Filmes

Livros

Séries

Graphic Novels | Always Never - Jordi Lafebre

by - 31.8.22

Graphic Novels | Always Never - Jordi Lafebre
Always Never - Jordi Lafebre
Ilustração: Clemence Sapin
Páginas: 152
Editora: Dark Horse Books*
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Depois de quarenta anos apaixonados, Ana e Zeno estão finalmente se aposentando e dando ao romance uma chance de florescer enquanto ambos ainda têm tempo. Uma história de amor única, mas relacionável, contada ao contrário, com cada capítulo recuando nas décadas de toque e namoro, mostrando os momentos comoventes que mantiveram os dois amantes separados e os belos momentos que mantiveram sua chama viva. Este não é um conto de conexões perdidas e arrependimentos, mas sim uma história que celebra as complexidades da família, responsabilidade, destino e como o amor persiste ao longo do tempo com total desconsideração por tudo isso.

Ana é uma prefeita brilhante, obstinada e compassiva de uma cidade pequena, com um adorável marido, filha e neta. No entanto, falta um pedaço remanescente de sua vida - um fio de felicidade que ela não foi capaz de extrair durante a maior parte de sua vida. Zeno, um solteiro ao longo da vida, dono de livraria, viajante intrépido e físico teórico determinado a descobrir como voltar no tempo. Bonito, inteligente e gentil, ele é frequentemente questionado sobre seu fracasso em se estabelecer. Ao longo dos anos, eles teceram um amor impossível e inesgotável. Seus caminhos se entrelaçam constantemente, desde um encontro casual em um barco até um esbarrão desajeitado na cidade que compartilham. Eventualmente mantendo contato por cartas e telefonemas tarde da noite em todo o mundo.

Uma história de amor luxuosamente ilustrada, cheia de coração, comédia e verdades universais, publicada em inglês pela primeira vez. Escrito e ilustrado pelo cartunista espanhol Jordi Lefebre, co-criador e artista da série de graphic novels Glorious Summers, além de La Mondaine e Lydia .

Always Never é uma história de amor de décadas de Ana e Zeno, que enquanto ela sempre ficou fixa na mesma cidade e até foi prefeita de lá por alguns mandatos, ele era um espírito livre que rodou o mundo seja só por rodar ou para fazer suas pesquisas (ele é um físico teórico), tinha duas coisas que o prendia à cidade: a livraria e Ana.

Uma das afirmações mais faladas sobre o gênero romance é que quem pega para ler já sabe o que vai receber no final da história: o casal junto em um final feliz, sendo que a graça de ler um romance é acompanhar a jornada do casal. E quando você pega uma graphic novel em que a primeira coisa que vai ler é o final feliz dos dois? 

A cada capítulo de Always Never vamos regredindo nessa história de amor de décadas cheia de encontros e desencontros, começando com eles já idosos de cabelo branco e terminando com eles jovens na primeira vez que se viram. Assim você recebe primeiro os spoilers de como uma situação concluiu, para depois ver como foi o começo daquilo tudo, então um dos prazeres dessa leitura é ler de forma atenta aos detalhes que aparecem, para depois entender tudo.

Graphic Novels | Always Never - Jordi Lafebre
Zeno é um acadêmico lento e o estudo dele testado nessa imagem faz uma metalinguagem com o estilo que é contado essa história: de trás para frente
As vibes da história e inclusive o traço me fizeram lembrar do curta O Avião de Papel (Paperman, que venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação de 2013), que provavelmente você já assistiu em alguma página que repostou ele no Facebook. A cada página dá para pegar bem como vão ocorrendo as mudanças de idade nos personagens, o traço é bem rico não apenas nisso, mas também na ambientação dessa história.

A edição que li é a e-ARC da Dark Horse Books (americana), traduzida diretamente da original francesa, mas fica a dica que já existe a edição brasileira, intitulada "Apesar de Tudo" em uma editora bem desconhecida (QS Comics) de que eu não tinha ouvido falar antes e nem conheço outros títulos dela, então não sei dizer se a qualidade do material é boa.

*E-book cedido em parceria com a editora via Edelweiss.
Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads


Confira também:

10 Comentários

  1. Oi, Giovanna o livro parece ser interessante, nunca li algo neste estilo Graphic, e gostei da transição das ilustrações contando os momentos. Bjs!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giovana. Tudo bem? Parece uma graphic novel muito boa de se aventurar, né? A capa é belíssima. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser algo bem profundo, será que temos uma história que finalmente me faria chorar com uma leitura??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que te faz chorar lendo, só sei que é uma história com um tom bem positivo.

      Excluir
  4. Nossa, essa parece ser uma história interessante, ainda mais que vai de trás para frente. Adorei a premissa e os traços são muito bonitinhos. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader