Filmes

Livros

Séries

Livros | Quanta Coisa Pode Estar Logo Ali - Lola Salgado

by - 6.10.22

Livros | Quanta Coisa Pode Estar Logo Ali - Lola Salgado
Autora: Lola Salgado
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 368
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Amadurecer é uma droga. De repente, vemos a aproximação da vida adulta e, com ela, das inevitáveis obrigações. Como, de um dia para o outro, temos que decidir qual faculdade queremos cursar, onde queremos trabalhar e como será o nosso futuro? E por que parece que algumas pessoas têm tanta facilidade em tomar essas decisões? Esses são os questionamentos de Olívia ao se ver obrigada a se inscrever em um vestibular para um curso que nem queria fazer. Como se não bastasse, seu pai, que a abandonou quando ainda era pequena, agora deseja uma chance de mostrar que mudou e que merece sua confiança. Em meio aos acordes das músicas de seu grupo preferido, às discussões com a mãe, às dúvidas em relação ao pai e ao que fazer da vida, uma não tão inesperada viagem fará com que Olívia descubra mais sobre si do que imaginava.

Olívia não quer amadurecer e não quer responsabilidades de pessoas adultas nas suas costas, coisa que é difícil agora que ela chegou aos 18 anos e os desejos que ela guardou para sinos últimos anos finalmente foram colocados para fora: lá no fundo ela não queria fazer faculdade de arquitetura - desejo que ela alimentou sua mãe por anos -, nem passou no vestibular e já que não existe um curso que ela acha que seria sua vocação, ela nem acha que deve fazer faculdade.

Esse pacote de informações abala bastante a relação dela com a mãe e assim Olívia chega uma solução: aproveitar o ano de indecisão para conhecer o pai que a abandonou quando era pequena e ver se se conhece melhor para tomar decisões importantes da vida adulta.
Livros | Quanta Coisa Pode Estar Logo Ali - Lola Salgado

Quanta Coisa Pode Estar Logo Ali é uma história de amadurecimento em que a protagonista que sempre viveu com parentes mulheres no interior: mãe, a avó e uma tia, vai passar um ano morando com o pai na cidade grande, sendo que o choque cultural não para por aí, por conta de ser uma pessoa birracial ela cresceu com parentes brancos e nunca teve alguém para ensiná-la sobre suas raízes negras.

Gostei de ver a adaptação da Olivia na cidade grande, pois é um ponto que conversa muito com as histórias adolescentes, em que o grande sonho do protagonista é sair da cidade do interior e ir para a capital quando for adulto, mas geralmente não vemos essas aventuras porque o livro acaba antes, geralmente no final do ensino médio.

É muito interessante a relação da Olivia com o pai durante a história, pois tem uns bons diálogos que ocorrem durante todo o livro, em um capítulo a relação deles abre uma porta, mais para frente uma janela, depois vai construindo uma ponte e por aí vai, assim não existe muita brecha para a Olivia ser birrenta, ela vai tomando decisões cada vez mais sensatas e vai ganhando confiança para se abrir completamente com as pessoas à sua volta.

Do trabalho da Lola Salgado eu só tinha lido antes Minha Vida (não) é uma Comédia Romântica e pelo o que sei das outras publicações dela para um público mais jovem, o trabalho dela é bem rico em representatividade, sendo que em ambos os livros que li dela a protagonista é negra, e o Ravi tem ascendência indiana, ponto que não é abordado a fundo, mas a bissexualidade dele é trabalhada na história. 
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

6 Comentários

  1. Oi, Giovana. Tudo bem? Nunca li nada da autora, mas pretendo futuramente conhecer sua escrita. Este aí parece ser um bom livro para eu começar, né? Que bom que curtiu a obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.co

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se querer começar pelos livros para o público jovem dela com certeza!

      Excluir
  2. Essa parece ser uma leitura e tanto. E já gostei por não ter muitas cenas de adolescente chata, haha. Acho que nunca li nada da autora, mas gostei da dica.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega de adolescente puramente chata né? Algumas vezes é totalmente justificável, mas direto não!

      Excluir
  3. Great read
    https://www.melodyjacob.com/2022/10/how-to-break-out-of-nzu-addiction.html

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader