Graphic Novels | Always Never - Jordi Lafebre
Always Never - Jordi Lafebre
Ilustração: Clemence Sapin
Páginas: 152
Editora: Dark Horse Books*
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Depois de quarenta anos apaixonados, Ana e Zeno estão finalmente se aposentando e dando ao romance uma chance de florescer enquanto ambos ainda têm tempo. Uma história de amor única, mas relacionável, contada ao contrário, com cada capítulo recuando nas décadas de toque e namoro, mostrando os momentos comoventes que mantiveram os dois amantes separados e os belos momentos que mantiveram sua chama viva. Este não é um conto de conexões perdidas e arrependimentos, mas sim uma história que celebra as complexidades da família, responsabilidade, destino e como o amor persiste ao longo do tempo com total desconsideração por tudo isso.Ana é uma prefeita brilhante, obstinada e compassiva de uma cidade pequena, com um adorável marido, filha e neta. No entanto, falta um pedaço remanescente de sua vida - um fio de felicidade que ela não foi capaz de extrair durante a maior parte de sua vida. Zeno, um solteiro ao longo da vida, dono de livraria, viajante intrépido e físico teórico determinado a descobrir como voltar no tempo. Bonito, inteligente e gentil, ele é frequentemente questionado sobre seu fracasso em se estabelecer. Ao longo dos anos, eles teceram um amor impossível e inesgotável. Seus caminhos se entrelaçam constantemente, desde um encontro casual em um barco até um esbarrão desajeitado na cidade que compartilham. Eventualmente mantendo contato por cartas e telefonemas tarde da noite em todo o mundo.Uma história de amor luxuosamente ilustrada, cheia de coração, comédia e verdades universais, publicada em inglês pela primeira vez. Escrito e ilustrado pelo cartunista espanhol Jordi Lefebre, co-criador e artista da série de graphic novels Glorious Summers, além de La Mondaine e Lydia .
Always Never é uma história de amor de décadas de Ana e Zeno, que enquanto ela sempre ficou fixa na mesma cidade e até foi prefeita de lá por alguns mandatos, ele era um espírito livre que rodou o mundo seja só por rodar ou para fazer suas pesquisas (ele é um físico teórico), tinha duas coisas que o prendia à cidade: a livraria e Ana.
Uma das afirmações mais faladas sobre o gênero romance é que quem pega para ler já sabe o que vai receber no final da história: o casal junto em um final feliz, sendo que a graça de ler um romance é acompanhar a jornada do casal. E quando você pega uma graphic novel em que a primeira coisa que vai ler é o final feliz dos dois?
A cada capítulo de Always Never vamos regredindo nessa história de amor de décadas cheia de encontros e desencontros, começando com eles já idosos de cabelo branco e terminando com eles jovens na primeira vez que se viram. Assim você recebe primeiro os spoilers de como uma situação concluiu, para depois ver como foi o começo daquilo tudo, então um dos prazeres dessa leitura é ler de forma atenta aos detalhes que aparecem, para depois entender tudo.
Zeno é um acadêmico lento e o estudo dele testado nessa imagem faz uma metalinguagem com o estilo que é contado essa história: de trás para frente |
A edição que li é a e-ARC da Dark Horse Books (americana), traduzida diretamente da original francesa, mas fica a dica que já existe a edição brasileira, intitulada "Apesar de Tudo" em uma editora bem desconhecida (QS Comics) de que eu não tinha ouvido falar antes e nem conheço outros títulos dela, então não sei dizer se a qualidade do material é boa.
*E-book cedido em parceria com a editora via Edelweiss.
10 Comentários
Oi, Giovanna o livro parece ser interessante, nunca li algo neste estilo Graphic, e gostei da transição das ilustrações contando os momentos. Bjs!
ResponderExcluirhttps://leituracomigo.blogspot.com/
Nem um Turma da Mônica da vida???
ExcluirWonderful Post! Have a great day!
ResponderExcluirRampdiary | Fineartandyou | Beautyandfashionfreaks
Thank you!
ExcluirOi, Giovana. Tudo bem? Parece uma graphic novel muito boa de se aventurar, né? A capa é belíssima. Que bom que curtiu. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Não é? Adorei o estilo!
ExcluirParece ser algo bem profundo, será que temos uma história que finalmente me faria chorar com uma leitura??
ResponderExcluirDepende do que te faz chorar lendo, só sei que é uma história com um tom bem positivo.
ExcluirNossa, essa parece ser uma história interessante, ainda mais que vai de trás para frente. Adorei a premissa e os traços são muito bonitinhos. Bjks!
ResponderExcluirMundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
A proposta dessa história é 10/10!
Excluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.