Um móvel, uma história: Estante Billy
Hoje vou falar um pouco de um móvel que você pode não reconhecer de nome, mas deve reconhecer por ter uma parecida em casa (ou alguma amizade tem): a estante Billy.
História da estante Billy:
Gillis Lundgren, designer de Billy, foi a quarta pessoa a ser contratada pela IKEA em 1953. Aparentemente foi o próprio Lundgren quem teve a ideia de produzir peças de mobiliário para montar e desmontar, dizem que em 1956 Lundgren estava tentando colocar uma mesa no porta-malas do carro, não conseguiu e então desatarraxou as pernas e teve a ideia de vender móveis desmontados.
Voltando a Billy, Gillis Lundgren deu-lhe este nome em homenagem a Billy Liljendahl, que na época era o chefe de marketing da empresa, pois ele reclamou com os designers da empresa porque não existia uma estante projetada exclusivamente para livros e Lundgren entregou o que ele queria.
Imagem via site da IKEA |
No ano de 1979 e a estante Billy era lançado no mercado, feita em madeira de carvalho e pinho. No ano seguinte saiu a versão branca. 30 anos depois, em 2009, a IKEA vendeu 41 milhões deles.
Mas a história de Billy não é só flores: um ano após seu lançamento, em 1980, muitos clientes reclamaram que as prateleiras não eram fortes o suficiente e dobravam com o peso dos livros. Para resolver o problema Billy diminuiu os vãos de 90 para 80 cm.
Outro ponto interessante da Billy é que ela é uma estante básica e funcional - se isso é tudo que você deseja, ou é uma tela em branco para a criatividade, e a gente que é leitor sabe que o gasto com estantes não é somente com livros. Quem estiver na busca de estantes de um estilo mais clássico fica a dica das estantes da Atelier Clássico!
Vocês sabiam da história da estante Billy? Reconheceram a própria estante nesse design? Pois a minha só tem os pés diferentes.
8 Comentários
Nao tinha ideia dessas curiosidades, Gi. Adorei. bjssss
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirOi, Giovana! Uau não conhecia essa história sobre a estante de Billy. Seu blogue também é cultura, viu. Essas curiosidades são bastante interessantes, pois nos mostram que no início nem tudo são flores como sempre imaginamos ser. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Eu tento hahaha
ExcluirOi Gio, não sabia da história. Sobre minha prateleiras, essa questão do peso dos livros me preocupa bastante, mas acho que vai dar tudo certo rsrs.
ResponderExcluirAté mais!
https://www.relatosdalih.com.br/
A gente vai aprendendo uns truques para manter a estante de pé né? hahaha
ExcluirOi Giovana, não fazia ideia de que essa estante tinha essa história toda. Adorei a curiosidade. Acho essa estante muito prática para armazenar livros e tenho vontade de ter uma. Só preciso arranjar o espaço.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Não é? Parece básica mas a ideia por trás foi 10/10!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.