Anna B RosetiCrônicas de Mistérios e YoukaisFantasiaFantasia UrbanaKindle UnlimitedLivro NacionalLivrosO Conto da RaposaResenha
Livros | O Conto da Raposa - Anna B. Roseti
Autora: Anna B. Roseti*
Editora: -
Páginas: 415
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Ela é uma cética. E ele é totalmente o contrário. Apesar de gêmeos, eles são o oposto um do outro.A vida dos irmãos Naomi e Haru vira de cabeça para baixo após um incidente que os leva a uma viagem para o Japão, onde tudo em que eles tem por concreto pode mudar.Numa terra de mitos, lendas e forte tradição, eles precisam lidar com o próprio drama familiar e seus sentimentos enquanto vários acontecimentos sinistros e mitos do folclore japonês os permeiam.Acompanhados da mais nova, ou não tão nova assim, presença sobrenatural denominada Ryo, Haru e Naomi vão conseguir se livrar de todas as confusões paranormais e choques culturais que os cercam?
"O Conto da Raposa" é o primeiro volume da série Crônicas de Mistérios e Youkais de Anna B. Roseti, que aborda a mitologia japonesa.
Mesmo com personalidades bem diferentes, os irmãos gêmeos Naomi e Haru se dão muito bem, além de cada irmão só ter a certeza que pode contar com o gêmeo para tudo, já que não conhecem a própria mãe e o pai não é muito presente no dia-a-dia deles e a contribuição diária dele para os filhos se resumem a abuso emocional e físico.
"Tão parecidos e tão diferentes eram os dois. Um era a calmaria, e a outra a tempestade que acontecia depois." - O Conto da Raposa, p.41
Haru vê fantasmas, sua família não sabe e uma noite de confusão envolvendo uma fantasma na linha do trem faz com que o pai dele ache necessário despachar o filho para o Japão para a vó criar e Naomi vai junto. Acontece que no Japão os fantasmas não são a única ameaça e os irmãos acabam se aproximando de um kitsune - o Ryo - uma criatura com séculos de vida que é capaz de se transformar uma raposa, que não tem muitas informações do que está ocorrendo por ali, pois a onda de mortes depois que os gêmeos chegaram por ali é muito incomum.
Em O Conto da Raposa há três pontos de vistas (da Naomi, do Haru e do Ryo) e gostei de como deu uma sensação de evolução da escrita durante o livro, pois no início em alguns capítulos existia a repetição de alguma cena com outro ponto de vista, que é algo que não gosto muito de conferir e isso foi ficando raro mais para frente no livro e foi dando abertura para flashbacks muito bem-vindos da origem do Ryo.
Uma coisa que me divertiu bastante enquanto eu lia foi como os personagens são bem versados no deboche (basicamente todos fãs da banda Deboche Mode), que trouxe uma leveza na leitura, já que ninguém perde a oportunidade de dar um toco no outro enquanto estão lidando com questões mais sérias e ameaças horripilantes.
"Mortal insolente, pensou exibindo as presas. Gostei." - O Conto da Raposa, p.87
"Por que humanos têm tanta frescura com o porte de espadas desde que começou essa droga de modernização nesse país? Eu só queria a minha katana agora!" - O Conto da Raposa, p.383
O Conto da Raposa tem os seguintes gatilhos: abuso psicológico parental, sangue, racismo e xenofobia, homofobia, abuso e violência física, porém não são cenas muito pesadas em detalhes e é uma boa pedida para quem quer ler alguma história com elementos de terror e não ficar assustado nem ficar relembrando de cenas mais brutas.
Por conta do livro passar boa parte numa escola, ele me lembrou muito das vibes de livros sobrenaturais da década passada, com o refresco de abordar a mitologia japonesa, que é só se empolgar um pouco que já dá vontade de sair jogando no Google o nome das criaturas presentes e aprender mais.
"— Quanto mais se mentaliza uma coisa, mais se dá poder a ela. Assim você a fortalece." - O Conto da Raposa, p.220
"— Cuidado, Ryo. Histórias antigas tendem a se repetir se os atores são os mesmos." - O Conto da Raposa, p.246
*Lido em parceria com a autora
6 Comentários
Oi, Giovana. Tudo bem? Particularmente gosto bastante da mitologia oriental, especialmente a japonesa. É uma mitologia tão fascinante! ! Este livro parece ser muito interessante. Que bom que curtiu. Fiquei curioso. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Também gosto bastante!
ExcluirOooo this sounds really good and also sounds like it would make a good series on Netflix!
ResponderExcluirAllie of
www.allienyc.com
Right??
ExcluirOi Giovana!
ResponderExcluirParece ser um livro bem pesado e denso, por mais que as cenas não sejam tão detalhadas.
Não sei se faz meu estilo atual, confesso, rs.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Não é tão pesado assim, é um +16 de buenas!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.