Filmes

Livros

Séries

Livros | Doctor Who: Shada - Gareth Roberts

by - 19.3.16


Autor: Gareth Roberts
Editora: Suma de Letras
Páginas: 352
Avaliação: ★★★★★
Compre em: Americanas
Sinopse: Vista e cultuada em mais de 200 países, a série de TV Doctor Who é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs em 50 anos de aventura.
O seriado acompanha o Doutor: um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Um dos Senhores do Tempo, o Doutor é capaz de se regenerar para escapar da morte, mudando de corpo, rosto e personalidade. Com seus companheiros, humanos e alienígenas, ele protege a Terra e o cosmos contra perigos de todos os tipos.
Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochilerio das galáxias, Shada traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II.

Já sabia da fama do Douglas Adams escrevendo episódios de Doctor Who, e isso me despertou a curiosidade em ler Shada, só não li antes por receio das loucuras do Douglas deixar o ritmo de leitura mais lento, mas isso não aconteceu!

Estamos no início da década de 80 na Universidade de Cambridge, é o quarto rosto do doutor e sua companion é Romana II (uma Time Lord[Lady] que está meio em que uma missão ao lado do doutor) e eles estão com o ilustre K-9! Por um lado temos dois pós-graduandos em física bem curiosos, Chris que tem um tombo pela outra graduanda: a Clare que a única mulher de sua turma, o Chris pede a ajuda do professor Chronotis e acaba pegando um livro emprestado dele e é a partir daí que começa o problema que pode causar um enorme problema em todo o universo.

Sem querer querendo (literalmente) o professor Chronotis tinha pedido a ajuda do doutor, porém ele está meio senil e não se lembra do motivo a primeira vista, depois se lembra que ele queria que o doutor levasse o livro de volta para Gallifrey e descobrimos que os timelords velhinhos tem uns direitos de final de vida (e tem aqueles que aproveita a viagem e leva umas tralhas junto...). A questão é que tem um cara chamado Skagro que também está de olho no livro e ele tem um certo poder que pode destruir muita coisa durante a busca.

Adorei o foco nos esquemas de Gallifrey, só acompanho a série atual de Doctor Who que tem um foco mínimo de Gallifrey, daí deparar com esse plot, uma companion Time Lord e um Time Lord senil foi sensacional, e a definição do que é Shada? Incrível!

Tem as loucuras dignas do Douglas Adams em alguns termos e certa referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias, porém as loucuras estão mais suaves, principalmente por se tratar de uma adaptação do roteiro dele que não foi ao ar feita pelo Gareth Roberts. Os elementos culturais e o humor estão ali, principalmente em relação ao Skagro e é outro toque bem legal no livro!

A história é dividida em capítulos bem curtos que dão a chance de conhecermos os pontos de vista dos graduandos, do doutor e Skagro, e é com certeza um dos livros que se enquadra para se ler em um dia, de tão bem que flui a trama. Como sempre ocorre nos episódios de Doctor Who a presença dos humanos e seus dramas são de grande importância na defesa do universo e resolução dos problemas. E também dá para imaginar os fatos ocorrendo na cabeça como um episódio, pena que não peguei para tocar a abertura da série ao iniciar e finalizar a obra!

Confira também:

53 Comentários

  1. Sendo um livro no universo de Doctor Who, é uma leitura obrigatória pra mim, ainda mais sendo uma adaptação de um roteiro do Douglas Adams! Não conheço nenhum doctor who classic, ainda tô procurando um lugar pra assistir essa era, então vai ser legal pra ir conhecendo os personagens. Parece ser como você mesma disse, um episódio da série mesmo, haha. E que legal que a trama flui bem e dá pra ler rápido!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, e o que eu queria conhecer primeiro era esse, ele é tão querido!

      Excluir
  2. Eu amei esse livro, achei a caracterização do Doctor e da Romana sensacionais e o K9 é muita paixão! Hahahaha, tem muita gente que não gosta do K9, mas eu amo, acho a ideia fantástica!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim tem gente que não gosta do K-9? :o
      Tão adorável!

      Excluir
  3. Sabe, eu tentei assistir a série uma vez e infelizmente não gostei. Por isso os livros também não me chamam a atenção nem um pouco. Na verdade, não vou dizer que nunca lerei, porque né, a gente não sabe como vai ser o dia de amanhã, mas por enquanto não vai rolar. De qualquer maneira, devo dizer que sua resenha está ótima, e apesar de não querer ler, acho essa capa simplesmente magnifica. E claro que deve mesmo ser uma leitura obrigatória para os fãs da série.
    Beijos, fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Giovana.

    Apesar do livro ter uma capa bem legal e sua resenha ser bem bacana, não é uma leitura que eu leria no momento, pois não chamou minha atenção. Contudo sua resenha mostra claramente que é um livro muito bom para quem é fã do gênero.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha só, sempre quis ler ou ver a série e nunca tirei tempo. rsrs... preciso rever as minhas listas, sabe? Só de se passar no início da década de 80, já me atrai bastante. beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Nunca assisti Doctor Who, apesar de ter ouvido ótimos comentários sobre a série.
    Confesso que o livro não me despertou interesse, principalmente pelo fato de ser uma aventura de Douglas Adams. Eu li um livro dele e fiquei traumatizada com o autor, achei tudo muito confuso e sem lógica sabe...


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro do Guia do Mochileiro eu larguei, mas peguei para ler um ano depois e adorei e venho adorando tudo dele, a já entendi o esquema de lógica dele, que para mim se tornou de outro nível.

      Excluir
  7. Ola Gio confesso que nunca assisti a série sou meio reticente com extras terrestres, mas confesso que a curiosidade fala mais alto ainda mais com essa mutação de mudar de rostos tudo do protagonista acredito ser bem interessante deixando o livro repleto de emoções. Dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é de um extra-terrestre mas é uma série muito humana (faz sentido isso!)

      Excluir
  8. Já vi essa série por ai, sendo muito bem falada por sinal, mas nunca parei para ver do que se tratava realmente, e apesar dos elogios convincentes que li em sua resenha não me senti atraída pela história, acabei não tendo vontade nem de ler o livro, nem de assistir a série... Não é por nada demais, eu apenas não curto o gênero mesmo. Mas isso não me impede de admirar e apreciar a capa que está espetacular.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é como fosse um episódio da série, mas a série aborda tudo quanto é tema e gênero.

      Excluir
  9. Acredita que não sei nada de Doctor Who?
    Confesso que tenho até certa curiosidade, mas no momento não seria uma leitura que eu faria.
    Contudo a sua resenha explicou muito coisa e anotei a dica para outra oportunidade!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Você acredita que eu nunca assisti Doctor Who? Já vi alguns episódios, mas nunca conseguia ver por sequencia. Mas ultimamente estou com muita vontade de fazer parte desse universo. Vou começar a assistir a série e logo em seguida ler o livro. Estou curiosíssima tanto com o livro quanto com a série.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê Vincent and The Doctor e um aleatório e vê se curte :3

      Excluir
  11. Olá,

    Eu amo Douglas Adams.
    Apesar de não assistir Doctor Who, eu sempre achei interessante o conceito da série e esse livrom e parece ser muito, mas muito interessante. Fiquei bem interessada e quem sabe ele não me faça ver a série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas Adams e Doctor Who são donos de uma loucura tão boa ♥

      Excluir
  12. Olá.

    Eu nunca assisti Doctor Who, mas vejo que muitas pessoas falando bem dos livros e da série. Confesso que a trama não me encheu os olhos, não sei... A trama é bem legal, bem interessante, mas eu não leria esse livro agora, visto que estou sem tempo nenhum, até para ler meus próprios livros rssss. Gostei bastante da sua resenha e, quem sabe eu não leia o livro mais p frente?
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ouço sempre falar de Doctor Who, mas sempre fico com uma cara de interrogação. Sério, me sinto um ET.
    Curti muito sua resenha e até achei o livro interessante e com uma trama legal, mas sinto que ficaria perdida ao longo da leitura. Por esse motivo, não tenho a intenção de ler.
    Sua resenha está incrível, parabéns!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdida juro que não fica, pois só li sabendo que era uma história do doutor (o 4º no caso), de resto tudo novidade.

      Excluir
  14. Oie.
    Vou ser vista como alguém completamente sem noção eu eu contar que nunca ouvir falar em Douglas e nem em Doctor Who???? kkkkkkk
    Enfim, eu gostei da premissa, mas acho difícil ler um livro de 352 páginas em um dia, mas como você diz que realmente a leitura flui muito rapidamente e que os capitulos são curtos e ajudam a fluir melhor, não vou duvidar hehehehe
    Enfim, adorei conhecer mais um livro com uma premissa super legal e diferente do que estou acostumada a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que Terra você vive???? Devia conhecer de nome pelo menos 1!

      Excluir
  15. meu filho de 8 anos é totalmente viciado pela série e por osmose, eu conheço mais do que gostaria... rs Sempre achei os episódios bem inteligentes e originais, ainda que esse lance de viagem no tmepo não seja uma coisa nova. Me interessei pelo livro por causa do meu filho e acho que leria sim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino esperto gostando de Doctor Who ♥
      Faz o menino conhecer o K-9!

      Excluir
  16. Oiii!

    Gi, eu não conhecia esse livro, mas é pq não sou leitora do estilo. Não consegui ler Douglas pq ele tem um estilo que não me agrada muito. Mesmo sendo muito elogiado, não consigo gostar.
    Achei muito legal as referências na obra, eu gosto quando acontece nos livros que eu gosto haha.
    A capa está bem bonita! A resenha está muito bem escrita e fiquei feliz que tenha sido uma leitura favorável!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?

    Sabe que nunca assisti serie e nem li os livros. Tenho muita vontade mas a premissa não me instigou ao ponto de querer ler. Achei bem legal ter algumas referencias do Guia do Mochileiro das Galáxias li os dois primeiros e achei bem divertido. Ótima resenha por sinal, adoro o jeito como tu expõe suas opiniões.

    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Nunca li ou vi nada do universo de Doctor Who,mas tenho bastante curiosidade pois a temática é incrível.Adoro o Douglas Adams e isso é um ponto a favor para uma possível leitura.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!!

    Nunca assisti a série e por consequência nem li os livros. O engraçado, mas tenho a série completa do Guia do Mochileiro das galáxias, entretanto mesmo com capítulos curtos, conhecer melhor os personagens dentre outros aspectos não é uma obra que desperte minha curiosidade e me leve a entrar nesse universo. Para entrar nesse mundo iria preferir acompanhar a série para ver se gosto e então se me sucumbir na obra.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi mais fácil a leitura por conhecer o doutor em geral, mas eu estava totalmente no escuro durante a leitura por não conhecer a era.

      Excluir
  20. Olá, achei sua resenha muito bacana e bem desenvolvida. Mas confesso que esse livro não chama minha atenção, seilá mas eu não leria ele no momento, talvez mais para frente eu dou uma chance e quem sabe mudo minha opinião, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie! Como nunca assisti nem li nada a respeito de Doctor Who (e isso não é pela falta de interesse), a resenha, para mim, ficou um tanto quanto confusa, pois não conheço nada do que foi citado na publicação. De qualquer forma, imagino que seja uma leitura ótima para os que já são fãs e bastante agradável para os que querem conhecer um pouco mais sobre a série. Tendo sido escrito por Douglas Adams, já tenho alguma ideia sobre o que esperar do livro, hahah. Dele, tenho as obras do Guia do Mochileiro e Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, que estou ansiosa para ler.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu conheço essa era direito! Só sei do que o doctor faz!

      Excluir
  22. Oi Gio,
    Eu tenho uma amiga que mataria por esse livro! Hauhauhauhauhauhauha Zoeira, acho que ela não mataria não, mas quase, ela é muito fã de Doctor Who ao contrário de mim que conheço muito pouco sobre esse personagem do universo Geek, mas não posso negar que eu tenho muita curiosidade e o livro é uma possibilidade pra esse início já que a série é tão longa, né? Eu posso ler o livro primeiro pra ver se curto.
    Adorei a elaboração da tua resenha, fiquei sim tentada a fazer essa leitura, espero ter a chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ela já não leu o livro??
      A atual não é tão longa, mas a clássica é!

      Excluir
  23. Bom, nunca assisti doctor who e também não encontrei nada no enredo desse livro que despertasse meu interesse apesar de gostar das 'viagens' ou como você disse ' loucuras dignas' do Douglas Adams.
    Enfim, não é uma dica que aceito no momento, mas pode ser que um dia eu me arrisque.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Olha, nunca assisti Doctor Who e nem tenho vontade, talvez por isso eu não tenha entendido nada sobre a história kkk A trama parece ser bem louca, intrigante, mas não despertou nenhum interesse em mim, minha amiga que é Fã de DW já tentou e não conseguiu. Talvez eu tente outra vez, mas por enquanto vou deixar essa leitura passar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro e nem assisti à série, mas tenho ouvido falar muito bem dela. Ainda assim, nunca consegui me interessar pela série, e acho que com o livro ocorre o mesmo, pois, embora tenha gostado muito da sua resenha, a obra não me chamou a atenção. Recomendarei a amigos que gostam da série e, certamente, gostarão do livro também. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  26. Oiie,

    Eu não conhecia o livro e nunca assistir a série, aliais, eu nunca tinha ouvido falar sobre o universo de Doctor Who, mas eu não me interesse, primeiro porque não assisto a séries eu não tenho paciência e também pelo enredo que não me chamou a atenção. Mas quem sabe algum dia, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem?

    Sabe que nunca tive vontade de ler esse livro mas a serie sempre me chamou atenção, é um dos poucos casos mesmo que me interessei dessa forma. Adorei sua resenha e mesmo assim ainda não me despertou o desejo de ler, vou continuar só na serie mesmo ahhah

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi!!
    Eu tenho curiosidade com relação a série, tenho vontade de assistir, mas acho que não leria os livros.
    Gosto de livros com capítulos curtos, fazem a leitura fluir de forma mais rápida e envolvente, pelo visto você aproveitou e muito a leitura, é bom quando lemos algo que nos agrada ainda mais que pelo visto você assiste a série.
    Essa resenha me deixou com mais vontade de conhecer um pouco desse universo.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Você acredita que conheci a séria Doctor Who a pouco tempo. E não sabia que existia o livro. Acho que o seriado é mais interessante para mim pois esse filmes de investigação me interessam mais. Foi bom conhecer como o livro é escrito e a sua opinião sobre ele.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader