Filmes

Livros

Séries

Livros | Confidências de uma Ex-Popular - Ray Tavares

by - 4.8.21

Livros | Confidências de uma Ex-Popular - Ray Tavares
Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 432
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Sinopse: Da autora de Os 12 Signos de Valentina. Mais de 4 milhões de leituras no Wattpad.

Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico.

Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular.

Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Confidências de uma Ex-Popular estava meio esquecido na minha wishlist, mas já que a Ray Tavares fez uma ação de dois anos de lançamento e ele estava bem baratinho na Amazon eu comprei e gostei bastante da experiência.

Após Renata Vincenzo ser expulsa do seu antigo colégio e ter vivido à base de tantas rebeldias, ela é matriculada em um colégio interno de prestígio no interior de São Paulo para ver se toma rumo. Lá de cara ela descobre que viver alo será bem diferente da capital, começando pelos alunos que não são um mar de gente branca e hétero, indo até o regime mais rígido da escola, com missas obrigatórias e toque de recolher.

Ao ficar na base da rabugice fica difícil dela conseguir amizades por ali, e sua única fonte de serotonina acaba sendo as aulas de português com a professora Trenetim, e quando ela é demitida, Renata escolhe ter uma missão por aquelas bandas e se junta com outros alunos para investigar o que ocorreu.

Uma coisa que eu adoro nos livros da Ray Tavares são os seus comentários políticos, as referências vão das sutilezas que quem pegou pegou, quem não pegou não pega mais, até às mais descaradas que chegam nos sobrenomes em algumas vezes. Sendo que aqui em Confidências de uma ex-popular há um lado importante do enredo, que junta corrupção, governo e igreja, que se quiser chamar de uma mini câmara dos deputados também pode.

Renata já me deu tudo para poder gostar dela de cara, pois por mais que ela seja mimada e rabugenta, a garota é toda versada na hipocrisia e também tem um bom senso de noção, e conforme as páginas iam passando ela foi se mostrando uma loira de confiança que a gente admira, como a Cher de As Patricinhas de Beverly Hills.

A relação dos personagens começam de forma deliciosamente complicadas, com muita troca de coice, mas vai se tornando um grupinho gostoso, já sobre o romance eu entendo as razões até certo ponto, mas tem umas coisinhas me deixaram braba (de forma ok, não que tenha algum abuso envolvido).

A motivação dos personagens seguem bem nas linhas de Sociedade dos Poetas Mortos e do enredo do meu episódio favorito de My So-Called Life (essa referência tenho minhas dúvidas de que alguém pegue, mas o tom das críticas da Ray combinam com a série e é isto), e é sempre uma delícia acompanhar histórias com professores inspiradores, a professora Trenetim acendeu uma chama nos alunos e também serviu uns coquetéis molotov - não literalmente, senão daria muito ruim.

Achei estranho atrás do livro estar com a classificação indicativa 16+, pois eu imaginava que o livro tinha como público uma galerinha 12+, mas no início do texto já deixa claro qual é o público e não faltam palavrões e pequenos delitos na história para a gente se esquecer disso.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

16 Comentários

  1. Oi Gio, tudo bem?
    Eu queria ler Os 12 Signos de Valentina, mas não tive oportunidade ainda.
    Te confesso que esse livro não me chamaria a atenção sozinho, mas lendo sua resenha curti os pontos levantados.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Os 12 Signos de Valentina, confesso que demorei para ler Confidências por conta da premissa não chamar tanto a atenção, mas ele foi ótimo!

      Excluir
  2. Eu adorei a resenha, me lembra muito um livro chamado '' eu nao sou este tipo de garota'', adorei.
    Gostei do seu blog que ja estou seguindo. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante, nunca tinha ouvido falar.
    Achei legal que tem comentários políticos e referências em meio a história, eu acho bacana isso haha!
    Parece um ótimo livro ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Giovana,

    Eu tinha esse livro, mas acabei doando pela história não me chamar tanta atenção.
    Eu já tinha lido um outro livro da autora e gostado da escrita dela, mas a premissa desse realmente não me interessou.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa!
      Mas mesmo tendo gostado do outro livro da autora você nem deu uma chance?

      Excluir
  5. Oi, Giovana! Como vai?
    Eu li os 12 signos de Valentina e amei a escrita da Ray! Que pena que perdi essa promo pois amo essa premissa e é sempre bom ler um livro adolescente vez ou outra...
    Amei a resenha! Me fez ter vontade de ler e ficar curiosa com essa coisa da professora..
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 12 Signos de Valentina é maravilhoso né?
      Essa promoção de aniversário foi curtinha mas muito boa!

      Excluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas sendo da Ray, já imaginava mesmo os palavrões e as referências que ela tem. E é bem desse jeito, quem pegou, pegou, quem não pegou, não pega mais, por serem bem sutis. Vou anotar a dica de leitura, especialmente se lembra As patricinhas de Beverly Hills.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É capaz que essa seja a característica mais marcante da escrita da Ray Tavares!

      Excluir
  7. Oii,
    eu nunca li esse livro, mas já li tanta resenha sobre esse obra que fiquei encantada com o enredo. Já anotei a dica de leitura, e espero gostar tanto quanto você, porque a sua resenha ficou impecável.

    Beijoss, Enjoy Books
    https://www.blogenjoybooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que faz muito tempo que li uma resenha desse livro? Obrigada!

      Excluir
  8. Oi Giovana,
    Eu também adoro a escrita da Ray Tavares! Ela é divertida e consegue fazer críticas sociais bem pertinentes. Li esse livro e os 12 Signos de Valentina, cada um a sua maneira me deixaram feliz.
    O final deste fez total sentido para mim!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o final eu adorei ver onde eles chegaram, mas tenho minhas ressalvas das decisões!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader