Filmes

Livros

Séries

Livros | Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

by - 21.7.15


Trilogia Grisha, livro #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Avaliação★★★★
Compre emAmazon
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. (+ skoob)
Às vezes vejo por aí gente mega fã da trilogia Grisha e por ter uma boa avaliação no skoob lá fui eu. Somos apresentado a uma região que tem Grishas (Soldados do Segundo Exército Mestres da Pequena Ciência), estes que são divididos em 3 categorias de poderes que decrescem em importância e cada uma subordinada a sua superior, elas tem nomes e divisões, mas isso é apresentado numa página a parte da história e você fica perdido enquanto lê.

Somos introduzidos a este mundo por Alina Starkov, uma orfã que o que tinha de melhor na vida era seu melhor amigo Maly, em uma varredura para identificar quais poderes eles poderiam ter eles se tornam cartógrafos, em uma das viagens de trabalho eles se necessitam atravessar a Dobra das Sombras e é lá que descobrimos o real poder de Alina - fornecer luz de modo parecido que o sol - o que atraiu e muito o cara que é quem traz escuridão (unindo os dois dá para fazer uma balada, com o efeito de luz que ambos trariam...:P), seu nome é Darkling e é um cara muito temido na região e com alguns planos para o governo.

Alina é obrigada a melhorar suas habilidades e é aí que vemos e entendemos perfeitamente como a sociedade deles é. Como eu disse no início, os poderes tem hierarquia e você entende pouca coisa ali, principalmente com esses nomes e a capa do livro parecerem coisas vindas da Rússia, mas não encontrei indicação disso e nem tem notinhas de rodapé no livro para ajudar a situação.

O livro flui que é uma beleza e você nem percebe que leu mais da metade do livro, mas para mim o livro foi mais morno que o verão da Rússia! Qualquer fuga ou cena de ação não me pareceu tão empolgante. O mundo criado pela Leigh Bardugo é bem interessante e politicamente instigante, apenas precisando de um pouco da empolgação já falada.

A amizade da Alina com o Maly é maravilhosa, o vilão da história é bem estrategista e deve ficar bem melhor no ramo para os próximos livros. Alina é uma boa personagem com um nível de trouxa necessário para deixar as coisas mais interessantes na trama.

Sombra e Ossos é um bom livro, mas foi muito introdutório, pouca ação e muitos momentos mais perdidos do que cego em tiroteio em relação ao lado político da história.

Confira também:

8 Comentários

  1. Oiee
    Curti bastante a resenha, parece um ótimo livro ;p
    Com ação, mistérios *0*
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovana, como vai?
    Eu não li esse livro, mas já vi algumas vídeo-resenhas bem empolgantes, e fiquei um pouco surpresa em ver a sua decepção. Sua resenha escrita me pareceu mais profunda que os vídeos que vi, e até por isso estou achando que esse livro não deve ser tuuuudo isso que o pessoal fala. Mas espero ler em breve pra concluir por mim mesma, hehe.

    Um abraço,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Também já tinha visto várias vídeo-resenhas que eram empolgantes e corri para ler, mas foi só morno mesmo e espero que os seguintes fiquem mais interessantes. Espero que goste do livro :D

      Excluir
  3. Olá Giovana,
    Sempre li muitas coisas boas sobre esse livro e sempre tive vontade de lê-lo.
    Sua resenha não me desmotivou, pois, por tratar-se de uma série, entendo ser válido esse livro ser uma introdução.
    Você vai resenhar os próximos?
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, e pela mesma razão continuo um tanto animada pela continuação (na fé que não é tão magnífico quanto dizem), vou sim! Só preciso ver quando lerei as continuações pois tô começando muitas séries nessas férias :P

      Excluir
  4. Oii! Tudo bem? Curti muito a resenha. Não conhecia o livro, mas curti muito desde a sinopse. E essa capa linda *-*
    Adicionado na lista de desejos !!
    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♦ Muito obrigada por comentar, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
♦ Dependendo da dúvida fique à vontade para mandar um e-mail (deiumjeito@gmail.com).
♦ Por favor deixe o link do seu blog nos comentários, que em breve retornarei a visita.

Professional Reader Professional Reader