Filmes

Livros

Séries

Retrospectiva DUJ | Badge literário

by - 28.12.15

Retrospectiva DUJ | Badge literário
O fim do ano de 2015 está aí e é hora de fazer uma retrospectiva das melhores leituras do ano, a primeira opção é sempre fazer um top 5, que começa com 10 livros, quando edita tem 15 e quando posta vê que deveria ter uns 20, então fiz um Badge Literário que qualifica algumas coisas que sempre considero importantes nas minhas leituras, como o elemento surpresa e se tem personagens bad ass, quanto mais vezes surgirem um mesmo livro nas indicações maiores as chances de ter se tornado um dos favoritos do ano, beleza?
Retrospectiva DUJ | Badge literário
Aqui estão os casos de papel de trouxa gastos de forma absurda! Em O Ciclo da Morte nunca que um título de livro fez um papel de trouxa maior que esse me fez! Reações se resumem a: "ah, aaah, aaahhh, mas que diabos que nunca pensei que seria isso?" De Herdeira do Fogo a Sarah J Maas não cansa de fazer o pessoal de trouxa e aqui estamos nós se acabando com mais um. 

Sobre Os Garotos Corvos a dona sinopse não deixa saber o quão rico o livro é no seu mundo criado, daí tome mais um papel de trouxa. Já Filhos da Lua - O Legado nunca imaginei um mundo de lobisomens - que nem são chamados de lobisomens, são os Karibakis - conseguir ser tão rico e diferente quanto este. Todos os livros tem continuações, uma já lida, uma esperando sair por aqui, uma esperando certa$ coi$a$ e outra esperando ser escrita, todas nas respectivas ordens.

Retrospectiva DUJ | Badge literário
Aqui a lista é cheia de personagens que chutam bundas e muito bem, umas aperfeiçoando suas habilidades outras já dominam há tempos! Deixo aqui a capa de Vigilante, porém fazendo menção a Ezi e Aila, elas manjam das lutas mas também tem seu poder que pode ser bem destrutivo então é melhor não tentar descobrir se elas são pavio curto! Nem sei se dá para dizer que Celaena Sardothien é bad ass de outro patamar, letal de infinitas formas e deveria ganhar um Oscar e cada papel de trouxa que faz a gente passar. 

Madame Cinder tem poderes bem melhores que Kilgrave e está aprimorando eles e de brinde perdendo seu medo de usá-los sem dó! A invasão alienígena está aí destruindo prédios e tomando cafézinho com as autoridades, mas temos Seis e Marina para defender a terra e cada vez melhores com seus poderes! Serafine não sabe de nada do que está acontecendo e para quê serve, mas entre ficar de boas e entrar na briga ela prefere entrar na briga! Deixo a capa de Herança de Fogo para fazer a menção a Kelene e Semele, simplesmente duas mestras na sua área, sem mais!
Retrospectiva DUJ | Badge literário
Never Never - Part One vi ao acaso gratuito na amazon e nem me importei tanto pois imaginei que se estava gratuito poderia ser um projeto que a autora não se importava tanto, mas essa primeira parte do livro já foi muito boa e já querendo os seguintes. Quase uma Rockstar era um lançamento do Matthew Quick que nem prestei muita atenção por não ter gostado de outra obra dele, mas foi uma ótima leitura! 

Um Amor de Cinema foi outro lançamento qualquer que só despertou a curiosidade ao ler a sinopse com uma premissa bem interessante! (precisando ver/rever os filmes para imaginar melhor as cenas). As Pequenas Coisas em Nova York eu ganhei em um sorteio e simplesmente adorei a genialidade do cara que fez as fotos do livro, este que é uma coletânea de imagens.
Retrospectiva DUJ | Badge literário
Você vai ler uma ficção científica esperando o quê? Muita tecnologia. Vai ler livros sobre lobisomens esperando sangue e transformações com uma pitada de um quê um mais. Vai ler um NA esperando apenas um romance arrebatador. Daí me vem esses três livros e quebra totalmente isso. 

Vigilante tem uma vila pós-tecnológica maravilhosa e bem construída em diversos pontos. Filhos da Lua - O Legado tem uma construção de lenda dos lobisomens envolvendo mitologias nacionais de forma maravilhosa. Já Um Caso Perdido tem uma saraivada de temas polêmicos, sendo que alguns deles nunca vi ser tratados em livros.
Retrospectiva DUJ | Badge literário
Sempre tem aqueles personagens que roubam a cena, são marcantes e nem surgem muito na história, neste ano consegui marcar dois que são reis em seus livros! Iko está sendo rainha desde o primeiro livro e em Cress dominou parte da ação também, e ela só é um androide pessoal inteligente! Guillian foi o Aramis felpudo, um "coelho gigante" que rouba a cena com a lábia e habilidades de luta!

Retrospectiva DUJ | Badge literário
Sabe aqueles personagens que tem mais camada do que vestido de tule? Que sempre tem algo escondido na manga que vai te surpreender? Então...
Celaena Sardothien tem uma capa a ser revelada a cada situação enfrentada, seja fingir de legal na frente de um superior, esconder segredos ou enfrentar altas ameaças. Você simpatiza com Zid e Ezi no primeiro livro e é apresentado aos demônios e suas camadas no livro seguinte! Dona Kelene guarda seus segredos apenas para você fazer um papel de trouxa depois, simples assim. Semele é outra cheia de segredos e de origem tão wow quanto Kelene! Capitão Thorne é 99% vagabundo mas aquele 1%  é anjo, porém 100% maravilhoso!

No final o post ficou parecendo com um tag, que não indico ninguém a fazer por conter elementos bem eu na criação de certas categorias, como a utilização do ep Saint Cecilia do Foo Fighters e a música Undivided do Bon Jovi. Mas se caso alguém querer se inspirar na postagem fique a vontade e coloque o link nos comentários para eu poder conferir!

Nas categorias coloquei os personagens e livros mais marcantes, não estão todos os personagens bad ass e marcantes do ano por aí, só a maioria! Então foi isso, até o/

Confira também:

51 Comentários

  1. Ola..
    Adorei o post achei super bem humorado rs
    Eu sou mais uma trouxa que se apaixonou pela narrativa da Sarah J Mass com o livro Corte de Espinhos e Rosas..
    Bela retrospetiva..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Corte de Espinhos e Rosas é minha próxima leitura, começar o ano fazendo papel de trouxa!

      Excluir
  2. Olá, achei muito interessante esse teu post de retrospectiva, bem diferente. Tenho visto só top 10 ou topo cinco, inclusive vou fazer meu top 5 que estou quase estendendo pra top 10 kkkkk
    Ainda não li nenhum desses que você escolheu, mas já os conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível eu fazer um top 5 e top 10 seria sem graça :P

      Excluir
  3. Adorei sua postagem! Achei super diferente e divertida. Parabéns! Eu amei ver Filhos da Lua: o Legado entre suas leituras favoritas ;)
    bjosss

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    "Trono de vidro" e "Os garotos corvos" são dois livros que eu estou doida para ler. Não sou muito fã da Marina de "Eu sou o número 4", mas a Seis é mesmo uma chutadora de bundas incrível! "Um amor de cinema" parece ser muito fofo, estou doida para ler. "Um caso perdido" me deu vários olés também *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são maravilhosos e com propostas bem diferentes do comum. No sexto livro a Marina tá bem legal :P
      Um amor de Cinema é maravilhoso!

      Excluir
  5. kkkkkkkkkkk O nome das categorias foi o melhor!
    Desses eu tenho muita vontade de ler Garotos Corvos e a série da Cinder.
    Depois de ler sua opinião, a vontade só aumentou :)
    Beijos!
    http://caindonaucultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garotos Corvos e Crônicas Lunares são duas séries muito boas!

      Excluir
  6. HEY!

    Eu já estou com uma lista enorme para o ano que vem, mas preciso colocar O destino da número dez e Trono de Vidro nela... Quero ler Os garotos corvos e Cress, mas não sei quando...

    Bela retrospectiva, o post ficou bem legal... :D

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trono de Vidro é quase obrigação por! Apenas coloque todos na listinha para ler!
      Obrigada <3

      Excluir
  7. Oi!!!
    Sua retrospectiva ficou muito legal e original. Não conheço a maioria dos livros, mas achei interessante como dividiu. Parabéns pelo post que está informativo sem ser massante.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Se falasse mais das tramas iria ficar repetitivo!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela criatividade na realização do post!
    Eu sofro pra fazer um top 5, pois li tanto livro incrível esse ano que fica difícil escolher, mas acabei que consegui e vai ao ar em breve no blog!
    Não li nenhum livro dos que você colocou na sua lista, o que é uma vergonha, mas pretendo selecionar algum desses para ler em 2016.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3
      Fazer um top 5 nunca foi uma opção para mim!

      Excluir
  9. Olá
    Bem diferente e divertida sua retrospectiva, deu para perceber quais foram seu preferidos, adorei a categoria Chutadoras de Bundas, estou procurando heroínas assim, cansei das meninas birrentas que me são empurradas como heroínas.
    Fiquei bem curiosa para ler Cinder e sia continuação depois de sua retrospectiva XD.
    Beijos
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saio correndo de livros com meninas birrentas!
      A série que tem a Cinder é simplesmente maravilhosa!

      Excluir
  10. Achei seu post divertido e tem muito livro bacana e com caoas fantásticas. Eu não li nenhum desses acredita?! Vergoinha me deu agora
    Fiz um top 5 também e foi um pouco difícil mas consegui!
    Que 2016 venha recheado com muito mais livros para nòs.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Daria até para fazer uma categoria com capas que arrasam!
      Amém!

      Excluir
  11. Oláa, amei seus post e sua retrospectiva, confesso que muitos desses livros acabaram de entrar para a minha lista só pelo que você comentou. Adorei mesmo, também quero fazer uma retrospectiva do meu ano, mas nem sei o que colocar ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YAY, espero que consiga dar uma chance a vários deles! Boa sorte!

      Excluir
  12. Adorei sua retrospectiva.
    Li o Ciclo da Morte e minhas reações e foram as mesmas. Ah? Como?
    Já os livros da Coolen Hoover são magníficos sou fã.
    Da Celeana já ouvir falar muito mas não li ta na fila.
    Bjs
    Luana Lima
    www.blogmundodetinta blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Rolou um enorme papel de trouxa ali!
      Colleen Hoover tem umas histórias maravilhosas né? Espero que possa conhecer logo a Celaena!

      Excluir
  13. Estou rindo sobre este seu post super bem humorado e engraçado. Poxa realmente tem personagens chutadores de bunda! E personagens diferentes em tudo. Mas o que mais gostei foi Surgiu do Nada porém é muito bom. Aqueles livros fazem mais o meu estilo e não li nenhum deles, mas são os que mais gosto se tivesse que escolher!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personagens chutadoras de bundas são as melhores! Estes livros achei ao acaso e foram leituras boas mesmo não sendo meu estilo!

      Excluir
  14. Olha eu gostei bastante da sua retrospectiva e alguns dos livros
    eu tenho em minha estante. Espero poder ler assim que tiver chance ano que vem, porque
    tem muitos daí que estou interessada. Espero que ano que vem você venha a ler ainda mais livros bacanas e diferentes para trazer aqui em seu blog =]


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-homem-formiga-inimigo-natural.html

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Sei bem como é fazer um post sobre os melhores livros de 2015 e ficar louca porque deveria ter 20 e tem 10 kkkkk' Eu fiz um post com um TOP 10 e foi um trabalho danado para escolher os livros kkk. Mas gostei muito da forma como você organizou sua retrospectiva. Parabéns!
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa, adorei o seu post!
    Super bem humorado e com tags ótimas!
    Adorei a tag das personagens badass, acho que precisamos de muitas personagens assim haha
    A maioria dos livros que você citou estão na minha lista de leituras, e gostei de saber que eles têm tantos itens que me farão gostar deles.
    Adorei o blog!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3
      Com certeza! Preciso achar várias em 2016!

      Excluir
  17. Olá!
    Pelo que vi você gostou bastante dos livros da Thais Lopes. Dela até agora só li O Ciclo de Morte e me apaixonei pela história. Tenho Sentinela e Herança de Fogo e serão uma das minhas leituras do ano de 2016.Quero muito ler, Um Caso Perdido e também desse ano não passa.
    Os outros livros não conhecia, mas vou pesquisar mais sobre eles.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentinela é muito bom e Herança de Fogo vive pegando fogo :P
      Um Caso Perdido é maravilhoso!

      Excluir
  18. Oi Giovana, tudo bem?

    Adoreii o post!! Achei super descontraído, e sério, adorei as "categorias"... ahaha. Não li nenhum desses livros, e não conhecia vários... mas tenho vontade de ler a série "Trono de Vidro" e a Celaena parece ser muito foda, tenho "Um Caso Perdido" e tenho muita vontade de ler, até porque nunca li nada da autora. A sinopse de "Um Amor de Cinema" me chama bastante atenção.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu <3
      Trono de Vidro é maravilhoso em diversos aspectos <3
      Os outros dois recomendo muito!

      Excluir
  19. Oi Giovana, sua linda, tudo bem
    Te entendo perfeitamente, e impossível falar só de alguns livros quando adoramos vários, risos... Gostei muito de saber que Quase uma Rockstar E Um Amor de Cinema te surpreenderam, quero muito ler esses dois. Como adoro tudo relacionado a contos de fada, essa série do livro Cinder está me perseguindo,preciso ler, risos... Achei sua postagem super criativa, gostei muito das suas indicações, não conhecia algumas, mas já foram para a lista.
    Um Feliz 2016!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série da Cinder é maravilhosa em diversos pontos! Vai muito além de contos de fadas!

      Excluir
  20. Ahahah melhor retrospectiva everrr!
    Adorei o jeito que você apresentou suas leituras, não conhecia vários livros, outros estou MALUCA para ler como O Trono de Vidro por exemplo.
    beijão*...*

    ResponderExcluir
  21. hahaha... Adorei você falando que a Celaena é bad ass de outro patamar! Nem ligo de fazer papel de trouxa, ela é uma das minhas protagonistas preferidas, apesar de ainda não ter lido Herdeira do Fogo, infelizmente. Um caso perdido tem mesmo uma saraivada de temas polêmicos, é meu livro preferido da Colleen. A maior parte dos livros que você citou eu nunca li, mas Quase uma rock star e Um amor de cinema com certeza vou querer ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também está entre as minhas favoritas, personagem tão completa <3 Herdeira do Fogo já apresenta um lado mais mortal da Celaena ainda pra mudar o rumo da história!
      Da Colleen li todos de Hopeless e estou conhecendo outras obras agora!

      Excluir
  22. Olá!
    Infelizmente nenhum dos seus livros bateram com os meus, acho que nossos gostos são bem diferentes. Entretanto, se eu precisar sair da zona de conforto ano que vem, vou recorrer à sua retrospectiva 2015!
    Bjssss
    Feliz ano novoooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso os livros de quando saio da zona conforto raramente são bons :P

      Excluir
  23. Caramba quantos livros bons que eu nem conhecia... não li nenhum deles. Mas achei sensacional seu post. Achei mtilo criativo e diferenciado.

    Acho que uns ja estão entrando na minha lista pra 2016.

    Espero gostar deles.

    Obrigada pela dica. Bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3
      Espero que possa dar uma chance a alguns dos livros citados!

      Excluir
  24. Gostei muita da sua retrospectiva e embora não tenha lido quase nenhum dos livros mencionados, curti muito ver nas suas opções os livros da Colleen e do Quick, que são os únicos que posso entender e dar opinião até o momento, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Quick ainda não me apaixonei para ler tudo dele, mas os da Colleen quero conhecer todos!

      Excluir
  25. Olá... que retrospectiva legal... eu bem sei como é dificil escolher certa quantidade de livros, por isso esse ano eu optei por falar dos favoritos...também pretendo fazer um especial dos livros 5 estrelas, mas ainda não sei porque tem muitos rs... de qualquer forma adorei suas escolhas e dentre delas tenho muito vontade de ler a série o Trono de Vidro que tem sido muito falado e tenho lido resenhas maravilhosas... Xero!!!!
    Xeroo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me imagino fazendo um especial de 5 estrelas, pois minhas avaliações são contraditórias, pois podem pesar para o 4,5 e tals :s
      Trono de Vidro é maravilhoso!

      Excluir
  26. Olá! Adorei suas escolhas, os da séria Trono de Vidro também surgiu na retrospectiva do Viagens de Papel, eu não li, mas a colunista é só elogios.


    Patty

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader