Filmes

Livros

Séries

Livros | A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Suzanne Collins

by - 5.7.20

Livros | A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Suzanne Collins
Jogos Vorazes, # 0.4
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Rocco
Páginas: 576
Avaliação: 🌟🌟🌟
Sinopse: UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.

É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.

Na décima edição dos Jogos Vorazes é incluída uma mentoria com jovens que estão prestes a se formar na Academia da Capital na busca de um maior interesse nos jogos, as 24 mentes mais perspicazes da capital que estão à beira de entrar na universidade vão ajudar os 24 tributos a tentarem vencerem os jogos. Coriolanus Snow está entre os 24 mentores, mas pegar para ser mentor da garota tributo do distrito 12 (Lucy Gray) não é a melhor escolha para um Snow mostrar o seu melhor, mas ele tem que usar tudo que está em seu poder para vencer, pois além de ser uma vitória pessoal, a família dele precisa disso.
Livros | A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Suzanne Collins
Só usando o meme do Troy para eu conseguir ter um resumo do que eu achei do livro, com as cenas intercalando a primeira e a segunda parte da imagem
Durante a mentoria eu esperava que o Snow tivesse uma frieza do nível da Clemensia, mas na sua articulação dos esquemas (com uma boa rebeldia) que reforçavam as falsas aparências da vida da família do Snow foi bem na linha do esperado, só que na impressão geral acabou sendo um livro de mais de 500 páginas com um Snow xavecador de novinha.

Os Jogos Vorazes se forem comparados com os da trilogia original eram apenas um rascunho, mais animalesco e menos glorioso, e é interessante ver as razões de como eles foram se encorpando durante esse livro, sendo que para mim era só jogar no mato a parte final do livro e focar mais nesse ponto, emendava com os Jogos Vorazes da Mags  para poder comparar as diferenças que era um sucesso.

Por outro lado, As Cantigas dos Pássaros e das Serpentes me fez relembrar de todo lado greco-romano do mundo criado pela autora, que vai além da questão da arena, sendo presente em nomes e nos materiais das construções. E por eu não ter um histórico de resenhas dos livros da trilogia original (por ter lido antes de ter o blog) não sou capaz de opinar na questão das diferenças da narração da Katniss para a do Snow, mas eu gostei de acompanhar os bastidores dos jogos e as reações do pessoal ao acompanhar a arena.

Já aviso que o epílogo tem exatamente tudo o que eu buscava nesse livro, lá tem o Snow do jeito que  gente conhece, e por o livro ter focado tanto no relacionamento dele com a Lucy Gray dá até para interpretar que a maior razão de ele só ter virado o que virou por conta da boa e velha dor de corno™, ficando um pouco esquecida a influência da vida na capital, por conta da Dra. Gaul só aparecer em pontos chaves da história e ser ela quem empurra a razão dos Jogos Vorazes serem feitos anualmente e enfatizar a mão de ferro da Capital.

Não há nada tão vilanesco do Snow nesse livro, ele faz coisas contra as regras para se dar bem e pronto, a Capital tem regras erradas e ele faz outras atitudes erradas, ele está sujo no que está se metendo, mas não é a fruta mais podre da Capital. A Lucy Gray tem astúcia e uma grande simpatia, mas não me fez torcer por sua jornada e Sejanus (um amigo nem tão amigo do Snow) é o personagem revolucionário no rolê e que foi muito azarado de ter nascido em Panem.

O livro sofre um pouco do mal dos calhamaços, em que acontece muita coisa que não me importa tanto para ter alguma cena muito boa, mas ao menos eu estava bem envolvida na história para continuar virando as páginas de forma empolgada para ver o destino dos personagens, ele não foi um livro grande que a gente fica se coçando para começar um outro livro no meio do caminho para ter a satisfação de finalizar uma leitura.

As Cantigas dos Pássaros e das Serpentes ajudaria muito o leitor se viesse com um aviso meio que nas linhas: "olha aqui tem romance que envolve um jovem Presidente Snow, por favor não revire os olhos".

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

14 Comentários

  1. Oi
    eu quero ler esse livro mas confesso que não sei muito o que esperar dele, porém romance que envolve o Snow era alguém que nunca imaginei e creio que é uma parte de enrolação na história, algum dia irei ler esse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro, mas não conhecia muito sobre a história, adorei a resenha, parece ótimo.
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não entendi muito bem a resenha, já que nunca tive acesso à leitura dos livros da série.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Giovana.
    A sua é a segunda resenha que leio desse livro e até agora não me animei a ler ele não. pelo contrário, só fico cada vez com menos vontade. Ainda mais com o preço que está hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi várias resenhas que tinham me dado até uma hype, mas o livro não é de empolgar não viu

      Excluir
  5. Oii Giovana
    Vi diversas resenhas sobre esse livro, a maioria delas negativas e fiquei intrigada com o porque e queria muito ler. Só que um amigo leu e disse que ficou completamente apaixonado pela história e não sei mais o que achar. Quero ler e ver o que vou achar disso tudo.

    Beijinhos.
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro está sendo bem 8 ou 80, eu devorei as páginas mas tive muita raiva da abordagem do Snow.

      Excluir
  6. No momento passo longe demais desse livro. Não sei se iria gostar de ver o Snow como protagonista, ainda mais se ele for mais chato que a Chatniss..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chatniss kkkkkkkkk, nem lembro qual impressão eu tinha dela no livro.

      Excluir
  7. Oi, Giovana!

    Adoreei a sua resenha!! Confesso que não sei se vou ler o livro, já saí da vibe de Jogos Vorazes faz tempo, mas pros fãs sem dúvida é uma ótima pedida pra matar a saudades

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sei que o livro tá servindo para os fãs saírem no tapa kkkkk

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader