Filmes

Livros

Séries

Filmes | Sociedade dos Poetas Mortos

by - 9.7.19

Título: Dead Poets Society
Elenco: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, Gale Hensen, Josh Charles
Diretor: Peter Weir
Estreia: 2 de Junho de 1989
Gênero: Drama
Duração: 128 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Nesse novo ano escolar tem um novo professor de Inglês no internato Welton Academy, ele é John Keating, um ex aluno que já na primeira aula mostra que não é muito fã do modo monótono de dar aula que se resume a leituras de vários capítulos para uma aula ou trabalhos extensos com prazos curtos. Já dizia o meu quote favorito da série Mozart in the Jungle, "o mundo é um palco" e é aonde as aulas ocorrem, e nada de ficar preso aos cronogramas e ideiais de algum livro.

A masculinidade tóxica é um tópico recorrente hoje em dia, e quem diria que um filme cheio de jovens rapazes por metro quadrado em 1989 seria pouco de tóxico nesse ponto? Os caras aproveitam a Sociedade dos Poetas Mortos para escrever e declamar poemas e ninguém tira ninguém nesses encontros, o grupinho é maravilhoso, diferente da sala completa, mas enfim.

"Oh captain, my captain!"

Ainda não é hoje que não ficarei encantada com os professores revolucionários da ficção, e o Robbie Williams é muito inventivo nesse ponto, é necessário ter alguma aula que não fique apenas a ler livros e resolver problemas na carteira da sala de aula.


Filmes costumam ter uns finais ousados, e eu não vi chegando o do destino de um dos personagens principais, pois além de ser trigger warning, eu não gosto de ver em telas isso sendo como alguma solução narrativa.

Sociedade dos Poetas Mortos é uma combinação de vários fatores bem vindos em um filme: um tema interessante, um elenco bom, personagens cativantes e uma abordagem  narrativa que envelheceu como vinho.

Trailer maroto do filme:

Confira também:

0 Comentários

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader