Filmes

Livros

Séries

Inspiração de decoração: Recamier

by - 14.9.23

Hoje a dica de decoração envolve um móvel que o nome e o estilo já são um tempero de ambiente mais refinado, ou a certeza que terá um lugar confortável para se jogar e recarregar as energias, o recamier.

O que é o recamier?

Recamier é um tipo de móvel estofado que se parece com um sofá, mas tem um formato mais estreito, sem encosto e, às vezes, com apoios nas laterais. O nome vem de uma mulher francesa chamada Madame Recamier, que foi retratada deitada sobre um móvel assim em uma pintura famosa do século XIX.

Madame Recamier

Madame Recamier por Jacques-Louis David
Madame Recamier foi uma famosa socialite francesa do início do século XIX, que se destacou por sua beleza, elegância e influência cultural. Ela teve vários admiradores, entre eles escritores, políticos e nobres. Ela também era conhecida por seu salão literário, onde recebia personalidades como Chateaubriand, Madame de Staël e Benjamin Constant. Ela foi retratada por vários artistas, como Jacques-Louis David (do retrato acima) e François Gérard. Um tipo de sofá estofado sem encosto foi batizado em sua homenagem, pois ela costumava se deitar sobre ele em uma pose graciosa. (via)

Diferenças do recamier com divã e chaise longue

Chaise longue: Funciona como uma cadeira de descanso e, em alguns casos, como uma espreguiçadeira, tem encosto e, comumente, um braço bem alongado no comprimento que serve como sustentação para que a pessoa, reclinada, não caia de costas, ultimamente ele vem integrado em sofás.
Divã: resumindo é um sofá sem encosto, mas é uma peça com um dos lados mais elevado em relação ao outro, para que a cabeça fique mais alta em relação ao corpo.
Recamier: Geralmente é um termo usado para designar qualquer banco sem encosto e com braços em ambas as extremidades.

Recamier da Atelier Clássico

[x] • [x]

Vocês já conheciam o recamier? Gostariam de ter um em seus ambientes?

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram📖 Twitter 📖  Pinterest 

Confira também:

14 Comentários

  1. Oi
    eu acho o Recamier um móvel muito chique, queria um desses.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu ja vi alguns, mas nunca tinha ouvido falar no nome. Gostei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Giovana!
    Quem nunca quis um desses depois de ler os livros de época ou assistir há um filme, que atire a primeira pedra! kkk
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu já vi em vários filmes, mas não sabia de todos estes detalhes sobre este tipo de móvel. Eu acho chique demais. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Você tem adivinhado as coisas que preciso. Pela primeira vez estou pensando em adquirir um recamier para o meu quarto. Não quero um modelo clássico demais nem moderno demais, acho que um misto.
    Muito interessante saber da história por trás do nome.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que interessante! Agora sei um pouquinho mais sobre móveis e suas diferenças!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gio, tudo bem?
    Acho esse móvel super chique. Não combina com a decoração da minha casa, mas é chique KKKKKK
    Acho legal ter na ponta da cama algo parecido, pra poder calçar os sapatos ou algo assim. Parece prático, confortável.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader