Filmes

Livros

Séries

Livros | Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

by - 3.3.16


Trilogia Grisha, livro #2
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Avaliação: ★★★★
Compre em: Americanas
Sinopse: Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza.
Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.
❖❖❖❖
Maly e Alina estão buscando viver quase como camponeses em terras desconhecidas para não se tornarem alvo do Darkling,  porém ele logo os encontram e os mantém fugitivos em um barco de mercenários, ao menos ambos estarão um tanto seguros na embarcação pois o Darkling precisa de Alina inteira e do Maly para seus dons de rastreamento, sem contar que os mercenários estão sendo bem mais legais que o esperado.

O Darkling tem planos em relação a Alina referentes a lendas antigas. O líder dos mercenários se mostra ser uma figura importante do reino e arquitetou um plano para a fuga de Alina e Darkling das mãos do Darkling. De volta ao palácio eles discutem técnicas para salvar Ravka e criar alianças, nisso conhecemos mais esse líder e quanto misterioso ele é porém engraçado e que a relação de Alina e Maly mesmo sendo forte passando por maus pedaços.

Alina está se tornando um poço de poder e não é mais tão ingênua quanto no primeiro livro, porém os seus desejos de poder e dar um fim aquilo o mais rápido possível são atrapalhados por sua falta de experiência, ela tem que tratar tudo aquilo a pulsos firmes e ganhar a confiança de líderes, sempre a sombra de uma nação a chamando de santa.

Esse início da ascensão de poder da Alina está quebrando aos poucos a relação com Maly, este que se mostra cada vez mais forte, mas ele não é de aço para aguentar tudo. O líder dos mercenários é um belo (em mais de um sentido) alívio cômico na história e também muito inteligente no que faz, conhecemos um pouco de seus demônios interno mas não dá para saber a que ele veio.

O livro tem um bom desenvolvimento de personagens e grandes mitologias do universo criado pela Leigh Bardugo. Gosto da escrita dela, de seus personagens e do universo criado, mas sempre fico com a sensação de faltar algo, o início e o fim do livro são eletrizantes e o meio fica para conflitos menores e desenvolvimento dos personagens, fico sentindo a falta de algum "booom" no meio da história.

Confira também:

40 Comentários

  1. Olá
    Não conheço a obra nem a autora, mas parece ser interessante.
    Esse negócio dela ser conjuradora do sol deve ser o ponto alto da história, mas o que ela faz? Tem algo nesse livro ou foi no anterior? Ou vai vir depois?
    No momento eu não o leria por ser uma série (e ele é grande tbm), vou deixar mais para frente. kkk
    Beijinhos, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu estou para lendo essa trilogia desde o ano passado. Gostei muito do que a história apresenta e nossa, to bem ansiosa pra ler. Mas quero comprar todos de uma vez (os publicados no Brasil), estou esperando uma promoção boa. Adorei a sua resenha, conseguiu falar bem sobre a história (eu valorizo muito isso). só aumentou mais a minha vontade de ler. :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia já está toda lançada por aqui, porém tem um livro novo que é do mesmo universo e está para chegar!

      Excluir
  3. Olá.
    Eu ainda não li a trilogia grisha por falta de tempo,pq estou louca para conhecer esse universo criado pela Leigh. Aliás, eu conheci ela pessoalmente na bienal de 2015 e ela é um amooor de pessoa, autografei os três livros e ela ainda deu bottons de brinde.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi geral que conseguiu autógrafo com ela! Que bom que ela é um amor!

      Excluir
  4. Gosto muito de acompanhar trilogias ou séries, e é por isso mesmo que essa já está na minha lista de desejados há um bom tempo. Já conhecia o livro, assim como a sinopse, mas com a sua resenha pude identificar outros pontos marcantes, por mais que seja o segundo volume. Claro que poderia ter percepções melhores se tivesse lido o primeiro, mas enfim... espero ler em breve! beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Acho lindas as capas dessa série! A premissa da história é interessante, mas não o suficiente para me fazer querer ler nesse momento.
    Que bom que você gostou desse segundo livro, pena você ainda sentir falta de algo mais avassalador na história. Quem sabe o terceiro livro não traz mais surpresas né?

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie, aind anão li nada da autora e confesso que o estilo dela não me atrai muito, apesar dos livros dela ser muito elogiados e da autora ter muitos admiradores. Fiquei um pouco perdida na sua resenha, mas acho que é porque não li o livro um.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O universo é inovador mas eu fico na sensação que falta algo nos livros, e não consigo entender o grande alvoroço não!

      Excluir
  7. Oii!
    Amei a resenha ♥ Bom, já conhecia o livro e gostei bastante da premissa! Mas não sei se leria no momento ainda mais por ser série (tô fugindo de séries e mesmo assim não tem funcionado muito kkkk). Esse negócio de ser Conjuradora do Sol deve ser bem legal rs O que mais me chamou atenção foi isso, queria descobrir como a autora desenvolveu isso no livro *-*

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É trilogia! E obrigada <3
      No caso da Alina não é legal não viu? ´É uma pressão danada!

      Excluir
  8. Oiii
    sou apaixonada pelas capas dessa trilogia, são tão lindas kkk
    Já ouvi falar muito desses livros, mas ainda não li. Fiquei um pouco perdida na resenha, mas é pq não li o primeiro mesmo hihihih A mitologia desse livro parece ser incrível e bem diferente, gosto disso. Espero que eu consiga ler a trilogia logo :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né não? Elas tem uma pegada diferente *-*
      A mitologia é bem diferente! O universo criado é bem completo!

      Excluir
  9. Eu ainda não conhecia essa série e mesmo sem ter lido a resenha do anterior, eu não fiquei perdida, pelo contrário. Me deu vontade de conhecer, acho livros com essa temática muito interessantes e gostei muito da premissa. Sobre Alina ter amadurecido e ganhado poder, isso é muito bom quando acontece ao longo da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito que terminou o livro ela deve ter um maior amadurecimento e ganho de poder no final da trilogia!

      Excluir
  10. Oi *---*

    Só vejo maravilha sobre essa série, com todo o surgimento de uma nova fantasia, tenho o primeiro livro na estante e quero muito ler. É muito bom quando vemos os personagens amadurecerem e crescer ao longo a série, espero conferir logo tudo isso.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie. Eu não conheço essa série, mas no momento a premissa do livro não me interessou muito. Parece bacana o fato de ter um líder que nos proporciona momentos cômicos, em um livro que aparenta ter bastante ação isso dá uma quebrada no gelo. Que pena que o "recheio da história", que seria o meio não é tão bom, na sua opinião. Anotada a dica para o futuro. Sabe me dizer quantos livros tem a série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o livro não é tão rico em ação viu? Pelo menos para mim, por isso que não achei tão bom. São 3, já publicados por aqui.

      Excluir
  12. Olá, Tudo Bem?
    Eu já ouvi muito se falar nessa série internet a fora, mas nunca tive uma certa curiosidade para ler, até parece ser boa mas ainda tenho um certo receio pra lê-la. Esse ano já não sei se daria conta também.

    ResponderExcluir
  13. Olá Giovana,
    A Trilogia Grisha desperta muito minha curiosidade, pois sempre vi muitos elogios para com ela.
    Entretanto, não imaginava isso que você disse, que tem um começo eletrizante e depois vem uma monotonia, acho que também sentiria falta de um boom e, confesso, me desanimei um pouco de ler :(
    Acho que o universo criado não deve suprir essa falta. Fiquei bem em dúvida sobre a leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi muitos elogios antes de pegar para ler, e essa coisa de história morna já senti no livro anterior e aqui permaneceu :/

      Excluir
  14. A capa é muito, muito bonita, mas o livro não me chama atenção. Vi que é o segundo de uma série né, por isso permaneci meio perdida do começo ao fim rsrs. O que eu posso dizer é que livros de fantasia como esse, sem um acontecimento grandioso, um boom como você falou, é bem chato. Não só fantasia, né, acho que todo livro tem que ter aquele fato que faz toda a diferença.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Os booms que tem no início e no fim são grandiosos, mas o miolo é chatinho :/

      Excluir
  15. Oi
    Essa trilogia não chamou muito minha atenção. Acho que é o temática envolvendo fantasia e tal...
    É ruim quando sentimos que falta algo na história sabe. Mas não desanime, quem sabe no próximo livro isso tudo melhora!
    Valeu a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oii!!!
    Acredita que nunca li nenhum livro dessa autora?!! Tenho o primeiro mas ainda não apareceu aquela vontade de ler =S
    Só fiquei na curiosidade pra saber mais sobre esse poder dela e pq ela tanto quer esconder e tenho a ligeira impressão que vou saber isso no primeiro..hahahahaha...espero daqui pro final do ano a vontade de ler apareça!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/03/resenha-era-uma-vez-no-outono-lisa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ela não quer esconder o poder, tá se sentindo a última bolacha do pacote com o poder!

      Excluir
  17. Oi! Tudo bem?

    Nunca li nenhuma resenha sobre a obra... Mas achei a premissa interessante e ao mesmo tempo confusa! xD Talvez seja por se tratar do livro #2. Mas, enfim, acho que ainda assim não leria a obra. Ainda mais por você considerar que falta algo na narrativa...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta um boom no meio da história, de resto é uma maravilha!

      Excluir
  18. Já conheço essa trilogia à séculos e sempre tive muita curiosidade de ler, mas nunca tomei a iniciativa. Como não li, não entendi muito do que você disse sobre a história, confesso ter me confundido aqui, mas parece ser uma trama cheia de aventuras.
    Quem sabe não começo a ler ainda esse ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada pela capa desse livro e do primeiro também, mas ainda não li nenhum deles - embora tenha muita vontade.
    Acho que esse toque da autora de deixar o meio mais "lento" deve ser algo para dar uma respirada. Mesmo assim, acho que também preferia um boom tbm no meio e, talvez isso também me deixa pensando se não ficarei sentindo falta de algo... mesmo assim, acho que só lendo para ter a certeza.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu achei o primeiro mais lento ainda que esse, acho que não vem ao caso não :P

      Excluir
  20. Olá! :)

    Já estou a ver que não foi tão "boom" quanto esperavas!! :) Bem, eu até fiquei curioso(embora nem o livro anterior tenha lido; talvez esteja para breve!)... Mas achei a premissa interessante (algumas partes fe-me lembrar THG, a nação tem uma conceção dela diferente, o acabar com "Governo")!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o objetivo não é acabar com o governo, é destruir alguém e algo para melhorar as condições do país.

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader