Filmes

Livros

Séries

Livros | O Grande Livro dos Gatos - Vários Autores

by - 23.4.20


Livros | O Grande Livro dos Gatos - Vários Autores
Autores: Théodore de Banville, Lucy Maud Montgomery, Émile Zola, Charles Perrault, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Guy de Maupassant, Mary E. Wilkins Freeman, Arthur Conan Doyle, Edith Nesbit, Hippolyte Taine, Rudyard Kipling, Saki, Mark Twain, Banjo Paterson, Edith Nesbit.
Editora: Alfaguara*
Páginas: 216
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Compre em: Amazon
Sinopse: Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas precisamos concordar que são os gatos os melhores amigos da literatura. Grandes escritores como Patricia Highsmith, Raymond Chandler e Haruki Murakami são conhecidos por seu amor e dedicação aos bichanos. Nesta coletânea, estão reunidos os contos mais clássicos sobre a relação dos felinos com a humanidade.
Desde Théodore de Banville, passando por Émile Zola, Charles Perrault, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Guy de Maupassant, Arthur Conan Doyle e muitos outros, os gatos são protagonistas dessas histórias cheias de mistério, reviravoltas e... sonecas. Bem ao estilo felino.

Este livro é o que eu geralmente espero de uma coletânea: gêneros diferentes abordando um tema em comum que são os gatos, estes danados com fama de preguiçosos e traiçoeiros deram material para histórias que entram no terreno das fábulas, das monografias detalhando visões sobre eles (que acredito que qualquer cat lady se tivesse a oportunidade teria uma apresentação pronta no Powerpoint analisando o seu felino) e um pouco de mistério e terror.

As histórias de autores familiares para mim foram as mais fáceis de guardar, seja pelo gênero abordado no conto, ou alguma referência familiar. Com destaques para:

  • A Gata Persa da Tia Cynthia de Lucy Maud Montgomery tem um breve crossover com Anne de Green Gables - que eu preciso ler depois do monte de edição que tem por aí e é da mesma autora - e me parece ser o puro suco de um romance de época, leria fácil uma história com esse povo.;
  • O Gato-Brasileiro de Arthur Conan Doyle não tem nada de Sherlock no meio do caminho, mas fiquei esperando uns twists na história enquanto reclamava “quem acha uma boa ideia ficar pegando bicho exótico do Brasil”;
  • Por mais que eu tivesse outra impressão em relação ao gato de botas, O Gato de Botas de Charles Perrault tem toda uma astúcia divertida e o clima de vila medieval que é o mundo de Shrek todinho (colocando All Star para tocar enquanto ler);
  • O Gato-Preto de Edgar Allan Poe me deu um pouco de paz de espírito por não ter muito interesse de ler as histórias, pois o cara é tenebroso mesmo.

Indo para os autores que desconhecia, mas o conto também me chamou a atenção:

  • O Gato que Caminhava Só de Rudyard Kipling,eu gostei bastante dessa fábula da domesticação dos animais e a astúcia do gato nessa empreitada;
  • A Gata Branca de Edith Nesbit que mostra uma gata bem leal, que ajuda a família em um momento ruim e ainda é amiga da criança.

Os contos com tons de monografia servem para enxergar com outros olhos o jeito dos gatos e o que os deixam tão fascinantes, me marcando estes contos: O Gato de Theodore de Banville, que tem um pé nos grandes heróis da literatura/teatro e Vida e Opiniões Filosóficas de um Gato de Hippolyte Taine.

O Grande Livro dos Gatos é uma coletânea que mesmo sendo de uma leitura rápida entrega de tudo e me deu um veredito: O Gato de Botas deveria ser o imperador e ganhar estátua e tudo mais, pois ele simboliza o que essa coletânea traz em conto atrás de conto: os felinos são astutos, habilidosos e folgados!

*E-book cedido em parceria pela NetGalley, O Grande Livro dos Gatos foi publicado em 30 de março de 2020!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

4 Comentários

  1. Oi
    primeiramente a capa é bonita, legal que é um livro de coletânea, já tinha visto essa capa, mas nem sabia que era de coletânea, eu amo cachorros e tenho 4, minha avó e a amiga da minha irmã ama os dois, minha avó tem 3 gato e 3 cachorro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Coisa gostosinha deve ser esses contos. Adoro animais de estimação apesar de hoje não ter nenhum.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader