Filmes

Livros

Séries

Livros | A Convocação - Peadar O'Guilin

by - 27.3.22

Livros | A Convocação - Peadar O'Guilin
Terra Gris, #1
Autor: Peadar O'Guílin
Tradução:  Jana Bianchi
Editora: Melhoramentos
Páginas: 272
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Há milhares de anos, os irlandeses baniram os sídhes para outro mundo. Desde então, essas belas e terríveis criaturas feéricas têm vivido em um lugar de horrores e sem cor, a Terra Gris, onde alimentam um grande plano de vingança… que está cada vez mais perto de se concretizar. A adolescente de catorze anos Nessa sabe que em breve será sua hora de receber a Convocação, o que pode acontecer no meio do dia ou da noite. Em um instante ela estará aqui e, no próximo, vai acordar sozinha na infernal terra dos sídhes. Ela será localizada, caçada e enviada de volta a seu mundo em pedaços… a menos que faça parte do raro grupo dos que sobrevivem por vinte e quatro horas – ou três minutos do tempo humano – e voltam para casa quase como eram antes de partir. Quase, porque ninguém passa por essa experiência sem alguma mudança. Quando criança, Nessa teve poliomielite e, como sequela da doença, tem dificuldade de locomoção. Sua deficiência leva a maioria das pessoas a duvidar de que será capaz de sobreviver, mesmo com todo o treinamento que recebe na Escola de Sobrevivência de Boyle. Mas sobreviver envolve muito mais do que lutar contra os inimigos feéricos; a jovem e seus colegas precisam aprender a lidar com o luto, com a perda dos amigos – que vão sendo dizimados um a um – e com ameaças que até então desconheciam e que estão mais perto do que imaginam.

Nos últimos 25 anos todos os adolescentes da Irlanda são convocados de forma inesperada para a Terra Gris, três minutos e quatro segundos depois do nosso tempo todos voltam, no começo 1 em cada 100 voltavam vivos, mas depois das escolas de treinamento espalhadas pelo país o número subiu para 1 em cada 10 alunos que voltam com vida.

A Terra Gris é um lugar inóspito que os sídhe foram banidos pelos irlandeses há mais de dois mil anos e agora os feéricos conseguiram fazerem eles pagar, convocando os jovens da nação para serem caçados por um dia em suas terras, a cada um que encontram eles decidem o que fazer com eles e conseguem ser bem criativos e cruéis

Já tinha ouvido falar desse livro há alguns anos atrás, em uma das minhas buscas de livros de mitologia que não sejam apenas da mitologia grega, mas na época ainda não tinha saído a continuação dele e acabou que ficou entre os esquecidos dos livros que marco como quero ler, daí quando descobri que a Melhoramentos tinha trazido o primeiro para o Brasil tive que aproveitar.

Lendo informações sobre o livro no Goodreads descobri que ele deveria ser um livro adulto de horror, mas na verdade acabou sendo vendido para o público YA e ficou claro no tom da narrativa, que tem mais gore do que espero de um livro para esse público (há muitas deformações de corpos sendo mencionadas), além de não ter dó de matar os personagens, inclusive mostrando a jornada de alguns deles na Terra Gris.

Em meio a zona, o livro tem uma representatividade bem interessante, em que a personagem que acaba recebendo um destaque maior na história é uma jovem que teve poliomielite na infância e hoje precisa andar de muletas, além de ter um casal sáfico sendo mencionado.

Um fato que eu achei interessante (e que talvez justifique melhor a razão do livro ter sido vendido para o público YA), é que os jovens vão parar na Terra Gris sem roupa e nunca são sexualizados ou enfiados em jogos de poder devido a nudez por lá, os sídhe os querem destruí-los por conta do que os antepassados irlandeses fizeram, mas não de forma sexual.

A mitologia irlandesa não é das mais simpáticas, e por mais que eu não tenha o hábito de ler sobre, fui achando muita coisa familiar durante a leitura, seja a crueldade dos feéricos, ou conceito do caldeirão que faz de tudo e as crianças trocadas.

A Convocação foi uma boa surpresa e esse ano eu ando com um dedo bom em relação às histórias do gênero horror que li, fato que até mencionei em uma postagem recente lá do Instagram (confira aqui).

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob 📖Goodreads

Confira também:

6 Comentários

  1. Oie ! Nunca tinha ouvido falar na mitologia irlandesa, lendo a sinopse fiquei muito interessada, acho que me atrairia mais se fosse um filme.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que não andam fazendo adaptações de fantasia :x

      Excluir
  2. Oi
    não conhecia esse esse livro, nunca li nada da mitologia Irlandesa, parece que o livro é um pouco pesado no quesito morte, mas até fiquei curiosa para ler.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é pesado que nem livros adultos de horror, mas é bom ler preparado!

      Excluir
  3. Oi, Giovana! Como vai? Que bom que gostou da leitura. Parece ser instigante, embora a mitologia irlandesa não tenha nada de simpatia. Fiquei curioso em desbravar este livro. Até mais!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre achei estranho o conceito de crianças trocadas, e aqui a mitologia irlandesa se mostrou mais estranha ainda!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader