Filmes

Livros

Séries

[Review] Furia - Yamile Saied Méndez

by - 15.9.20

[Review] Furia - Yamile Saied Méndez
Autora: Yamile Saied Méndez
Editora: Algonquin Young Readers*
Páginas: 368
Avaliação: ⚽⚽⚽⚽
Sinopse traduzida: Em Rosário, Argentina, Camila Hassan vive uma vida dupla.

Em casa, ela é uma filha cuidadosa, vivendo dentro das expectativas de sua mãe, à sombra de seu irmão estrela do futebol em ascensão e sob o domínio abusivo de seu pai mal-humorado.

Em campo, ela é La Furia, uma potência de habilidade e talento. Quando seu time se classifica para o torneio sul-americano, Camila tem a chance de ver até onde esses talentos podem levá-la. Em seus sonhos mais loucos, ela conseguiria uma bolsa de estudos para atletas em uma universidade norte-americana.

Mas o caminho a seguir não é fácil. Seus pais não sabem sobre sua paixão. Eles não permitiriam que uma garota jogasse futebol - e ela precisa da permissão deles para ir mais longe. E o menino que ela gosta está de volta à cidade. Desde que saiu, Diego se tornou uma estrela internacional, jogando na Itália pelo renomado time Juventus. Camila não tem tempo para se distrair com seus sentimentos por ele. As coisas não são as mesmas de quando ele partiu: ela tem suas próprias paixões e ambições agora, e La Furia não pode ser negada. Conforme sua vida se torna mais complicada, Camila é forçada a enfrentar seus segredos e abrir caminho em um mundo sem lugar para os sonhos e ambições de uma garota como ela.

Camila Hassan herdou a paixão pelo futebol da sua família, a carreira do seu pai no esporte só não deslanchou por conta de uma lesão e seu irmão está caminhando para começar a sua ascensão, só que ela pratica o esporte escondida de sua família, que não acreditam que o futebol é coisa de mulher e ainda dizem que todas as mulheres que praticam o esporte são marimacho, só que em campo ela é a La Furia, que não merece ficar nas sombras e Camila tem seus sonhos já bem planejados.

Por mais que eu tenha um fraco para o tipo de relacionamento apresentado no livro - amigos de infância que viraram algo a mais e agora eles tem que lidar com isso - eu não consegui torcer tanto para o romance por conta do tanto que isso consumiu do livro, eu fiquei em boa parte do livro "sai daí homem, dá espaço para Camila brilhar".
[Review] Furia - Yamile Saied Méndez

Adorei a posição da Camila quando se tratava de ir atrás dos seus sonhos e como conciliar com um relacionamento. Além de ela ter uma grande força, pois ô pai abusivo que ela tem, abuso multifacetado para cada membro da família ainda por cima, que deixa o ambiente familiar mega poluído, mas ainda bem que não é só a Camila que começa a voar no final do livro, pois a sua mãe também ganha asas, melhorando muito a relação das duas.

Não sei se é algo apenas da percepção da autora, ou é algo da cultura da Argentina mesmo, mas há umas boas referências ao futebol brasileiro, como menção à Marta e ao futebol do Neymar de quando ele jogava no Santos. Às vezes eu achava exagero o tanto de menções a ter alguma música latina tocando ao fundo em todo lugar que a Camila ia, mas quando eu lembrei da instituição carros rebaixados com o som torando eu relevei. 

Um negócio que ficou meio avulso foi o sumiço de meninas na cidade em que ocorre a história, que por mais que envolva o time em mais de um ponto, sendo que o que mantém desse plot durante a história é a necessidade das meninas precisarem voltarem dos treinos em grupos ou acompanhadas de alguém, e que ficou por isso mesmo.

Para não perder a oportunidade de panfletagem, para quem quiser conhecer outra história com protagonista feminina que joga futebol, recomendo 281 Dias Para Recuperar um Sorriso da Vanessa S. Marine, que tem muita música envolvida.

*E-book cedido em parceria pelo NetGalley.
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

14 Comentários

  1. Quero muito ler!
    Outro que tem uma protagonista que joga futebol e eu amei é Kulti da Mariana Zapata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar desse, mas acho que o primeiro que vou ler da autora é De Lukov Com Amor!

      Excluir
  2. Amei a resenha. Esse livro parece muito bom e eu adoro essa ideia da protagonista florescer em ambiente hostil.
    Essa capa está tão linda
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    legal que fala do futebol feminino, um esporte pouco valorizado por aqui, legal saber que a protagonista corre atrás de seu sonho, pena que vive um ambiente toxico, pelo que comentou parece que a autora não soube dosar a quantidade certa de romance da história, que quase ofuscou os sonhos dela.
    Que bom que gostou da leitura e trouxe essa dica por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futebol roda tanto dinheiro para o feminino ser tão desvalorizado né?

      Excluir
  4. Fiquei super interessada nele, já que recentemente eu li uma história que também tem uma jogadora de futebol e adorei!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giovana!

    Bem bacana o tema tratado, acho que nunca li um livro com a protagonista ligada na carreira esportiva de futebol, então é mesmo bem interessante. Uma pena só não dar pra torcer muito pelo romance :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giovanna!
    Só pela sinopse achei a protagonista tão forte e a história tão bem construída, que um romance seria bem desnecessário mesmo haha.
    Dica salva! :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desnecessário é o tanto de espaço que ocupou, poderia ser bem secundário!!

      Excluir
  7. Oi! Ele foi traduzido para o português? Na amazon, só achei a versão em inglês

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader