Filmes

Livros

Séries

Livros | Pessoas Normais - Sally Rooney

by - 7.6.20

Livros | Pessoas Normais - Sally Rooney
Autora:
Sally Rooney
Tradução: Débora Landsberg
Editora: Companhia das Letras*
Páginas: 264
Avaliação: 🌟🌟🌟
Sinopse: Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial.

Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes – contudo, um deles está determinado a esconder a relação.

Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

Pessoas Normais conta sobre o relacionamento e a vida de Marianne e Connell desde o último ano escolar, até quase toda a vida universitária em Dublin, mostrando recortes de sua vida de meses a meses a cada capítulo, com algumas passagens não lineares para justificar o que teve de importante no meio do caminho para justificar as mudanças.

É um livro fácil de ser interpretado (ou sentido) de diversas maneiras, com altas chances de em uma releitura futura ser enxergado de maneira diferente, pois em Pessoas Normais há várias nuances no relacionamento dos protagonistas e tópicos que permeiam a vida dos dois, como questões de classe social e abuso.

Em um momento no relacionamento de Marianne e Connell é de se imaginar que o problema é a falta de comunicação, em outro é o preconceito e o medo de ser livre para fazer o que quiser sem se importar com opinião externa, mas também não pode se esquecer da bagagem que ambos trazem de seus ambientes familiares, de qualquer forma já no finzinho do livro há um quote que pode ajudar a clarear o que eles significam:

"Todos esses anos eles foram como duas plantinhas, dividindo o mesmo pedaço de terra, crescendo um ao redor do outro, se contorcendo para criar espaço, tomando certas atitudes improváveis." 

Hoje o que eu acho que é o maior lixão no livro é o ambiente familiar da Marianne, pois o irmão dela é dos mais trastes que já li, mas a toxicidade dos grupos de amizades não ficam tão atrás, por conta de trazerem aos protagonistas um grande preconceito em suas ações. Um ponto negativo é que o livro deixa claro os diversos tipos de abusos mas não dá uma solução ou voz ativa para eles em boa parte do livro. 

O ritmo da história é uma constante onda de altos e baixos na vida de ambos os protagonistas nesse período mostrado, e o final reflete isso, pois acabou e pronto. Pelo tanto de tópico sensível abordado, acho que seria bom ter uma notinha para buscar ajuda no CVV, que nem tem no livro Céu Sem Estrelas (que foi a minha resenha anterior), ou às vezes não tem por ser o e-book do Netgalley.....

O livro resultou em uma minissérie que é uma parceria da BBC Three com a Hulu, que eu assisti antes de ouvir falar do livro, enquanto na série houveram umas cenas que senti mais o que estava ocorrendo com os personagens, no livro há bem mais nuances do que estava ocorrendo com os dois, como por exemplo eu não lembro de ter sido abordado na série os problemas alimentícios da Marianne. Porém algo está bem garantido nas duas mídias: a sintonia de Marianne e Connell.

*E-book cedido em parceria pelo NetGalley.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

12 Comentários

  1. Eu acho que esse quote combina perfeitamente com uma explicação sobre casamento, haha. São duas pessoas com criações diferentes que começam a dividir o mesmo espaço de terra e aprendem um com o outro.
    Acho que seria mesmo interessante que esse livro tivesse maior responsabilidade em relação à possíveis gatilhos. Mas enfim, gostei de saber um pouco mais sobre ele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que é mesmo? Falei que o livro poderia ser interpretado de diversas maneiras (não sou casada e não notei esse lado no quote por exemplo)

      Excluir
  2. Oi, Giovana!
    Esse é o tipo de livro que me despertaria o interesse só pela capa haha. Que fofo!
    Achei a premissa bem legal e vou salvar a dica :D Bem legal que eles fizeram uma série e que, na medida do possível, ela é fiel.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Olá Giovana,

    Não conhecia esse livro gostei muito da premissa e com certeza vou adicionar na minha lista de desejados, adorei a capa também, ótima resenha.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Giovana.
    Eu achei a capa do livro bem bonita. Mas o enredo não me atraiu tanto assim. Ainda mais por ter tantos temas fortes sendo abordados sem mostrar nenhuma solução para eles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos personagens busca ajuda, mas minha gente tem muita coisa ali que merecia mais atenção!

      Excluir
  5. Que interessante, não sabia que existia uma minissérie da obra. Gostei da sua resenha, fiquei curiosa para conhecer a narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu já tinha lido a sinopse desse livro, mas não chamou muito minha atenção, eu cheguei a assistir 3 episódios da miniserie, mas acabei desistindo também, pelo menos até que foi uma leitura boa para você.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader