Mitologia Filipina à Partir do Trabalho de @caldatelier
No ano passado ocorreu no Twitter uma baita descoberta nessa thread, em que as Filipinas são o Brasil da Ásia (eu juro que se depois de ler a thread e ainda discordar sobre essa afirmação está errado viu?), e quando eu descobri o perfil do CJ Reynaldo (@caldatelier) no Instagram que faz ilustrações sobre criaturas/divindades da mitologia filipina, resolvi compartilhar por aqui, começando com essa informação importante sobre esse país do outro lado do globo.

Burulakaws
Burulakaws são espíritos do fogo com cabelos longos que parecem fios de fogo e seus corpos são cobertos de fogo. Parecem estrelas cadentes quando voam no céu noturno. Diz-se que podem ser os mensageiros dos sobrenaturais de ordem superior. (Informações e ilustração via @caldatelier)

Sarangay
Na mitologia Ibanags, Sarangay é uma criatura humanóide alta e forte com a cabeça de um carabao. Ele não permite que as pessoas roubem as pedras mágicas que ele possui porque dizem que contém superpoderes, pois brilha como um vaga-lume no escuro. (Informações e ilustração via @caldatelier)

Anggitay
Na mitologia Tagalog, Anggitay é uma bela criatura com a parte superior do corpo de uma mulher humana e a parte inferior do corpo e pernas de um cavalo da cintura para baixo. Ela tem um chifre na testa como um unicórnio. Ela geralmente usa joias de pedras preciosas que dizem possuir superpoderes. (Informações e ilustração via @caldatelier)

Galang Kaluluwa
Na mitologia Tagalog, Galang Kaluluwa era um deus alado que adorava viajar e era conhecido como um espírito errante. Ele foi o primeiro e único amigo íntimo de Bathala quando encontrou a casa de Bathala no início. Depois que ele morreu por conta de doença, ele renasceu como um anjo da guarda. (Informações e ilustração via @caldatelier)

Dumakulem
Na mitologia Tagalog, Dumakulem era um deus guardião forte e ágil das montanhas. Dizem que ele criou a cordilheira com seu machado para alcançar o céu para poder ver sua irmã, Anitun Tabu. As montanhas protegiam as pessoas da tempestade. Ele também era um patrono dos caçadores. (Informações e ilustração via @caldatelier)

Mapulon
Na mitologia Tagalog, Mapulon era um deus gentil e paternal das estações e da saúde que trouxe bom tempo para que os agricultores cultivassem plantas medicinais para os pacientes. Ele era responsável por equilibrar o sol de Apolaki e a tempestade de Anitun Tabu porque mantinha tudo a salvo do clima severo. (Informações e ilustração via @caldatelier)

No perfil também há muitas dicas da língua de sinais Filipina, o CJ Reynaldo é surdo e advoga pelos direitos dos surdos na sua plataforma. O trabalho dele também pode ser encontrado no Twitter @caldatelier

Então é isso galera, eram familiarizados com a mitologia filipina? Conhecem alguma @ no Twitter ou Instagram que fala sobre mitologia (mesmo que seja só artigos e zero ilustrações)?

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 


Confira também:

6 Comentários

  1. Que post mais incrível! Confesso que não conheço nada da mitologia das Filipinas, mas gostei bastante de conhecer um pouco por aqui. Fora que as ilustrações são fantásticas. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também não conhecia, só conheci quando descobri esse perfil!

      Excluir
  2. Oi, Giovana. Como vai? A mitologia das Filipinas é extraordinária, é sem dúvida uma das que mais gosto. Parabéns pelo post, ficou incrível dado tamanho de informações contidos nele. Até mais.



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    nunca tinha escutado falar na mitologia filipina, gostei e achei linda essas ilustrações.
    Legal que você divulgou aqui.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader