Filmes

Livros

Séries

Séries | Utopia Falls

by - 25.2.20

Sendo uma grande fã de distopias lá pelas bandas de 2014/2015, que cheguei a ficar saturada do gênero e fugir de uns livros do gênero distopia mais desconhecidos, cá estou em 2020 entusiasmada com uma série distópica que saiu esse ano, Utopia Falls.

Todo ano 24 adolescentes na faixa dos 16 anos são escolhidos para o concurso The Exemplar, para representar de forma artística os valores da colônia New Babyl - que é o único lugar na Terra populado depois da guerra que deixou a Terra com a atmosfera inabitável, mas graças à fundadora Gaia eles podem viver em New Babyl, um lugar com um domo elétrico em sua volta os protegendo. Neste ano os competidores descobrem um arquivo fora dos limites da cidade, em que há relíquias culturais, um acervo físico e na "nuvem" da cultura antes da guerra, que os fazem questionar as suas vidas e o regime de onde vivem.

Essa é a primeira distopia com um baita peso na cultura urbana que eu vejo, e conforme os candidatos do Exemplar vão explorando o arquivo, a mensagem das relíquias vão influenciando a vida deles e como encaram o governo de New Babyl, aqui a voz do Snoop Dogg se torna uma Alexa com personalidade, aliás o arquivo tem um grande acervo na cultura de matriz africana (muito hip-hop e a capoeira é parte importante da jornada da personagem Sage).
Queria saber demais como é a criação dessa galerinha e o quanto que o valores de New Babyl faz com que eles se apoiem tanto nas competições, pois todo mundo é bem amorzinho com todo mundo, ninguém usa as descobertas para sair na frente dos outros na competição, não há sabotagem na competição (há de forma paralela a isso, mas enfim), aqui há um alto senso de comunidade e quem é chegado em uma treta não vai ver nenhuma na competição.

A série não revoluciona o gênero nem nada, e por mais que vendam como uma Jogos Vorazes (feat. American Idol) não há nada tão épico por aqui, mas se tratando da magnitude das coisas - principalmente em tamanhos de população - talvez a comparação faça mais sentido com O Doador de Memórias.

Por alguma razão a série está recebendo um baita hate no Youtube (é só ver os comentários no vídeo do trailer linkado mais abaixo) e recebendo avaliações ruins naquele nível de spam que o IMDB vira e volta recebe, então não se assustem com a média se resolverem assistir, confiram fontes sérias por aí! Pois a série pode ser mediana, mas não é uma bomba que nem a média da série está vendendo nesses lugares.
🎬 🎬 🎬 🎬 🎬
Ficha técnica
Sinopse: A série segue um grupo de adolescentes escolhidos para competir no prestigioso concurso de artes cênicas Exemplar, na aparentemente idílica colônia de New Babyl. Quando eles se deparam com um arquivo oculto de relíquias musicais e culturais, a experiência os leva a questionar tudo o que lhes foi ensinado, iniciando assim uma emocionante jornada de autodescoberta e a busca da verdade.
Duração: 1 temporada (10 episódios de 45 minutos)
Disponível em: Hulu (americana)
Elenco: Devyn Nekoda, Mickeey Nguyen, Melissa Strong, Humberly Gonzalez
Trailer:

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest

Confira também:

2 Comentários

  1. Sabe me dizer, se há algum livro que inspirou a série, ou o qual a série foi baseada?
    Amei essa série, assisti várias vezes. Como foi cancelada, quero ler algo que possa responder as perguntas q a série deixa em aberta. Desde já agradeço. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é um produto original criada por R.T. Thorne (recomendo buscar o nome dele no IMDB para ver outras séries e filmes que ele escreveu ou dirigiu e conferir se tem algo que você também goste, por exemplo ele dirigiu a série "Find me in Paris" que tem viagem no tempo e balé!), portanto o que sobra é torcer para que um dia façam uma novelização de Utopia Falls e que vire uma trilogia para a gente ter todas as respostas!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader