Filmes

Livros

Séries

[Review] The Lies of the Ajungo - Moses Ose Utomi

by - 22.5.23

[Review] The Lies of the Ajungo - Moses Ose Utomi
Forever Desert, #1
Autor: Moses Ose Utomi
Editora: Tordotcom
Páginas: 87
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse traduzida: A novela de estreia de Moses Ose Utomi, The Lies of the Ajungo, segue a jornada épica de um menino para trazer água de volta para sua cidade e salvar a vida de sua mãe. Prepare-se para entrar no Forever Desert.

Dizem que não há água na City of Lies. Dizem que não há heróis na City of Lies. Dizem que não há amigos além da City of Lies. Mas você acreditaria no que dizem na City of Lies?

Na City of Lies, eles cortam sua língua quando você faz treze anos, para apaziguar o terrível Império Ajungo e garantir que ele continue mandando água. Tutu fará treze anos em três dias, mas sua mãe ressequida não vai durar tanto. Então Tutu vai até sua oba e faz uma oferta de água para sua mãe e, em troca, ele viajará para o deserto e trará água para a cidade. Assim começa a busca de Tutu pela salvação de sua mãe, de sua cidade e de si mesmo.

The Lies of the Ajungo abre as cortinas de um mundo tremendo, e dá início à fábula épica do Forever Desert. Com cada palavra, Moses Ose Utomi tece magia.

Tutu está quase chegando aos treze anos e todos ao seu redor fazem questão de lembrá-lo que quando ele chegar a essa cidade irão cortar a sua língua, o mesmo que acontece com todos os moradores da City of Lies que chegam à essa idade, pois esse é o tributo pago à cidade de Ajungo para eles receberem água que mal dá para sobreviver.

[Review] The Lies of the Ajungo - Moses Ose Utomi
Acontece que a mãe de Tutu contrai uma doença relacionada à falta de água e assim ele decide fazer o que poucos da cidade fazem todos os anos e nenhum nunca conseguiu: ser um herói que vai encontrar água no deserto para salvar a cidade e sua mãe.

Além do dilema de que lá não existe heróis, também existe a recomendação de que não existem amigos no deserto e que ele deve ter cuidado com quem encontra, pois pode ser de Ajungo.

Gostei de como aleatoriamente encontrei uma história que me passasse as vibes de Mad Max Fury Road, pois às vezes fico querendo encontrar livros que exalem a energia de filmes bem específicos e é uma trabalheira encontrá-los. Os motivos que me fizeram lembrar do filme são: água escassa comandada por poucos e personagens fdp.

O tom dessa história está muito ali na linha de interseção entre a origem das lendas e a jornada do herói, e por mais que tenha um protagonista de 13 anos, esta história não é nem juvenil e nem YA, é uma novella adulta que descreve sem muitos detalhes mutilação e partes mutiladas, além de não ter um final feliz, terminando bem nas linhas: metas foram concluídas, mas a que custo?

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

8 Comentários

  1. Oi Gio, que densa essa história em. Essa questão da falta de água é uma boa distopia que logo será a nossa realidade se o clima continuar desregulando a cada ano. Juro que pensei que era um livro infantil. Cortar a língua... que triste.

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que hoje quando se pensa em distopia o primeiro problema que se passa pela mente é relacionado à água né?

      Excluir
  2. Oi Gio, tudo bem?
    Eita, não tem final feliz? Já fiquei com pena do que esse menino de 13 anos deve passar. Não deve ser uma história fácil a dele, ainda mais dado o contexto do que ele vive e o motivo pelo qual ele parte em sua jornada. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu for dividir o livro em três grupos de interessados, apenas um teve final feliz.

      Excluir
  3. Confesso que amo protagonistas jovens, então isso já me cativou de cara, depois de ver essa capa linda. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei da ideia da história. E já fiquei curiosa para acompanhar o personagem nesta aventura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gostei mais de protagonistas jovens e hoje só aproveito quando tem outros formatos narrativos, em especial HQs!

      Excluir
  4. Oi, Giovana. Tudo bem? Parece uma obra maravilhosa, embora triste. Que bom que curtiu a obra por completo. Fiquei curioso em lê-lo futuramente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que é um formato de história (novela), que não é muito publicado por aqui :/

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader