Filmes

Livros

Séries

Livros | Flor de Cerejeira - Alana Gabriela

by - 21.9.16


Livros | Flor de Cerejeira - Alana Gabriela
Autora: Alana Gabriela
Editora: -
Páginas: 315
Avaliação: ★★★★
Compre em: Amazon
Sinopse: “Qualquer um pode cometer um erro.”
Yoko sempre teve uma vida relativamente boa e estável, participava da organização do Festival Cherry Blossom, tinha amigos com quem contar na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai se envolveu num grave acidente, que acabou matando um pai de família e, foi parar na prisão. Sem a referência paterna, e com todos os problemas financeiros que se acumulam, o distanciamento da mãe, Naomi, que está a cada dia mais se afundando em trabalho, Yoko vê o que sobejou, de sua família, totalmente desestruturado. Em meio à dor da perda, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado quanto ela, taciturno e solitário, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.
Yoko tinha uma vida tranquila e que podia ser considerada boa, porém ela muda drasticamente quando o seu pai atropela alguém enquanto dirigia bêbado e não prestou socorro, acarretando mudanças graves em duas famílias, de um lado um bêbado imprudente que está preso, deixando sua família desamparada e do outro uma família que perdeu seu marido e pai e tem que se virar como pode, mudando a rotina familiar.

Seguindo a vida de Yoko vemos o quanto a vida dela se tornou um inferno na escola, quem ela considera como amigo está usando toda a criatividade que possui para criar formas de praticar bullying com ela e também apanha da gangue do filho do cara que seu pai atropelou. Nada na vida dela está como antes, se ela quer fazer as atividades que tem em sua cidade para se sentir melhor tem que escolher uma hora que tenha quase ninguém e por aí vai.

Conhecer Aidan dá uma nova perspectiva aos dias de Yoko, ele entende a sua situação pois a sua vida também não é apenas flores, com direito ao desenvolvimento na relação dos dois, também como pessoa. Acho que dá para considerar Flor de Cerejeira uma história necessária, pois consegue mostrar as consequências de um triste fato na vida de diversas pessoas de forma bem palpável, já vimos situações parecidas ou reações parecidas com as indicadas no livro.

Tem horas que você fica naquela de que a Yoko poderia ser mais forte em determinados momentos, mas as ações a afetam de tantos lados que ela vai batalhando em alguns pontos e está exausta em outros, ela não é uma super-heroína que resolve tudo com a lábia. 

Considero como um ponto nem tão positivo ser uma história que não é ocorre no Brasil, pois sou a louca do que envolve a cultura no bairro Liberdade e essa história poderia muito bem ocorrer lá, mas mesmo assim a ambientação está bem interessante. O livro pode ser muito bem uma aposta para uma leitura de uma tarde, que tem uma escrita simples, mas rica nos elementos.


Confira também:

2 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader