Filmes

Livros

Séries

Livros | Os 13 porquês - Jay Asher

by - 13.12.15


Livros | Os 13 porquês - Jay Asher
Título: Os 13 Porquês (Thirteen Reasons Why)
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Avaliação: ★★★★★
Compre em: Saraiva

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Clay recebeu um pacote com 7 fitas cassetes em uma caixa de sapato com um pedido: de que ele escutasse tudo e passasse para frente, caso não fizesse isso tinha um segundo pacote com outras 7 fitas para passar para quem devesse.

   "Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play. ►"

Ao começar a ouvir ele descobre que são 13 razões de uma colega de escola ter se suicidado, a Hannah Baker, ele tinha uma queda por ela e foi uma das razões de ela ter se suicidado, e não tem como saber o porquê até chegar na fita dele, então ele terá que ouvir tudo. 

Ele vai escutando os dilemas da vida da jovem e o que cada pessoa fez para desencadear algo na vida dela que já estava desmoronando, são coisas que envolvem a reputação dela criada pelos outros que ninguém nunca perguntou se era fato, assédio pela reputação, falsas amizades e outras ações péssimas, que somando deram na decisão dela.

   "Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade."

Já que na caixa há também um mapa da cidade com os pontos marcados que são falados na fita que sugerem que quem escute vá até os lugares para que ajude a entender os porquês, e Clay segue um a um, sofrendo tanto que até o leitor acaba sentindo e imaginando a dor do personagem.

Os 13 porquês foi o livro de tema pesado, seja bullying/suicídio/assédio mais real que já li, temos o ponto feminino que sofreu aquilo com uma voz muito real e comentários do Clay enquanto ouvia que dá uma perspectiva masculina muito real também e positiva, Clay não é machista em ponto algum e entende o sofrimento dela, mesmo sendo apresentado a um ponto totalmente novo do que imaginava dela.

Mesmo tratando de temas pesados com voz ativa de um suicida em grande parte do livro ele é de certa forma leve e de leitura agradável e você não demora tanto para finalizar o livro. Se você está em busca de um livro que seja real de seu modo fictício e ler livros de temas mais pesados, Os 13 porquês é uma excelente pedida!

No final da história tem o processo de criação, Os 13 Porquês foi o livro de estreia do Jay Asher! E também recomendações caso o leitor esteja sentindo coisas parecidas com a da personagem Hannah Baker. Recentemente saiu notícias de que a Selena Gomez poderia protagonizar e produzir a série baseada, pois a Netflix detém os direitos.

Siga nas redes sociais!
Facebook 📖 Instagram 📖 Twitter 📖 Pinterest 📖 Skoob

Confira também:

34 Comentários

  1. Olá, eu li esse livro faz um tempinho e achei extremamente forte, uma leitura reflexiva que te faz entrar na pele do personagem e sentir suas dores, cada porquê me levava a ter mais dor no peito pela Hanna, e o mais triste que apesar de saber que ela tava morte eu torcia pra que tudo não passasse de engano e ela tivesse viva e pudesse ter um final diferente.
    Adorei sua resenha.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No último porquê da Hannah eu já estava em pedaços! Eu não tinha fé que isso acontecesse porém achava bem improvável!

      Excluir
  2. Oi Gio, tudo bem?

    Tenho bastante vontade de ler esse livro, mas ele é bem difícil de encontrar. Seria bom se relançassem quando a série fosse ao ar. Gosto muito de livros com temas de bullying e suicídio e li alguns durante esse anos, e realmente, nunca é demais falar disso. Sempre fico bem curiosa com o conteúdo das fitas e de como a narrativa se dá, porque parece que a Hannah está bem presente na história e espero que não seja maçante, mas pelo visto, o autor soube conduzir bem a narrativa.

    Gostei bastante da resenha e dos quotes que você selecionou.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contando com isso! Aceito até com arte da série, pois as da Netflix são belas <3
      Tem a narrativa focada nela com comentários do ouvinte e o que ele está passando!

      Excluir
  3. Oi, Gio!
    Esse livro <3 <3 <3 <3 <3 Ele e As Vantagens de Ser Invisível me ajudaram muito numa época não muito boa da minha vida e desde então eu tenho um carinho enorme pelos dois. Recomendo sempre.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Vantagens de Ser Invisível não curti tanto quanto este mas tem uma narrativa divina!

      Excluir
  4. Nossa, coitado do Clay. Fico imaginando na cabeça dele como deve ter sido ser motivo de um suicídio. Se passou pela minha cabeça que ele tenha praticado bullying com a menina, sei la. Mas ai se for isso mesmo, ai que fico com mais dó mesmo. Pois às vezes acham engraçado, legal e quando a tragédia vem, não tem volta. Ouvi muito por cima falarem desse livro e nunca tinha parado para ler com atenção uma resenha. Estou juntando uma lista de livros que tratem de assuntos pesados assim pois estou me interessando. Adorei sua resenha. Maravilhosa.
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clay sofre muito ouvindo as fitas, mas juro que ele é um cara legal e a fita que é o porquê dele é muito tocante!

      Excluir
  5. Hey!
    Eu vivo dizendo que quero muito ler esse livro, mas agora, pensando bem, acho que não é o momento. Eu, sinceramente fico meio pra baixo com essas histórias de pessoas que se matam, coisas assim... É um assunto muito pesado e que nos deixa bem carregado de emoções, e eu gosto de boas emoções... Eu quero ler Os Treze Porquês, mas não será agora.

    Um beijo,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem escrita tranquila mas trata de temas pesados durante ele todo!

      Excluir
  6. Olá, nossa, essa é a primeira resenha que leio desse livro, faz algum tempo que eu estou interessada nele mas nunca procurei pelas resenhas, fiquei um pouco surpresa ao me deparar com uma aqui no seu blog. Adorei a resenha, eu não conhecia tantos detalhes e fiquei ainda mais curiosa, imagino que no final da leitura, deve ser um momento para refletir um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reflexão já começa desde o primeiro porquê, acaba se tornando 13 porquês e 13 reflexões!

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Esse é um livro que eu sempre tive curiosidade de ler, mas que eu também tenho um pouco de medo de conhecer. Normalmente eu gosto de livros com temas fortes assim, sabe? Livros mais reais e tal, mas ultimamente venho fugindo desse gênero *-* Fico feliz que você tenha gostado de "Os 13 porquês" ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 13 porquês foi o mais real que li do gênero, espero que dê uma chance a história <3

      Excluir
  8. Olha eu vejo muitas pessoas comentando MARAVILHAS sobre esse livro
    e já vi ser indicado até para as escolas para que os alunos possam abordar sobre o tema sabe?
    Mas eu ainda não o li por receio mesmo. Sou bem impressionada com certas leituras por isso preciso pegar quando eu tiver com a cabeça boa sabe? Mas mesmo assim até hoje ainda quero ler esse livro. Só me resta coragem. Dizem que apesar de ser um livro intenso, ele nos passa uma mensagem muito bacana e que nos faz pensar. É isso que gosto de um livro, mas ainda não li nada desse tema e por isso deve ser por isso que estou meia assim rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-misterio-da-caveira-de-cristal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é intenso com pegada meio leve, espero que dê uma chance :)

      Excluir
  9. Para ser bem sincera não curto muito livros que abordem o tema suicídio... não consigo pensar em algo que realmente justifique uma atitude extrema dessa e não acho que ajude em nada a pessoa, já que acredito que a vida continua e que ela vai ter que enfrentar problemas bem parecidos num futuro. E não curti o fato da garota ter feito toda essa preparação, gravando todas essas fitas... ela não poderia ter conversado com alguém que a escutasse de verdade ao invés de se matar? Que bom que o livro te agradou, mas tenho certeza que teria dificuldade para acreditar na história, então acho que não é para mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última fita é exatamente sobre tentar conversar com alguém, mas não deu certo, não quis mencionar isso na resenha pois poderia ser spoiler :/

      Excluir
  10. Oi,
    sabe eu nunca li esse livro por ser tão pesado, mas já vi tanta gente falando bem dele e já li tantas resenhas que é como se o tivesse lido.

    Eu não sabia dessas dicas no fim do livro, nunca li isso numa resenha e também não fazia ideia que haveria adaptação. Ler eu não leio esse estilo, mas quem sabe eu assista a adaptação? pode ser mais leve né?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino que a série seria mais pesada, principalmente se sair pela Netflix!

      Excluir
  11. Oi Giovana!
    Estava super curiosa para ler uma resenha desse livro. Eu vi sobre a produção Netflix, mas queria algo sobre o livro e você acertou em cheio.
    Agora, eu quero ler! HAHAHHAA
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas já fiquei doida para lê-lo. Apesar de me parecer um tema bem pesado, achei bastante interessante poder refletir sobre a questão das responsabilidades que temos sobre as coisas que acontecem com as outras pessoas. Claro que suicídio é uma situação extrema, mas às vezes, mesmo que sem querer, nossas atitudes pode desencadear pequenos conflitos desnecessários. Estou muito curiosa para saber o que revelam as fitas cassetes. O livro já está na minha lista para 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê uma chance a história, o livro é cheio desses conflitos que desencadeiam coisas maiores e traz boas reflexões!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Cara, eu tenho muita vontade de ler este livro. Apesar de ter uma estória bem pesada, acho que o livro nos deixa uma lição bem importante a respeito do bullying. Gosto de livros assim.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é muito lindo, intenso e triste. Fiquei angustiada "escutando" as tais fitas com todo o relato da garota. Que história sensível. Recomendo a leitura para todos!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei super angustiada! A cada fita ficava mais densa a história!

      Excluir
  15. Olá... tudo bem??
    Bom não tenho pretensão de ler o livro.. mas sempre vejo resenhas intensas sobre ele e pude pegar um pouco da essência e sinceramente acho que a Selena daria uma ótima protagonista... bom esses livros com essas temáticas fortes, podem abalar bem as estruturas de quem os lê, porque é um tema forte... que traz reflexão... eu já me interessei por livros assim para fugir de minha zona de conforto, porém não são todos que chamam a minha atenção... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por conta de ter lido após os anúncios eu vi muito a Selena enquanto lia e acho que super combina!

      Excluir
  16. Oii!
    Sou louca para ler esse livro, essa temática sempre me deixou curiosa.
    Amei a resenha e o blog é divino! <3
    Beijos
    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro um bom drama, apesar de quando é algo meio pesado ou com final triste eu fico sofrendo pensando na história depois - é, sou doida assim XD. Adorei sua resenha, Giovanna. Tinha curiosidade por esse livro e isso só aumentou depois de ler sua opinião sobre. Também espero pela adaptação e mesmo ainda não tendo lido, torço por algo fiel.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leio poucos dramas mas faço o mesmo :D
      Obrigada! Também espero algo fiel, mas vindo da Netflix a garantia de ser bom já tem!

      Excluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader