[Review] The Knockout - Sajni Patel
Sinopse traduzida: Uma estrela em ascensão no Muay Thai descobre pelo que (e por quem) vale a pena lutar nesta estreia de #ownvoices YA cheia de coração.Se Kareena Thakkar, de dezessete anos, vai se alienar de toda a comunidade indiana, é melhor fazê-lo gloriosamente. Ela teve a chance de uma vida, um convite para o US Muay Thai Open, que pode levar a uma vaga na primeira equipe olímpica. Se ao menos seu esporte não fosse visto como algo muito violento para as meninas, algo que ela tem medo de compartilhar com alguém fora de sua família. Apesar de agradar seus pais, se destacar na escola e fazer planos para livrar sua família das dívidas, Kareena nunca se sentiu suficientemente indiana, e seu treinamento só está piorando as coisas.O que é inconveniente, já que ela está começando a se apaixonar por Amit Patel, que pode ser o indiano mais perfeito do mundo. Admitir seus sentimentos por Amit custará a Kareena mais do que apenas seu orgulho - ela terá que enfrentar a desaprovação dos pais dele, lutar contra suas próprias inseguranças e permanecer focada para a grande luta. A candidatura de Kareena às Olimpíadas pode muito bem fazer história - se ela tiver a coragem de lutar.
E a instituição sinopses que contam tudo ataca novamente.
The Knockout segue Kareena Thakkar, que está vivendo um momento de sonho por ter a chance de praticar Muay Thai em um grande campeonato nacional, mas a saúde de seu pai é um grande problema, já que ele ainda não está curado e as contas só aumentam.
The Knockout foi um achado depois de eu procurar uma leitura com alguma garota atleta que me lembrasse do livro Furia da Yamile Saied Méndez (que foi uma leitura muito gostosinha do ano passado), e ainda tem a vantagem de ter um ponto cultural na leitura, por conta da protagonista ser indiana-americana.
📖 Leia também: Resenha de Furia
O livro tem um clima mais positivo, mas haja carga emocional nas costas da Kareena durante todo o livro, seja a questão da doença de seu pai, que além de fazer a família dela viver em alerta abre mais um capítulo de #DefendaOSUS, o jeito que ela é tratada pela comunidade indiana por conta de praticar um esporte mais "masculino" e um crush bem intencionado que regula as informações.
"Você vai cair muitas vezes, mas se não tentar pelo menos mais uma vez, não saberá como é ficar em pé."
A autora tinha tudo na mão para resolver bem a rivalidade feminina, sendo que até teve uma cena muito boa lá para a metade do livro sobre isso, mas no final do livro qualquer evolução foi para o buraco com a protagonista precisando gritar um chega, já que a menina não tinha tomado jeito e acabou que a serventia dela girou em torno disso e ser a principal causa da protagonista não se sentir confortável nas tradições indianas.
O livro não foca muito no lado técnico do Muay Thai, tanto que só fui descobrir que sei de quase nada do funcionamento de torneios e duração de partidas lá no finalzinho do livro, que é quando a protagonista participa do USTMO (US Muay Thai Open), mas o livro compensa nas motivações da Kareena e da força da escola - em especial das garotas atletas - em ajudá-la financialmente para ir para a competição.
The Knockout foi uma leitura gostosinha que me deixou em aquecimento para as Olimpíadas (será se devo catar lista de livros com mais protagonistas atletas até lá?), com um senso de comunidade bem legal no ambiente escolar.
8 Comentários
Oi Giovana,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas essa temática indiana com mistura de Muay Thai parece ser muito legal.
A história parece trazer vários pontos importantes.
Dica anotada!
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
É uma premissa que chama muito a atenção né?
ExcluirOi Giovana,
ResponderExcluirEu não leio tanto YA, prefiro mais os NA, mas como nunca li algo parecido, acho que arriscaria a leitura sim! Uma pena que esteja em inglês ainda!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Eu sou meio a meio, mas quando terminei fiquei querendo um NA com algum esporte diferentão assim!
ExcluirAcho que é uma boa catar livros com mais protagonistas atletas como aquecimento sim hahah tem todos os meus votos para isso. Adorei a dica, não conhecia nem a autora nem o livro, mas parece ser realmente uma leitura gostosa. Vou procurar!
ResponderExcluirBeijos :)
Inclusive já estou com um sobre ginastas na meta de julho hahaha
ExcluirAmei a resenha. Acho que nunca li nenhum livro sobre o universo da luta, e esse parece bem legal.
ResponderExcluirEspero que chegue ao Brasil logo
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Eu já tinha lido um NA com um ex-boxeador!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.