Filmes

Livros

Séries

Lado B | Revisitando o álbum Sonic Highways do Foo Fighters

by - 31.8.24

Falando mensalmente por aqui de músicas no Volta ao Mundo DUJ fiquei com uma coceira de fazer mais postes relacionados à música igual eu costumava fazer a mais por aqui no início do blog, fora que eu me diverti demais escrevendo o post 5 Bandas que Facilmente Tocariam no Festival de Well Met, assim fiquei com a ideia da categoria Lado B: indicando umas bandas que eu gosto, umas curiosidades musicais e também qualquer outro conceito musical que eu considere que vale a pena trazer.

Hoje eu quero revisitar o álbum Sonic Highways do Foo Fighters, que faz 10 anos nesse ano, o motivo de eu querer revisitá-lo é por conta dele ser um projeto bem multimídia, pois combina música e documentário, explorando a história musical de oito cidades dos Estados Unidos. 

Cada música foi gravada em um estúdio local, com a participação de músicos e personalidades de cada região, sendo também inspirada pela cidade em que foi gravada pegando a essência musical de cada local, por exemplo a música gravada em Chicago tem influências do blues e do rock and roll, enquanto a gravada em Nashville tem um tempero country.

Cada música ganhou um episódio exclusivo no documentário, que a gente só conhece o resultado dessas influências em uma música no final dos episódios. No documentário tem diversas participações especiais como a Joan Jett, Chris Martin e o Macklemore. 

Dave Grohl, teve a ideia para o álbum após uma viagem pelos Estados Unidos, onde ficou impressionado com a rica história musical de cada cidade, assim "Sonic Highways" é um álbum conceitual, onde cada música se conecta com as outras, formando uma narrativa sobre a música americana.

Gosto de assistir séries mais musicais, sejam aquelas que as pessoas saem cantando e dançando os sentimentos, ou aquelas do mundo musical mesmo, e adorei descobrir o documentário Foo Fighters Sonic Highways. A experiência só subiu para outro patamar já no primeiro episódio da série, que se passa em Chicago e tem o melhor resultado em música do álbum para mim: Something From Nothing, além de ser dos melhores resultados em episódio também. A única relação música vs. episódio que não combina tanto em glória, é o episódio de Austin que não gostei tanto, mas a música na parte de What Did I do? é muito boa.

Sobre gêneros musicais, eu sabia previamente um pouco dos cenários por cidades americanas apenas de Seattle e todo o seu grunge e também Nashville com o seu country e adorei sair sabendo mais de outras cidades também. 

O episódio de Chicago é o meu favorito e segue a histórias do blues nos anos 50 e 60, e o punk rock dos anos 70 e 80, o meu segundo favorito é o episódio 7, que se passa em Seattle e foi gravado no Robert Lang Studio - que foi o último lugar onde o Nirvana gravou e onde o primeiro álbum do Foo Fighters foi gravado e o meu terceiro episódio favorito é o último que se passa em Nova York e fala sobre os estúdios de gravação e aparece até o Barack Obama no episódio.

Hoje o documentário não está disponível em nenhum streaming (ele é original da HBO) e eu adoraria assistir novamente. Existe algum documentário sobre algum artista e/ou banda que vocês gostam demais e gostariam de recomendar? E gostaram desse tipo de categoria de post no blog?

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

6 Comentários

  1. Oi, Giovana! Particularmente gosto bastante de Foo Fighters. Nunca assisti este documentário. Parece ser excelente. Os hits dessa banda são maravilhosos. Que pena que este documentário não esteja em streaming para eu assistir. Existe um documentário do Beatles, que particularmente adoro chamado GET BACK que é sensacional, inclusive eu tenho o disco em DVD deste documentário. É maravilhoso o documentário. Outro documentário que tenho em DVD é da banda californiana BLINK 182, aliás essa banda é a minha favorita da vida. Hahahaha. O documentário se chama THE URETHRA CHRONICLES. Esses dois documentários eu recomendo com certeza. Se você gosta de assistir documentários musicais certamente irá gostar destes. Ah e traga sim na medida do possível mais postagens deste tipo. Eu amo música, especialmente rock que é o gênero musical que mais me agrada, embora eu goste e ouço praticamente todo tipo de música. Um abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar do Get Back, mas ainda não assisti, vou anotar a dica dos dois!

      Excluir
  2. Oi! Gosto bastante das músicas da banda, me lembra muito minha época de tardes assistindo a MTV. Adorei essa coluna. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Interessante! Confesso que não conhecia, mas gostei bastante!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader