Filmes

Livros

Séries

Livros | Eleanor & Park - Rainbow Rowell

by - 27.9.15


Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Avaliação★★★★
Compre em: Amazon
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Muitos se apaixonam com as obras da Rainbow Rowell com este livro e vão atrás de outros dela, o meu caso foi inverso, me apaixonei por Fangirl e fui atrás de outros dela, mas o amor com o livro não foi de transbordar.

Eleanor não tem vida fácil, ficou um tempo sem morar com sua família por problemas com o padrasto, mas agora ela está de volta, sem roupas que preste, sem um modo decente de tomar banho e dividindo quartos com seus irmãos pequenos. Não bastando isso ela é uma gordinha e ruiva que tem leves problemas (aka chiliques) quando precisa falar com alguém, que só melhora depois de conhecer bem a pessoa.

Park é um coreano mestiço e nerd que tem uma vida um tanto tranquila, os valentões o respeita e com isso dá para levar a vida tranquilamente, tirando que agora ele tem uma companheira de busão escolar bem tímida que fica lendo suas HQs durante a viagem.

Eles começam a ter um relacionamento de companheiros de viagem bem atípico: não trocam uma palavra, mas compartilham a história das HQs até criarem coragem e evoluir as coisas aos poucos.

Eleanor e Park são adoráveis sem tentarem ser adoráveis, e não são um exemplo de casal que conversando parece ter um arco-íris atrás com unicórnios dançando atrás deles de tanta fofura, eles trocam 'xingamentos' e verdades pois é o melhor jeito de se entenderem.

Eleanor tinha razão. Não tinha boa aparência. Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa.

A estrutura do livro é em capítulos curtinhos em 3ª pessoa com pontos de vista do Park e da Eleanor, que quase ficou um ponto de vista nulo, pois muitas vezes indicava que era de um, mas parecia muito ser do ponto de vista do outro. A história tem como um pano de fundo problemas familiares e o bullying e focado em um romance simples e bonito, os protagonistas são bem reais com seus pensamentos e gostos de um jovem nerd.

O livro tem um final que você acha maravilhoso,bonito e anti-clichê no cinema, mas eu fiquei p* da vida quando li! Rainbow Rowell manda um epílogo, continuação, um tweet, uma introdução em outro livro explicando mas por favor faça algo!

Confira também:

6 Comentários

  1. eu vejo todo mundo falando desse livro e sinceramente nunca peguei a sinopse para ler! eu to lendo fangirl da RR mas to com preguiça de continuar..
    eu ate que gostei da historia desse livro, e pela resenha tao positiva dele estou ate pensando em ler!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fangirl eu tenho muito amor por ele ♥ Para saber se você tá indo bem na leitura é só ter noção se curte o Levi!

      Excluir
  2. Parece ser um romance leve, o que não combina tanto com o meu estilo. Porém, como os personagens são nerds e a obra ainda trata de pontos importantes, talvez eu dê uma chance.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não foi lá uma excelente leitura, mas os estes pontos importantes são bem interessantes.

      Excluir
  3. Esse livro ta na minha estante há bastante tempo e nem sei porque ainda não li, afinal é tantos elogios, apesar do final que deixam tantas pessoas fulas. Não sei se estou confundindo com outro, mas não seria esse que tem um final aberto?? Tenho que dizer, odeio quando isso acontece e espero estar enganada, então vou poder ler tranquilamente. =X

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse que deixa o final aberto, por um lado foi bom, mas perdeu um tanto da intensidade do casal para mim.

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader