Livros | Extraordinário - R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Avaliação: ★★★★★
Compre em: Saraiva
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Todo mundo diz que chora litros com Extraordinário e que é uma linda história, só que a impressão que eu imaginava era que o livro era um lindo triste, mas é um lindo feliz, e claro que adorei isso.
Imaginava que Extraordinário só era narrado pelo Auggie e tudo que ocorria ao redor dele, mas na verdade não temos apenas o ponto de vista dele, tem de outros que vivem ao redor dele e como ele acabou influenciando a vida de tal.
Auggie nasceu com várias deformações no rosto, mas depois de várias cirurgias aparentemente ainda está tudo deformado pois ele tem lábio leporino, quase inexistência das orelhas, os olhos não são exatamente onde deveriam ser e afins, e agora com a idade para estudar no 5º ano ele finalmente vai poder ir para a escola, mas toda criança que se preze não pensa antes de falar e não é nada discreta.
O diretor da escola convoca uns alunos considerados legais para introduzir Auggie ao clima de escola e fazer com que não seja tão difícil para ele, como se isso fosse dar certo e o garoto precisasse disso né? A personalidade e os gostos de Auggie é incrível e só precisa trocar umas palavrinhas com ele para gostar dele, coisa que só uma aluna deve coragem de fazer.
Auggie é o sol, chama a atenção de todos, a princípio pela deformação do seu rosto mas depois por ser quem ele realmente, em uma primeira parte que ele narra quando está chegando a escola o livro fica meio infantilizado, mas depois percebe-se uma grande evolução do garoto.
Sua irmã, seus amigos como a fofa da Summer e o Jack Will entre outros são os planetas, que giram em perfeita sintonia com Auggie, mas no caso os benefícios são mútuos, eles se beneficiam de Auggie e vice-versa.
O início da narrativa tinha um clima bem infantil no início, como já mencionado, mas foi ficando mais madura durante o ano letivo do mesmo modo que Auggie amadureceu, o livro é cheio de aventuras dos amigos do nosso protagonista que vai eletrizar a sua tarde [é para ler com a voz + a vinheta da Sessão da Tarde sim]. Extraordinário é uma linda história que todos devem ler com certeza!
15 Comentários
Esse livro é tão amor, não é mesmo?! Eu li ano passado e fiquei tipo, muuuuuuito encantada. É o tipo de livro que abrange pessoas de todas as idades e que nos toca de um jeito bom e feliz. Já viu o Capitulo de Julian? É um conto de Extraórdinário. Bem legal.
ResponderExcluirBeijos!
http://tordodemorango.blogspot.com.br/
Amém que é de um jeito feliz \o/ haha
ExcluirJá vi mas não peguei para ler, devo aproveitar para ver junto com "Plutão" que saiu esses dias.
Sempre tive esta impressão também, de que era um livro triste!
ResponderExcluirPreciso lê-lo logo!
Beijinhos
www.wonderbooksdaalice.com
O povo deixa parecer que é assim poxa! Espero que goste da leitura!
ExcluirOi =)
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ao mesmo tempo sinto uma preguiça enorme da história. Não sei exatamente qual é a barreira que eu tenho com ele.
Sempre leio ótimas resenhas dele, fico muito empolgada, mas quando pego pra ler ... acho que ainda não é o momento dele.
Milhoes de Beijos!
Marina Lima.
Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor
Ao menos a leitura é bem levinha! Espero que consiga numa próxima vez.
ExcluirOi, Gi. Parabéns pela resenha. Ficou muito bem escrita!
ResponderExcluirAntes de ler eu tinha a mesma impressão que você: que era um livro lindo e triste. Mas me surpreendeu demais e tornou uma das minhas melhores leituras.
Da até vontade de ler de novo!
Beijos
mundoemcartas.blogspot.com.br
Muito obrigada! Dá vontade de ler de novo e pelo menos tem as histórias de Extraordinário a parte!
ExcluirAdoro esse livro! A narrativa é maravilhosa, o protagonista é incrível e ainda dá para aprender bastante sobre a vida com a obra.
ResponderExcluirExcelente dica.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.
Eu não conseguia imaginar como era incrível o protagonista Auggie, ele é literalmente extraordinário.
ExcluirAinda não tenho esse livro na estante mas devido a tantas resenhas positivas tenho vontade de ler ;)
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Espero que dê uma chance à história!
ExcluirEu tinha certeza quase absoluta que era triste também... Que boa notícia, quero ler agora!
ResponderExcluirBeijos,
Mani Piñeiro
Tem tudo para ser triste, mas não é!
ExcluirPosso ficar aqui elogiando e falando, e ainda sim, não será suficiente. Tornou-se tão querido e especial para mim, que já sinto vontade em relê-lo. Eu não só recomendo, como aconselho que todos leiam. É uma história para todas as idades, que vai emocionar até o coração mais duro.
ResponderExcluir♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.