Livros | Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Página: 192
Avaliação: ★★★★★
Compre em: Submarino
Sinopse: Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...
Já tinha lido há uns milênios atrás um conto em inglês e outro em português do detetive mais famoso do mundo, mas não tinha gostado tanto, mas em épocas de DPHI (Depressão Pós Hiatus Infinito) da série da BBC finalmente resolvi ler as obras do Sir Arthur Conan Doyle na ordem de lançamento, e não me arrependo em nada.
Dr. Watson não teve lá muita sorte na guerra, pois mesmo tratando os outros conseguiu levar um tiro, de volta a Londres ele busca uma vida mais tranquila e alguém para dividir as despesas, ao encontrar um velho desconhecido ele fica sabendo de alguém que precisa da mesma coisa, o Sr. Holmes, eles vão morar juntos na casa 221B da Baker Street, mas ele tem que ser atento com umas peculiaridades do seu colega de casa.
Sr. Holmes tem uma grande paixão pela ciência, principalmente pela Química e tem métodos de observação diferenciados o que faz ele ser um free lancer de detetive, mas seus métodos são tão instigantes, principalmente na hora da ação que o Dr. Watson o observa tanto que faz um levantamento das habilidades do cara:
"CONHECIMENTOS DE SHERLOCK HOLMES
1. Literatura: zero.
2. Filosofia: zero.
3. Astronomia: zero.
4. Política: escassos.
5. Botânica; variáveis. Conhece a fundo a beladona, o ópio e os venenos em geral. Nada
sabe sobre jardinagem e horticultura.
6. Geologia: práticos, mas limitados. Reconhece à primeira vista os diversos tipos de
solo. No regresso dos seus passeios, mostra-me manchas nas calças, e diz-me, pela sua
cor e consistência, em que parte de Londres as conseguiu.
7. Química: profundos.
8. Anatomia: exatos, mas pouco sistemáticos.
9. Literatura sensacionalista: imensos. Parece conhecer todos os pormenores de todos os
horrores perpetrados neste século.
10. Toca bem o violino.
11. É habilíssimo em boxe, esgrima e bastão.
12. Tem um bom conhecimento prático das leis inglesas."
O caso da vez que chamam o Sr. Holmes é de alguém que foi assassinado pelas redondezas e deixaram um recado feito de sangue: RACHE, e claro que ele consegue pensar e deduzir o que outros detetives não conseguiram. O livro é todo narrado pelo Dr. Watson e a história é tudo muito bem amarradinha, tudo foi tão WOW que quando terminei o livro fiquei no modo:
Quando se trata de um clássico da literatura você já imagina uma leitura maçante que você só prossegue pela qualidade, mas a leitura de Um Estudo em Vermelho foi infinitamente mais empolgante que muito YA (que são mais conhecidos por leituras devorantes) por aí, eu gargalhava a cada observação do Dr. Watson em relação ao Sherlock e batia palmas a cada dedução do Sr. Holmes, e claro que devorei o livro.
Ao tentar escrever a resenha fui tentar separar quotes e foi uma baita de uma má ideia, pois só li um livro do Sir Arthur Conan Doyle e já pintaria minha casa só com os quotes dos livros dele (aceita-se patrocínios para fazer essa arte).
Sabe a adaptação da BBC1 de Sherlock? Ela tem suas diferenças por se passar no século 21 e outras coisas, mas toda a essência toda está ali e é muito amor gente <3
14 Comentários
Gio, lá nos meus 12 anos eu li O Cão dos Baskervilles e, apesar de ser uma adaptação com um vocabulário mais fácil para crianças e eu não lembrar quase nada da história, sei que gostei hahaa. Eu sempre adorei contos policiais, desde a época da Coleção Vaga-Lume (você pegou ela?), então meu contato com Sherlock foi bem legal. Mas só fui ler uma obra original, na íntegra, ano passado, por causa da série Eu tenho uns quatro ou cinco livros de Sherlock aqui, mas só li Um Estudo em Vermelho e O Signo dos Quatro, porque também quero ler na ordem direitinho. E amei os dois. O Signo dos Quatro mais do que Estudo em Vermelho, você precisa ler!
ResponderExcluirSua edição é essa da Zahar? Acho linda, toda em capa dura <3 A minha é a que tem o Benedict e o Martin na capa, coisa mais preciosa <3
Beijo
www.blogrefugio.com
Meu caso com O Cão dos Bakervilles foi bem parecido! haha
ExcluirDa Coleção Vaga-Lume eu dependia do que tinha na escola, vou tentar os livros de Sherlock na ordem e pelo menos um por mês!
É da Zahar e empréstimo :c
Tô querendo comprar todas com o Benedict e Martin!
Oii,
ResponderExcluirTambém adoro Sherlock Holmes, e estes livros ainda? São muito bons.
Essa edição da Zahar ficou maravilhosa.
Beijos
http://saymybook.blogspot.com.br/
Essas edições da Zahar é de ficar babando!
ExcluirBoa noite Geovana
ResponderExcluirEu não conhecia o livro Um Estudo em Vermelho, até hoje só li 2 livros do Sherlock Holmes, não me lembro dos nome, já li tantos kkkkkk. Mas o que eu mais gostei se passar aqui no Brasil. Muito obrigada pela dica de livro.
Beijokas!!!
http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br/
Também nem lembro mais o que já li de Sherlock na infância!
ExcluirOlá Giovana!
ResponderExcluirMinha amiga me fala muito bem desse livro, mas sabe quando você nunca tem aquela vontade desesperadora? Me sinto assim.
A sua resenha está MUITO bem escrita e faz as pessoas sentirem vontade de ler o livro, mas acho que não é a leitura que quero no momento.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Te entendo, a minha loucura por Sherlock é devido o meu amor pela série e Um Estudo em Vermelho ser bem parecido com sua adaptação.
ExcluirAh, eu queria ter conseguido devorar o livro como você mas no inicio do ano tentei ler e acabei desistindo. Sempre dormia depois de ler um capitulo kkk
ResponderExcluirhttp://criativosounao.blogspot.com.br/
Tem certeza que era esse livro? o.O
ExcluirOii ! Nunca tinha visto esse livro ! Que triste! ahah
ResponderExcluirAdorei a resenha, mas não é o tipo de livro que quero ler agora.
Bjs
mundoemcartas.blogspot.com.br
Eu não tinha ouvido falar também até ser apresentada a série da BBC1!
ExcluirOi Giovana, Tudo bem?
ResponderExcluirOlha, eu nunca tinha lido,mas já ouvi falar no Sherlock Holmes, mas nunca me interessei mesmo em ler algum livro.
Mas eu adorei sua resenha, quem sabe em um futuro próximo eu leia ele. <3
Beijoss
http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com.br/
Sherlock Holmes é um clássico tranquilo de ler pois são histórias curtas! Espero que dê uma chance!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.