Filmes

Livros

Séries

Filmes | Van Gogh: Pintando Com Palavras

by - 11.5.16

Título: Van Gogh: Painted With Words
Elenco: Benedict Cumberbatch, Aidan McArdle, Christopher Good, Daniel Weyman, Ferdinand Kingsley, Jamie Parker, Richard Trinder, Rowena Cooper, Stephanie Jacob
Estreia: 5 de abril de 2010
Gênero: Drama, Biografia, Documentário
Duração: 80 minutos
Classificação: 10 anos
Sinopse: Drama-documentário apresentado por Alan Yentob, com Benedict Cumberbatch no papel principal como Van Gogh.
Cada palavra falada pelos atores neste filme é originado a partir das letras que Van Gogh enviou ao seu irmão mais novo, Theo, e daqueles ao seu redor. O que emerge é um retrato complexo de um homem sofisticado, civilizado e ainda atormentado.
Esta é a história de Van Gogh em suas próprias palavras.

Sempre tive mais de uma razão para ver Van Gogh: Pintando com Palavras, que são a história do Van Gogh e Benedict Cumberbatch ruivo (que é quase a versão Super Sayajin dele), e que resultado mais delicado senhoras e senhores. A vida de muitos artistas se resumem a: toda a vida é miserável e seu trabalho não é nada valorizado, mas morreu e todos já correm atrás do trabalho só pela lógica de que não terão mais trabalhos dele no futuro, com Van Gogh não foi diferente e é de uma tristeza...

A história é contada a partir de cartas do Vincent para o seu irmão Theo, por isso tem abordagem diferente do que outras adaptações da história dele, aqui é realmente a cabeça de Van Gogh contando sua história, não a interpretação de alguém sobre os fatos, que se tornam um quê a mais no documentário.
Vincent Van Gogh é interpretado pelo Benedict Cumberbatch, cara que te derruba só com uma cara de sofrimento durante suas atuações e que escolha mais linda, a sua voz associada aos relatos das tais cartas ou fatos vividos pelo artista são de arrepiar, fora os momentos que ele meio que dialoga com o telespectador que passam a sensação de que o Van Gogh veio a sua sala conversar e contar sua história.

Os efeitos não são tão ricos como a biografia de Kurt Cobain por exemplo, mas é de um trabalho tão primoroso, delicado e belo. No início são apenas vários tons de marrom na vida de Vincent enquanto ele buscava seu lugar no mundo, mas ganham cores nos detalhes quando ele descobre seu lado artístico - sendo que seu potencial já tinha se revelado nas cartas - são girassóis por aí, a muito azul, amarelo e laranja nas pinturas, pena que sua mente não se coloriu na época...

Esse documentário com certeza daqueles que você pega revendo em tardes chuvosas e se inspira para conhecer cada vez mais de Vincent Van Gogh junto com sua arte e vida. Claro que se tiver tempo, aproveita a viagem e (re)assiste o episódio Vincent and The Doctor (Doctor Who), que também é da BBC, que é outro trabalho de se bater palmas.


Confira também:

42 Comentários

  1. Oi Giovana, eu não conhecia esse filme, mas já quero muito ver só pelo fato de ser estrelado por Benedict Cumberbatch. Eu sou apaixonada por esse ator, sério mesmo. Já vou procurar para assistir. Muito obrigada pela indicação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, giovana, que lindo, quero assistir. Eu raramente assisto algo, prefiro muito mais ler, mas documentários reais me chamam muita atenção e foi o caso desse.Adorei saber que se origina de cartas reais e que o ator só deu ainda mais charme para o documentário, é interessante conhecer a vida desse famoso pintor. Obrigada pela dica, vou assisti-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisto poucos filmes, porque vejo muitas séries e leio muito *u*
      Amei a proposta do documentário ser a partir de cartas!

      Excluir
  3. A primeira coisa que eu vi quando abri essa página foi: GENTE, ESSE É O BENEDICT CUMBERBATCH RUIVO? <3
    E simplesmente adorei seu comentário da versão Super Sayajin dele HAHAH
    Mas falando sério agora, como é que eu nunca soube desse filme? Eu acho a atuação do Benedict muito sensacional, ele tem esse poder de se adaptar ao personagem e trazer muito mais emoção pra história que eu não consigo superar. E ainda por cima interpretando Van Gogh, um dos meus artistas favoritos. Acho a história dele fascinante.
    Adoro filmes sobre artistas, ainda mais quando eles conseguem transmitir a mensagem do sofrimento e emoção que os pintores passavam. Achei muito interessante o efeito que você comentou das cores surgindo ao longo do filme.
    Próximo filme que eu vou assistir nesse final de semana já, COM CERTEZA.
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASHUAHSUAHSUAHS apenas um fato sobre ele ser ruivo!
      Espero que goste do filme \o/

      Excluir
  4. Adoro documentários, mas faz um tempo que não assisto e acho que este aqui será uma boa volta ao gênero. Não sei basicamente nada do Van Gogh, inclusive, o que sei é o que foi passado no episódio do Dr. Who que você mencionou no post.
    Vou procurar pra assistir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre soube pouco dele, mas esse episódio de Doctor Who é uma obra prima <3

      Excluir
  5. Oi Gi
    Adoro documentários e sou curiosa para conhecer mais detalhes desse gênio peculiar que era Gogh.
    Com certeza deve ser incrível e ter uma fotografia linda, devidos os tons que ele usava e tudo mais.
    To passada em ver esse ator de cabelos ruivos! Preciso assitir com certeza.
    Ótima dica. Vou tentar assistir em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giovana! Tudo bem?
    Nem tenho palavras para explicar o quanto eu amo Van Gogh! Suas obras eram incríveis, mas sua vida como artista conseguiu ser ainda mais inacreditável. Não conhecia este filme ainda, mas já fiquei super animada para vê-lo. Mesmo sabendo da fama de Benedict Cumberbatch como um ótimo ator, ainda não tive a chance de vê-lo atuando, pois nunca assisti a um filme ou série da qual ele fizesse parte, então esta será uma boa chance para que eu possa conhecê-lo melhor também. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sabendo pouco de sua vida, ele é dos meus pintores favoritos há tempos!
      Venha conhecer a maravilha que é a atuação do Bene!

      Excluir
  7. Oi Gi! Não sabia que o Ben já tinha interpretado o Van Gogh. Mas não tem jeito: sempre vou pensar no Vincent de Vincent and the Doctor. Eita episódio lindo, né? *__*
    Beijos
    Mari
    Sorteio no blog Pequenos Retalhos: Livro Mentira Perfeita. Participe!

    ResponderExcluir
  8. Adoro filmes-documentários-biograficos. Meu deus, já quero ver. Amo o Ben amorzão Sherlock Smaug, então vai ser muito legal vê-lo e também para conhecer mais sobre a história de Gogh. Adorei a dica, muito obrigada <3

    ResponderExcluir
  9. Oi, Giovana,
    Que dica interessante, Van Gogh era um mestre e sua biografia deve ser incrível.
    Moro em outro planeta porque não conheço o ator, mas pelos comentários seus e do post, ele deve ser bom.
    Colocarei na lista para assistir.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta. blogspot. com

    ResponderExcluir
  10. Oi Giovana,
    não conhecia o filme e sinceramente creio que não assistiria, mesmo ele aparentemente tendo um alto teor cultural, e olha que ando me esforçando para ler/assistir obras do tipo, mas não me interessei mesmo, de qualquer forma vou anotar aqui, porque sou extremamente volátil e vai que eu decido que quero assistir né? Pois bem, valeu pela dica, continue trazendo esse tipo de novidade.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Olha, não conhecia o filme, mas conheço um pouquinho da vida de Van Gogh. Lecionei arte um período e acabei pesquisando muito sobre o assunto. Adorei a dica, e assim que possível irei procurar o filme. É uma história fantástica, e pelo que você diz, o filme tá muito bacana.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ver filmes com frequência, às vezes faço meio que uma maratona, mas dificlmente vejo filmes, sabe? E biografias não chamam muito a minha atenção, mas fiquei curiosa com essa, eu não sei muito sobre Van Gogh, na verdade não sei praticamente nada, mas tenho curiosidade e acredito que esse filme deve ser bem bacana de acompanhar e uma ótima forma de conhecer um pouco sobre ele. Enfim, vou tentar ver esse filme, obrigada pela dica ;)

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço parecido! Gosto de biografias quando se tratam de gênios ou atores que gosto!

      Excluir
  13. Olá!
    Eu não sou uma apreciadora das artes, mas conhecer um pouco sobre a mente de alguém que é tão comentado e apreciado me deixa curiosa... Gosto de aprender sobre tudo! Infelizmente é comum para a humanidade ''dar valor'' ao que se perde.

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu não conhecia o filme ainda, mas confesso que adoro esses documentários, ainda mais de fatos verídicos, e nada melhor de conhecer mais esse querido artista que fez tanto sucesso, né? eu com certeza fiquei animada em conhecer mais da vida do Van Gogh, por isso pretendo assistir o filme sim. Adorei

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Quando eu era adolescente tinha uma coleção de livros contando a história de cada pintor pois eu tinha uma professora de arte que fez com que a gente estudasse sobre eles. E de longe a história do Van Gogh é uma das que mais me fascinaram na época. Eu não sabia que tinha um filme sobre a vida dele é com certeza agora que sei quero assistir.
    Obrigada pela dica!
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi *--*

    Não sou fã de filmes desse gênero puxado para documentários ou sobre a vida de alguém mas confesso que esse me chamou atenção pois admiro muito as obras do pintor. Acho que deve ser incrível poder saber mais sobre a forma como ele via as coisas. Ver sua empolgação quanto a produção me deixou com vontade de ver.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/series-04-scream.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há exceções com gêneros que não gostamos tanto!

      Excluir
  17. Olá!

    Que interessante! Eu não sabia da existência desse filme/documentário! Adorei saber!
    A imagem que postou leva a crer que tem uma bela fotografia.
    Gosto muito do estilo de documentário, e acredito que esse preciso ver rs. Agora me interessei tb pela de Kurt que vc citou ali. Vou procurar os dois!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? É uma delícia para os olhos!
      A do Kurt é legal!

      Excluir
  18. Eu só consigo "enxergar" van gogh na visão do Doctor Who hahaha
    Aquele episódio fez com que eu chorasse demais, e choro toda vez que assistir.

    Amo o Benedict Cumberbacth e amei a atuação dele nesse filme, mas DW superou *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do documentário consigo enxergar ambos, mas que DW superou é fato!

      Excluir
  19. Não me lembro de ter assistido esse documentário ou lido filme, mas a foto que você deixou no início do post é linda! E ele sendo ruivo me deixou curiosa para assistir.
    Não sabia também que o primeiro nome de Van Gogh é Vincent. Lindo nome!
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro o Benedict Cumberbatch. Ele sempre nos fascina nos seus papeis como em Doutor Estranho e Sherlock e neste não parece ser diferente. Estou ansiosa para conferir o filme Brexit, quando vi o trailer fiquei abismada como ele tá irreconhecível. Achei muito inusitado utilizarem um assunto tão atual para fazerem uma produção. Creio que o filme brexit deva ser bem revelador e intrigante devido sua história, parece não ser mais um filme enfadonho de política, mas que pelo contrário, tem um ritmo legal e bem conduzido, sem ser tão previsível quanto os demais da categoria. Que chegue logo fevereiro para poder assistir. Eu quero muito ver filmes para traçar paralelos entre a política antiga e atual.

    ResponderExcluir
  21. Queria muito ver esse filme, mas não acho em lugar nenhum. Alguém poderia me passar um link do filme, por favor?

    ResponderExcluir
  22. Olá. Eu adoraria ver esse filme, mas não encontro em lugar nenhum. Alguém sabe onde tem?

    ResponderExcluir
  23. Para todos os fãs do ator inglês e do pintor holandês e de filmes de artes em geral (que nem eu), aproveitem estes links:

    1) http://www.area-documental.com/player.php?titulo=Van%20Gogh%20pintado%20con%20palabras

    2) https://www.zonadocumental.com/player.php?titulo=Van%20Gogh%20pintado%20con%20palabras

    3) https://www.facebook.com/watch/?v=2059846234111127

    4) https://vimeo.com/channels/1176160/172237993

    5) https://www.dokonlin.ru/video/van-gog-portret-napisannyi-slovami-van-g.html

    Todos são do tipo 'streaming' e apenas alguns são legendados [não existe versão dublada dele]. Espero que curtam !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Existem muitos filmes produzidos recentemente sobre o gênio holandês. Uns dos meus preferidos é "Com amor, Van Gogh". RECOMENDO TOTALMENTE ...

    Tchau e até a próxima ...

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader