Filmes

Livros

Séries

Livros | Reticências - Solaine Chioro

by - 15.4.22

Livros | Reticências - Solaine Chioro
Autora: Solaine Chioro
Editora: Alt
Páginas: 176
Avaliação: ⭐⭐⭐(3,5)
Sinopse: Uma comédia romântica perfeita para aquecer o coração

Davi e Joana se conheceram online e, desde que se falaram pela primeira vez, não conseguiram mais parar. Os dois passam madrugadas conversando, assistem a filmes juntos, desabafam sobre o dia a dia e discutem questões existenciais. O único problema é que eles não sabem a verdadeira identidade um do outro.

Para Davi, Joana é @vidaspretas, a ilustradora incrível com quem entrou em contato para um trabalho. Para Joana, Davi é o @caradaprefeitura, que mandou mensagem convidando-a para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Tudo o que sabem um sobre o outro (e tudo o que importa) é que se gostam e estabeleceram uma conexão real, possível apenas porque o anonimato da internet permitiu que não tivessem medo de se abrir. O que eles não sabem, no entanto, é que estão muito mais próximos do que imaginam...

Publicado pela primeira vez em e-book de forma independente, Reticências é uma história romântica e divertida, perfeita para aquecer o coração. Esta edição conta com novidades na trama, links para as playlists citadas na história e uma entrevista com a autora!

Davi e Joana só se conhecem de forma virtual, ele sob a @caradaprefeitura e ela na @vidaspretas, eles se conheceram virtualmente quando ele trabalhava na prefeitura e a contratou para uma ilustração, mas a sintonia deles nas mensagens fizeram com que eles mantivessem o contato e se tornassem confidentes. 

Assim quando Davi vira um temporário na agência da Joana e no primeiro encontro eles não se dão bem, eles acabam desabafando pelas mensagens os seus desafetos do trabalho, falando mal deles na cara sem notar.

Em Reticências tem um hate to love em um ambiente de escritório e eu gostei de como não é nada irritante, em que os coices vem de uns desentendimentos bem honestos e que facilmente aconteceriam com qualquer pessoa. O romance é conduzido de forma bem slow-burn, com tom bem semelhante à de comédias românticas dignas da Sessão da Tarde, a autora inclusive indica as suas favoritas na entrevista presente no final do livro.

Eu peguei para ler esse livro com expectativas meio erradas, pois eu sabia que ele era bem curtinho e eu esperava um desenvolvimento mais robusto, mas na prática Reticências é uma novella (basicamente um conto grandinho), pois tem muitas páginas dos diálogos de troca de mensagens, páginas pretas dividindo capítulos e mais uma entrevista da autora no final, ou seja: das 176 páginas, umas 130 são da narração da história, daí se eu tivesse começado a leitura com a cabeça centrada de que seria uma novella, eu teria aproveitado de forma bem melhor essa história, pois histórias com essa classificação eu passo mais pano para questão de desenvolvimento, já que costumam ser narrativas mais objetivas. Ao menos o desenvolvimento da personalidade de ambos os protagonistas é muito bom.

Eu venho notando que nesses romances que rolam mensagens e uma identidade secreta (Teto Para Dois poderia ser um bom exemplo, mas a abordagem da descoberta é feita de forma diferente, mas quem lê em inglês, Well Played e Mr. Wrong Number são bons exemplos), eu pego um leve ranço daquele personagem que descobre primeiro e aqui não foi diferente, pois teve duas cenas após a descoberta que eu me incomodei com a postura de quem descobriu e em uma delas inclusive fica catando elogios???

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

2 Comentários

  1. Oi Giovana! Me pareceu ser um livro médio pelo que li na sua resenha, com uma trama bem curtinha e pouco desenvolvida. Não me chamou atenção suficiente para investir numa compra, infelizmente. :/

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader