Filmes

Livros

Séries

Livros | A 5ª Onda - Rick Yancey

by - 21.1.16


Livros | A 5ª Onda - Rick Yancey
Quinta Onda, livro #1
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Avaliação: ★★★★
Compre em: Submarino
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.
❖❖❖❖❖
Cassie é uma sobrevivente, muitas vezes chega a pensar que está sozinha no mundo com sua M16 e o Urso, mas ela não vai parar na busca de seu irmão, pois era uma promessa, é pelos olhos dela que temos os flashbacks que mostram como foram as outras quatro ondas, e após presencia o início da quinta onda.

Na 1ª onda, tudo o que se move a algum tipo de motor foi desligado, não temos mais energia elétrica e os celulares e carros também não funcionam. Na 2ª onda os aliens (chamados de "Outros" por Cassie) aproveitaram que grande parte da população mora até 100 km dos litorais e criaram um tsunami que devastou muita coisa ao redor do Globo. Na 3ª onda usaram as aves em todo o mundo para transmitir um parente do vírus ebola que dizimou 97% da população que tinha sobrado. Na 4ª onda tem aliens nos corpos humanos que estão dispostos a matar qualquer um, eles tem a cara de quem é amigo mas não são. O que esperar da 5ª onda? Os aliens já conseguiram provar que sabem dizimar a população e usar todo tipo de fraqueza do ser humano contra o próprio.

Ben Parish está do outro lado no quesito sobrevivência, ele foi resgatado para o Campo Abrigo, lá é uma base que o governo conseguiu manter a energia elétrica e eles cuidam dos menores de 18, também os treinando com armamentos pesados e certas técnicas para encontrar os aliens e matá-los, o clima é de competição para saber quais esquadrões poderiam liderar missões do lado de fora. É pelos olhos de Ben (chamado de Zumbi lá dentro) que buscamos entender a quantas andam o governo e o nascimento da quinta onda.

O livro é dividido em partes, com pontos de vista da Cassie, do Ben e de um alien em corpo humano, essas partes são divididas em capítulos bem curtos que deixam a história bem dinâmica. A entrada dos flashbacks no início da história para explicar as ondas e outras coisas não vinham com avisos e eu ficava perdida nas primeiras linhas de trocas de capítulo. 

Senti que a descrição física da Cassie entrou em contradição em certo ponto e a contagem de tempo do que Cassie e Ben viveram em seus pontos não ficou tão clara, mas de resto a história foi muito boa e genial, principalmente no uso do comportamento humano em diversos aspectos para usar contra eles, sendo que isso nem foi muito uma crítica ao comportamento, pois foram usados contra os humanos as técnicas que estamos aprendendo há milênios até para conseguirem sobreviver. 

Os personagens principais foram bem construídos com suas buscas de sobrevivência e pensamentos bem realistas, eu gostaria que tivesse um foco um tanto maior na Especialista, pois imagino que ela seja de grande importância no livro seguinte, mas ainda não sei a quê ela veio. Resta saber quais serão os destinos dos personagens e da humanidade nos livros seguintes e se adaptação para os cinemas será um sucesso, pois estreia hoje dia 21 de janeiro!

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖  Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

60 Comentários

  1. Oi, Giovana
    Poça que bacana, acredita que eu não sabia que o filme tratava se de uma adaptação!
    Gostei, pois ficava me questionando o que teria acontecido com as " ondas" anteriores quando passava a chamada do filme.
    Acho que vou procurar em formato digital e entender melhor antes de assistir ao filme.
    Bjs

    Ju
    http://nossaestantenacional.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre via divulgação do filme associando com o livro! No início das divulgações também fiquei perdida com isso!

      Excluir
  2. Oi, flor!
    Que bom que gostou do livro… Você não é a primeira a mencionar que se sentiu confusa sobre a passagem entre presente e passado, mas confesso que não senti dificuldade alguma em lidar com isso durante a leitura. Na verdade, esse livro me conquistou completamente! Eu adorei o nível de ação, aventura, mistério, romance, drama… que ele carrega. Para mim, foi um excelente livro e estou ansiosa por assistir o filme.

    O segundo volume se centra na Especialista! (rs) Acho que você vai gostar, embora ele seja diferente desse.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei dos flashbacks, o problema é não indicar que eram um.
      YAY vem Especialista \O/

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Estou bem curiosa não só para ler o livro, mas ver o filme. Acho até que não vou resistir e ver o filme primeiro, pois acho que irei demorar para pegar o livro.
    Uma pena que algumas partes foram confusas e contraditórias. Mas que bom que apesar disso foi uma leitura boa para você. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou com vontade de ler o livro, agora pela resenha me interessei mais ainda!
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tô curiosa com esse livro tem bastante tempo e to me coçando pra ler antes que o filme sair nos cinemas, mas considerando minha pilha de leituras acho que vai ser um pouco difícil. Você acrescentou uma informação na resenha que eu ainda não tinha me deparado em nenhuma outra: que a história também mostra o ponto de vista de um alien. Achei bem interessante!

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mandei o livro para frente na lista de leituras para não pegar spoiler algum por causa do filme.

      Excluir
  6. Esses pontos falhos do livro não me deixam muito animada pra fazer a leitura. Estou pensando até em ver o filme antes, caso não me surpreenda, nem perco meu tempo indo pro livro, mas se eu me agradar, tentarei ler de algum jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma boa, pois a abordagem dos aliens não deve agradar a todos :)

      Excluir
  7. Oi, Giovana! Apesar de já estar cansada de tanta divulgação a respeito dessa obra - principalmente daquelas onde uma postagem inteira só tem o trailer do filme -, sua resenha me deixou ainda mais empolgada para conhecer o enredo criado pelo autor. Das resenhas que já li, a sua é a primeira que citou a base do governo que treina os menores e isso me cativou. Estou cada vez mais curiosa para saber qual é a maldita 5ª onda, hahah. Esse negócio de flashbacks aparecerem de repente com certeza seria um empecilho na minha leitura, pois eu consigo me perder bem fácil em algumas narrativas ç-ç De qualquer forma, que bom que você gostou e tomara que o próximo livro seja tão ou mais incrível que este :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa já vi muito disso! A base do governo de treinamento domina uns 30% do livro o.O

      Excluir
  8. ALELUIA !! Alguém teve um ponto de vista que eu tive....
    Menina quando iniciei a leitura desse livro eu fiquei toda enrolada no começo da estória e acabei me cansando e desisti. Eu não consegui entender merda nenhuma pra ser mais especifica. Mas eu pretendo pega-lo novamente para fazer a leitura mais pra frente, mas mesmo assim achei meio confuso o que o autor fez. Ele deveria ter separado um antes e depois para ficar mais CLARO sabe? Mas mesmo assim espero que a estória realmente seja boa como todos estào dizendo, porque vou ver o filme primeiro e depois leio o livro, porque sem chance de ler de novo rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-estrelas-cadentes-nao-dizem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem desanimada no início mas consegui ir levando e pegar ritmo. Entendo e concordo!

      Excluir
  9. Olá!
    Esse é um livro que eu quero muito ler. Já faz um tempo que vejo comentários positivos à respeito e fico cada vez mais curiosa para conhecer a história. Eu pretendia ler antes da estreia do filme, mas o filme chegou e eu ainda não li. Triste!
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você ressaltou. Espero que a leitura me agrade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. OIiie,

    Já ouvi tanto falar desse livro e também do filme. Mas essa história de ficar entre passado e presente também me deixa confusa, não consigo assimilar direito. Sabe, acho vou primeiro vê o filme, mas depois pensar em ler o livro kkkk Mas só de pensar que é feita através do ponto de vista de um allie, já fico mega curiosa rs

    Bjs


    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu não tenho muito interesse em adquirir esses livro da série. Mas quero muito poder ver o filme que estreia em breve, acho que dia 28 se não estou enganado. O enredo que o autor nos trás é bm diferente do abtual. Espero que o filme seja bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante dessa disopia, mas achei a leitura um pouco lenta no início, sorte que eu não desisti pois a história é incrível! Eu quero muito assistir a adaptação, espero gostar, sei que não vai ser tão fiel, mas mesmo assim, rsrs. Não dá para ser muito exigente. :P
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei isso! Adorei a inteligência dos aliens mas não achei tudo isso :s

      Excluir
  13. Eu quero muito ler o livro antes de ver o filme, mas como sei que não dará tempo, sinto que serei massacrada com muitos spoilers. Mas a trama é bem original e acho que se eu lesse, ficaria mega envolvida!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Quero muito ler esse livro, porque o filme será (ou já foi, não sei) lançado esse mês e queria poder ler antes de assistir o filme. E por se tratar de livros sobre alienígenas, e como até agora só li um livro que falasse sobre esses seres tão intrigantes, estou curiosa.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi dia 21! Eles não são tão presentes nem parsas verdinhos, mas são marcantes!

      Excluir
  15. Oie!
    Gosto de uma trama bem dinâmica com uma trama bem envolvente, que segura o leitor do começo ao afim. Eu ainda não li o livro, mas não vejo a hora de ter a oportunidade. Com certeza é uma trama que vai me agradar muito, pois gosto de distopia, e pelas altas notas, deve ser muito bo.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. Oiiii
    Que bom que você gostou do livro. Eu adorei!!! Gostei muito de como os "ETs" vieram para a terra. Eu não senti dificuldade entre o passado é o presente. Estou ansiosa pelo filme!
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Ooi,
    Eu gostei bastante da premissa desse livro, todos falam muito bem dele, mas eu pretendo ver o filme antes, é mania minha porque assim consigo gostar dos dois kkk Adorei a resenha.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Ótima resenha! Já li várias resenha desse livro, mas ainda não li ainda.
    Adoro fantasias que mexem trabalham com o nosso possível futuro, apesar de não acreditar em aliens.
    Espero sinceramente que o filme tenha as partes essenciais do livro, pois sei que é uma ADAPTAÇÃO e não vamos encontrar uma cópia fiel.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso não é nem um futuro é algo que pode ocorrer amanhã por exemplo.

      Excluir
  19. Olá!
    Esse não é o meu tipo de leitura, mas é taaaaaaaaaaaaaaaaaaaanta gente falando desse filme que pelo menos vou precisar assistir rs
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Giovana, sua linda, tudo bem
    Acabei de ler uma crítica do filme que elogiou muito e disse que ele foi fiel ao livro. Estou muito animada para ver o filme e ler essa trilogia. O que gostei mais além da invasão, foi o amor entre os irmãos. Tenho certeza de que eles tocarão meu coração. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.4
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu só fui conhecer esse livro depois que vi o trailer do filme (:/). Adorei o trailer e fui atrás de opiniões sobre o livro. No geral, a maioria é positiva, o que me fez ter mais vontade ainda de ler, só não gosto muito da ideia de ser uma série, mas enfim. Sobre a personagem Especialista, talvez seja o que você mesma imaginou, que será mais desenvolvida nos próximos livros. Bom, cada vez que vejo alguém falando sobre o livro fico mais curiosa ainda.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fui ouvir falar quando disseram que a Chloe estaria no filme!

      Excluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo a divulgação desse livro e da adaptação, mas confesso que são poucas as resenhas que eu vejo dele. Mas eu adorei a sua resenha e o modo como você a desenvolveu, espero ter a oportunidade de o ler e que os especialistas tenham mais desenvolvimento no próximo livro.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu estava super esperançosa com esse filme sabe, principalmente por tratar de uma invasão alienígena tão diferente com essas ondas que foram levando o mundo pouco a pouco.
    Maaaas, detestei esse negocio de triângulo amoroso, e de saber que o foco é isso e não a sobrevivencia ou a tentativa de voltar o mundo como era.....
    Mas, espero que isso melhore nos próximos livros.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Giovana tudo bem?
    Gostei muito da premissa de um futuro distópico a la armagedon, gostei mesmo, a primeira vez que vi sobre esse livro não dei devida atenção, mas ando lendo tanta crítica positiva que minhas expectativas estão grandes,
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  25. Oi! Tudo bem?

    Quero muuuuito ler esse livro antes de ver o filme! Gostei muito de saber sua opinião. Serão considerações que levarei em conta durante minha leitura. Quero saber se terei a mesma visão que você em relação a Especialista.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem essa é uma das distopias que não quero deixar de ler esse ano, os personagens pela sua resenha parecem muito intenso e a história deve ser de tirar o fôlego, fiquei curiosa para saber quem é a tal especialista e o papel dela na trama.
    Estou ainda decidindo se vejo filme antes do livro, mas acho que vou primeiro ler para depois ficar catando os defeitos da adaptação..hahahah
    Beijos.
    Giuliana

    ResponderExcluir
  27. Também li e gostei bastante, mas o filme não foi tão bom quanto eu esperava que fosse.

    ResponderExcluir
  28. OLá
    Tudo bom?
    Jpa li tantas resenhas positivas, que é impossível não ficar com vontade de querer ler esse livro, ainda mais sabendo que os personagens são bem construídos, o que acho fundamental para abrilhantar a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá! :D
    Ainda não conferi o filme mas escutei falar algumas coisas positivas e outros comentários negativos sobre o filme e o livro. Uma coisa é certa a história vai ser um sucesso e eu estou bastante empolgada para ler os livros, os filmes eu vou me enrolar um pouco para ler! hahaha :D

    Beijos e até logo! ^^

    ResponderExcluir
  30. são quantos livros? pq ja li o mar infinito e não sei se tem continuação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sair lá fora esse ano "The Last Star"(A última Estrela) que é a conclusão da trilogia e não sei quando chega por aqui.

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader