Filmes

Livros

Séries

Filmes | O Jogo da Imitação

by - 26.1.15

Título: The Imitation Game
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong, Charles Dance, Allen Leech, Matthew Beard, Rory Kinnear
Direção: Morten Tyldum
Gênero: Suspense, Biografia, Drama
Duração: 115 min.
Distribuidora: Diamond Filmes
Classificação: 12 Anos
Sinopse: Esta biografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch) acompanha sua ascensão no mundo da tecnologia, quando seus conhecimentos inestimáveis em matemática, lógica e ciência da computação contribuíram com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, este homem tinha diversos conflitos com sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio em 1954.



Assisti O Jogo da Imitação por causa do Benedict Cumberbatch, "aquele cara que faz o Sherlock" e não me arrependi de modo algum! Bom eu não sabia nada sobre Alan Turing e embarquei nesse filme por razões mencionadas.

Alan Turing é um matemático e bom em ler mensagens criptografadas, o filme ocorre na época da 2º Guerra Mundial, em que ninguém conseguia derrotar a Alemanha devido as suas mensagens criptografadas em uma máquina chamada Enigma, esta que tinha milhões de combinações e uma mensagem nova a cada 24 horas com um código diferente, é aí que o governo britânico contrata Alan e outros grandes matemáticos da região.

O método usado pelos matemáticos para descobrir e o de Alan são bem diferentes, mas ele consegue convencer que a maneira dele é mais eficiente: uma máquina, nisso ele precisa recrutar mais pessoas e é aí que surge Joan, com grandes habilidades em matemática, mas sofre alguns problemas devido ao que socialmente a mulher deveria fazer ou não na época.

Quando o governo descobre que Alan é homossexual, algo proibido/indecente na época, ele é castrado quimicamente, o que acaba destruindo ele. O filme foi indicado em 8 categorias no Oscar e fica a torcida para conseguirem pelo menos um . A atuação do Benedict está muito linda, tem alguns elementos que você enxergaria o Sherlock ali, mas você vê o Alan Turing, mas o final do filme poderia ter algo a mais, isso está indicado na sessão "spoiler biográfico" abaixo, quem não quer ver spoiler: Pule! Mas é bom saber da curiosidade depois :P

Curiosidade, spoiler biográfico:
Turing inventou o computador atual, decifrou um código considerado inquebrável, salvou cerca de 14 milhões de vidas para ganhar um perdão real da rainha Elizabeth II por ser gay em 2013. No filme não  mostraram ele cometendo suicídio comendo a maçã envenenada com cianureto. Como curiosidade a logo da Apple, sendo uma maçã mordida é em homenagem a ele.


Em alguns cinemas o filme está em pré-estreia desde o dia 22, mas a estreia é apenas dia 5 do mês que vem. Trailer do filme:

Espero que tenham curtido o post. Até o/

Confira também:

2 Comentários

  1. Oi Gio,
    Eu não conhecia a história de Alan e confesso que agora estou ainda mais curiosa para vê-lo sendo interpretado por Ben Cumberbatch. Eu sou super fã dele e sei que será mais uma atuação memorável. Os tempos antigos realmente me deixam indignada, alguém ser levado a cometer suicídio por ser gay. Absurdo, e infelizmente ainda é algo comum.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      O ponto alto do filme é a interpretação do Ben!
      Também sinto o mesmo pelos tempos antigos, tinham tantas regras cruéis contra aqueles que eram "diferentes" :/

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader